Frikadelli Racing vence corrida de classificação em Nurburgrig
A equipe cliente Frikadelli Racing venceu neste domingo, 09, a corrida de qualificação de seis horas em Nürburgring. O 911 GT3 R de Dennis Olsen, Maxime Martin e Patrick Pilet, assim como o piloto da fábrica Fredéric Makowiecki cruzaram a linha de chegada como vencedores após 41 voltas. O segundo lugar foi para o carro irmão #30, dos pilotos Matt Campbell e Mathieu Jaminet, Nick Tandy e Earl Bamber.
Uma penalidade pós-corrida acabou deixando o #31 na quinta posição. Para a Porsche, esta é a primeira vitória no ensaio final como preparação para as 24 de Nurburgring. O prólogo ofereceu a única chance de testar na pista de 25.378 quilômetros. As equipes tiveram onze horas de pista em todo o circuito, mais duas horas adicionais no circuito de Fórmula 1, bem como o Top 30 de qualificação.
Nesta disputa individual com os 30 melhores pilotos selecionados da primeira e segunda prática cronometrada acumulada, as equipes do cliente foram capazes de demonstrar o potencial dos carro. Julien Andlauer usou as sessões individuais ao longo de uma volta para colocar o carro da Rutronik Racing na primeira linha do grid como o segundo mais rápido. Com Matteo Cairoli pilotando o 911 da Manthey-Racing e Makowiecki ao volante do carro #31 da Frikadelli Racing, mais dois 911 fecharam os cinco primeiros.
Romain Dumas assumiu a largada para a Rutronik, no entanto, o francês acabou saindo da pista por um competidor enquanto estava no circuito do GP perdendo muito tempo. Como resultado, seu compatriota Makowiecki herdou o segundo. Na volta 12, o 911 GT3 R assumiu a liderança pela primeira vez. Depois de entregar o carro a Patrick Pilet, o #31 ficou sob intensa pressão do Audi de Frank Stippler. Um toque, no entanto, ao dar uma volta em um carro mais lento custou ao ao Audi um tempo valioso e deu a Pilet uma vantagem de mais de 20 segundos. Maxime Martin então assume o volante no início da quarta hora e ampliou a vantagem.
Frikadelli Racing na busca pela vitória
Um pit stop com cronometragem diferente combinada com uma boa estratégia fez com que o carro 911 da Manthey-Racing voltasse ao topo após 30 voltas. Graças aos tempos de volta constantes, o último piloto Matteo Cairoli ampliou a diferença para os demais competidores. Faltando 30 minutos para o fim da corrida, uma parada posterior para reabastecimento por Olsen inverteu a ordem. A não observação da bandeira amarela rendeu ao trio da Manthey-Racing Olsen, Cairoli e Lars Kern (Alemanha) uma penalidade de mais de um minuto, que os rebaixou para a quinta colocação. Posteriormente, a posição dois foi para o segundo carro da Frikadelli Racing. O melhor resultado para a Porsche foi como #44 da Falken Motorsports, com 911, terminando em sexto e o da KCMG em décimo. Um total de oito 911 GT3 R participaram da corrida.
As 24 Horas de Nürburgring será disputado nos dias 5 e 6 de junho. A prova terá os treinos a partir da quinta-feira, 3 de junho, com a primeira qualificação.
“Nossas equipes fizeram um trabalho extremamente bom e os procedimentos de qualificação foram ótimos. Praticamente não cometemos erros e, com uma pequena exceção, os tempos de pit stop foram satisfatórios. Infelizmente, a penalidade aplicada à Manthey-Racing custou-lhes o segundo lugar – mas é melhor que tais coisas aconteçam durante a preparação do que na corrida de 24 Horas. Em termos de desempenho, as coisas parecem positivas para nós. Terminar em primeiro e segundo é ótimo, mesmo que a competição nos coloque sob muita pressão, principalmente na segunda metade da prova. Não há muito dever de casa a fazer agora, estamos nos sentindo bem preparados”, desse Sebastian Golz, gerente de projetos do Porsche 911 GT3 R