Ferrari vence as 6 Horas de Ímola com estratégia decisiva no final

A Ferrari AF Corse conquistou uma emocionante vitória em casa neste domingo, 20, nas 6 Horas de Ímola, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Com uma estratégia precisa nas duas horas finais da prova, Alessandro Pier Guidi levou a Ferrari 499P #51 à vitória, cruzando a linha de chegada 8,490 segundos à frente do BMW M Hybrid V8 #20 da Team WRT, pilotado por Sheldon van der Linde.

O pódio da categoria Hypercar foi completado por Mick Schumacher, que garantiu o terceiro lugar ao volante do Alpine A424 #36, após uma intensa disputa nas voltas finais.

Resultado final

Largando da pole position, a Ferrari #51 dominou a primeira metade da corrida com três stints consecutivos nos pneus Michelin. No entanto, a estratégia dos concorrentes trouxe mudanças na liderança, com destaque para o Porsche 963 #6 da Penske Motorsport, conduzido por Matt Campbell, que assumiu a ponta na quarta hora.

Campbell perdeu a liderança para a Ferrari com duas horas e 22 minutos restantes, pouco antes da entrada do Safety Car Virtual em razão de um incidente envolvendo Valentino Rossi e o Ferrari 296 GT3 #21 de Simon Mann, que ficou preso na brita. A intervenção neutralizou o pelotão pela segunda vez e resultou na relargada com 1h58min para o fim.

Os detalhes da prova

A reta final teve ainda mais reviravoltas. A Toyota e a Ferrari #50 adotaram estratégias alternativas que colocaram Sebastien Buemi na liderança na última hora. A disputa direta com Antonio Fuoco, da Ferrari, terminou em contato lateral entre os dois a 38 minutos do fim. A Ferrari #50 sofreu um furo no pneu traseiro esquerdo e perdeu posições, terminando apenas em 15º.

Porém, Buemi cruzou em quinto, atrás da Ferrari #83 de Robert Kubica, que foi o último a fazer seu pit stop, a nove minutos do final. A vitória marcou o primeiro triunfo da Ferrari na temporada e a primeira vitória geral da fabricante italiana em solo nacional com o trio Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.

O BMW #15, com Dries Vanthoor, foi o sexto, seguido pelo Toyota #7 de Kamui Kobayashi e o Porsche #6 de Kévin Estre, em oitavo. O top 10 foi completado por Mikkel Jensen (Peugeot 9X8 #93) e Norman Nato (Cadillac V-Series.R #12 da Hertz Team JOTA).

Equipes na luta

O Cadillac da JOTA se recuperou de uma penalidade de drive-through na primeira hora por infração sob bandeira amarela, mesma punição aplicada a outros dois carros. O Peugeot #93 também teve problemas após ser tocado pelo carro #38 do JOTA, pilotado por Earl Bamber, na segunda hora.

Além disso, o segundo Cadillac da equipe britânica terminou em 16º após receber penalidade relacionada ao incidente com o Peugeot #93, ocorrido após toque do Peugeot #94 de Loic Duval em Bamber. O Porsche #5 da Penske ficou em 11º, à frente do Peugeot #94 e do Alpine #35. O Porsche da Proton Competition foi o 14º, com Fuoco em 15º após a troca de pneu.

Finalizando, todos os carros da classe Hypercar foram classificados, incluindo os dois Aston Martin Valkyrie da Heart of Racing Team, que cruzaram em 17º e 18º.

Lietz lidera Porsche da Manthey à vitória na LMGT3

Na classe LMGT3, a vitória ficou com o Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey Racing. Dos pilotos Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick. A equipe se beneficiou de uma punição aplicada a Valentino Rossi. Ele liderava com o BMW #46 da Team WRT antes do incidente com Simon Mann.

Apesar da penalidade de stop-and-go, Kelvin van der Linde quase recuperou a liderança nas voltas finais. Terminando a apenas 0,316 segundos de Lietz após intensa perseguição.

Em terceiro, o Lexus RC F GT3 #78 da Akkodis ASP Team. Que chegou em terceiro apesar de uma estratégia de rodízio de pilotos que tirou o carro da liderança no início da prova. Esteban Masson finalizou à frente do companheiro de equipe Jose Maria Lopez, que completou em quarto com o carro #87.

Aliás, Davide Rigon levou a Ferrari #54 da AF Corse ao quinto lugar. Já o carro irmão #21 abandonou após o incidente com Rossi.

O único outro abandono da corrida foi o Aston Martin Vantage GT3 Evo #27 da Heart of Racing. Ian James bateu com o BMW #31 da WRT, pilotado por Yasser Shahin, na segunda hora. Por fim, o incidente gerou a primeira entrada do safety car e resultou em punição para Shahin. James saiu ileso do forte acidente.