A Ford apresentou na sexta-feira, 09, a versão GT3 do Mustang, em Le Mans. A princípio a Proton Competition, tradicional cliente Porsche, competirá com o carro americano.
O carro é baseado no Mustang Dark Horse 2024, sendo desenvolvido pela Multimatic. Ele competirá na classe GT3 do WEC, com um programa planejado de dois carros. Porém, a entrada na competição dependerá do Comitê de Endurance da FIA.
“A Ford e Le Mans estão unidas pela história”, disse o CEO da Ford, Jim Farley. “E agora estamos voltando para a corrida mais dramática, gratificante e importante do mundo”.
“Não é mais Ford versus Ferrari. É a Ford contra todos. Voltar para Le Mans é o começo da construção de um negócio global de automobilismo com o Mustang, assim como estamos fazendo com o Bronco e o Raptor off-road”, explicou.
Leia também:
A Ford, por sua vez, confirmou uma cilindrada maior para o motor V8 baseado no Coyote ajustado para M-Sport, que foi originalmente anunciado em janeiro de 2022 como um motor de 5,0 litros, mas foi aumentado para 5,4 litros de tamanho.
Desenvolvimento do Ford Mustang
Aliás, o carro, que está sendo testado na América do Norte desde março. Ele apresenta uma suspensão de braço curto e longo sob medida, caixa de cambio montada na traseira, painéis de carroceria de fibra de carbono. Bem como um pacote aerodinâmico desenvolvido para atender às regras GT3.
“Para um projeto como o Mustang GT3, recorremos a dois de nossos parceiros mais confiáveis no mundo do automobilismo (Multimatic e M-Sport) para ajudar a unir este veículo e programa”, disse o diretor global da Ford Performance Motorsports, Mark Rushbrook.
“Sei que todos ficaremos tão emocionados quanto os fãs da Ford quando o Mustang começar a correr nos níveis mais altos das corridas de GT em 2024.”
Mesmo com o programa da Ford, a Proton competirá com um Porsche 963 LMDh.