Robert Kubica, Yifei Ye e Robert Shwartzman garantiram a vitória no Lone Star Le Mans, tornando-se o sexto trio diferente a vencer uma corrida no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) nesta temporada. A prova ocorreu na tarde deste domingo, 01. A equipe da Ferrari, com o carro #83, cruzou a linha de chegada 1,780 segundos à frente do Toyota GR010 Hybrid #7, pilotado por Mike Conway, Nyck de Vries e Kamui Kobayashi, após uma penalidade decisiva aplicada à Toyota nas voltas finais.
A corrida, realizada em Austin, Texas, teve um início favorável para a Ferrari #83, que assumiu a liderança logo no início, após Kubica ultrapassar a Ferrari #51 de Antonio Giovinazzi. No entanto, Giovinazzi enfrentou problemas depois de um contato com o Peugeot 9X8 #94, o que resultou em seu abandono da prova. Com isso, o carro de Kubica, Ye e Shwartzman se manteve na liderança por boa parte da corrida.
A situação começou a mudar na segunda metade da prova, quando a equipe AF Corse decidiu fazer um stint duplo com pneus duros e Yifei Ye ao volante. Essa estratégia permitiu que Nyck de Vries, no Toyota, se aproximasse e pressionasse o piloto chinês. A Ferrari, vulnerável ao undercut, perdeu a liderança para Kamui Kobayashi, que assumiu o comando da corrida.
Os detalhes da vitória da Ferrari
Kobayashi parecia encaminhar a vitória, mantendo uma vantagem de cerca de dez segundos sobre Shwartzman, até que uma penalidade de drive-through por violação da bandeira amarela mudou o desfecho da prova. Após cumprir a penalidade, a Toyota ficou atrás da Ferrari número 83, e Shwartzman segurou a liderança até o final, garantindo a primeira vitória da equipe na temporada.
Com essa vitória, o WEC segue sem um vencedor geral repetido, com seis carros diferentes vencendo nas seis corridas realizadas até agora. Kobayashi, de Vries e Mike Conway terminaram em segundo lugar. Enquanto a Ferrari #50, pilotada por Miguel Molina, Nicklas Nielsen e Antonio Fuoco, completou o pódio.
A quarta posição ficou com Alex Lynn e Earl Bamber, enquanto o Alpine A424 #35. Conduzido por Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin, fechou o top 5. A equipe Alpine se recuperou de uma penalidade de drive-through no início da corrida. Após um incidente envolvendo Habsburg, alcançando seu primeiro resultado entre os cinco primeiros desde o retorno à categoria Hypercar.
O Porsche 963 #6, líder do campeonato, terminou em sexto lugar. Apesar de enfrentar uma penalidade de drive-through por infração de bandeira amarela e uma colisão com o Toyota #8. O piloto Sébastien Buemi, do Toyota, foi penalizado com 30 segundos de parada e avanço pelo incidente. Tirando o carro da zona de pontuação.
Aston Martin vence na classe LMGT3
Na classe LMGT3, a Heart of Racing Team conquistou sua primeira vitória no WEC. Dominando a prova e convertendo a pole position em um triunfo convincente. Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas, a bordo do Aston Martin Vantage GT3 Evo#27, finalizaram quase 30 segundos à frente do Manthey PureRxcing Porsche 911 GT3 R #92.
Aliás, a equipe americana liderou praticamente toda a corrida, após um desafio inicial do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #85 da Iron Dames. Foi a primeira vitória no campeonato mundial para o novo carro GT3 da Aston Martin, lançado em 2024, e também a primeira vitória da Heart of Racing na série.
Além disso, o Porsche #91 da Manthey EMA foi promovido ao terceiro lugar na classe. Após o Ferrari 296 GT3 #55 da Vista AF Corse ser punido com uma penalidade de 100 segundos de parada e avanço por uma infração técnica. Caindo para o décimo lugar. A United Autosports, com o McLaren 720S GT3 Evo #59, subiu para a quarta posição, e o BMW M4 GT3 #31 fechou o top 5.
Por fim, problemas mecânicos e colisões marcaram a corrida de outros competidores. Incluindo o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #81 da TF Sport e o Lamborghini #85. Que sofreram danos após um choque entre Rahel Frey e Rui Andrade na terceira hora da prova.