Ford descarta Hypercar para o WEC e IMSA

A Ford Performance minimizou a possibilidade de desenvolver um protótipo para os próximos anos. Segundo Mark Rushbrook, chefe global de automobilismo da empresa, a extensão dos regulamentos da classe GTP/Hypercar “não significa que estamos taxiando para a pista”. As informações são do site Sportscar365.com divulgadas nesta segunda-feira, 1º.

Enquanto Hyundai e McLaren retomaram as avaliações após a decisão da FIA, ACO e IMSA de estender a plataforma até 2029, a situação da Ford permanece incerta. No entanto, a empresa não descartou completamente a possibilidade de um programa.

John Doonan, presidente da IMSA, revelou que há “vários” novos fabricantes em potencial que podem estrear já em 2026. A ACO também mantém discussões com pelo menos três fabricantes que atualmente não estão na classe Hypercar durante as 24 Horas de Le Mans.

Ford focada no Mustang GT3

Ford está focada no Mustang GT3. (Divulgação)

Aliás, Rushbrook negou que qualquer decisão tenha sido tomada, mas reconheceu a força atual das corridas de carros esportivos, nas quais a Ford voltou neste ano com o Mustang GT3. Subindo ao pódio na classe LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans.

“Acredito que o automobilismo em todo o mundo está muito forte agora, especialmente as corridas de carros esportivos”, disse ele. “Muito disso se deve às organizações que trabalham juntas com convergência e estabilidade. Foi isso que tornou o GT3 possível para nós. Também tornou possível o protótipo ou hipercarro para muitos outros fabricantes.”

Rushbrook afirmou que a extensão dos regulamentos não implica que a Ford está preparando um protótipo: “Por definição, isso torna a pista mais longa. Não significa que estamos taxiando para a pista.” Quando perguntado se a Ford descartou um programa GTP/Hypercar, ele respondeu: “Quando tivermos algo a dizer, diremos.”

Por fim, apesar do mercado de protótipos estar crescendo, com a Aston Martin prestes a se juntar ao grupo no próximo ano, Rushbrook não acredita que o mercado esteja supersaturado. Ele comparou a situação atual ao alto nível de representação dos fabricantes nas categorias GT3 e GT4, ressaltando o desejo de competir contra os melhores. “É um ótimo espaço agora,” concluiu.