A Ferrari conquistou seu segundo triunfo consecutivo nas 24 Horas de Le Mans em uma corrida emocionante e repleta de reviravoltas, marcada por chuva, safety cars e um final eletrizante. A equipe italiana superou a Toyota em uma disputa acirrada que se estendeu até a última bandeirada.
Além disso, Nicklas Nielsen, ao volante da Ferrari 499P #50 da AF Corse, cruzou a linha de chegada com 14,221 segundos de vantagem sobre o Toyota GR010 Hybrid #7 de Jose Maria Lopez, após um duelo emocionante entre os dois fabricantes de hipercarros.
Ferrari em prova dramática
A vitória não foi fácil para a Ferrari. A equipe enfrentou um susto quando a porta direita do carro de Nielsen se abriu parcialmente a 1 hora e 42 minutos do fim, obrigando o piloto a fazer uma parada nos boxes para reparos. Assim, parecia que a Ferrari estava fora da disputa, mas Nielsen conseguiu retornar à pista e completar a corrida sem precisar de outra parada para reabastecimento, cruzando a linha de chegada na frente do Toyota #7.
Sobretudo, esta vitória marca o primeiro triunfo geral em Le Mans para Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina, que dividiram a pilotagem da Ferrari #50. O trio se junta aos vencedores da corrida de 2023. James Calado e Antonio Giovinazzi, que desta vez dividiram a pilotagem da Ferrari #51, que terminou em terceiro lugar.
Aliás, a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans foi a mais curta desde 2001, com apenas 311 voltas completadas pela Ferrari #50 vencedora. Isso se deveu a um longo período de safety car de quatro horas e meia durante a noite, causado por chuva forte, e a chuvas intermitentes que afetaram mais da metade da corrida.
Contudo, apesar das condições desafiadoras, a prova proporcionou um grande espetáculo para os fãs. A disputa entre Ferrari e Toyota foi emocionante do início ao fim, com diversas trocas de liderança e momentos de drama. No final, a Ferrari prevaleceu e conquistou um bicampeonato histórico em Le Mans.
Outros destaques da corrida:
- O Cadillac V-Series.R #2 da Chip Ganassi Racing, que liderou por parte da corrida. Terminou em sétimo lugar após perder tempo durante o safety car final.
- A dupla de Porsches da Hertz Team JOTA ficou em oitavo e nono lugares.
- A Iron Lynx completou o top 10 com seu Lamborghini SC63 em sua estreia em Le Mans.
- Nesse interím, a BMW teve uma corrida para esquecer em seu retorno a Le Mans, com ambos os seus carros abandonando a prova.
- Ambos os Alpine A424 também não terminaram a corrida devido a falhas de motor.
Detalhes adicionais:
- Seis Hypercars não conseguiram terminar a corrida.
- A corrida foi marcada por 10 períodos de safety car.
- A volta mais rápida da corrida foi de 3:26.907s, estabelecida por Kévin Estre na Porsche Penske Motorsport #6 durante o prólogo.