Durante a última reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, organizada pela FIA, foi anunciado o aumento de aplicações de combustão de hidrogénio.
De acordo com os detalhes da reunião, será dada a prioridade ao “desenvolvimento e promoção de soluções baseadas em hidrogênio armazenado na forma líquida” no lugar do armazenamento de gás, que não se excluí dos planos da entidade.
Em comunicado a FIA disse: “Dadas as características do tanque [líquido], com menor volume e peso em comparação com os tanques de gás comprimido. Assim, a forma de armazenamento de líquido se adeque mais ao ambiente exigente das competições de automobilismo, onde a otimização é fundamental”.
“Aliás, isso também permite que o layout do trem de força permaneça mais próximo de um carro convencional movido a combustão. Em comparação com veículos que acomodam tanques de gás comprimido”, informa a nota.
A nota acrescenta que “as soluções que utilizam o tipo de armazenamento de gás comprimido serão soluções provisória. Desde que cumpridos os requisitos mínimos de segurança e técnicos”.
Os planos da FIA com o hidrogênio
Aos poucos, o desenvolvimento e o futuro uso ganhou impulso em torno do hidrogênio como alternativa à energia elétrica. Como caminho para o automobilismo sustentável. Poisa água é o seu único subproduto quando produzida por um processo de eletrólise.
Existem planos para uma classe H2 nas 24 Horas de Le Mans, que após vários atrasos está prevista para começar em 2027. Com a esperança de que os protótipos movidos a hidrogênio sejam capazes de competir pela vitória absoluta.
A primeira série de corridas totalmente a hidrogênio está prevista para começar no próximo ano. Assim e Extreme E terá uma nova identidade como Extreme H. Utilizando tecnologia de célula de combustível.
Contudo, as células de combustível têm sido usadas no automobilismo desde 2019 na joint venture MissionH24 entre GreenGT e o organizador de Le Mans, o Automobile Club de l’Ouest (ACO).
Além disso, o campeonato Extreme H uniria forças com a Fórmula 1 e a FIA para criar um Grupo de Trabalho conjunto sobre Hidrogênio. Por fim, a FIA formou o seu Grupo de Trabalho Técnico de Hidrogénio em 2019. E desde 2020 regulamente a segurança para veículos movidos a hidrogênio incluídos no seu Código Desportivo Internacional.