Antonio Giovinazzi conquistou a pole position para as 6 Horas de Ímola, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), liderando uma dobradinha da Ferrari na classificação geral. Já na classe LMGT3, Valentino Rossi brilhou em casa e marcou sua primeira pole na categoria, também a primeira da BMW no campeonato.
Ferrari domina a Hyperpole no geral
A Ferrari 499P #51, pilotada por Giovinazzi, marcou a volta mais rápida da sessão com 1:28.920, ficando 0,758s à frente da Ferrari #83 de Robert Kubica, garantindo a dobradinha da marca italiana no circuito de Ímola. Essa foi a segunda pole consecutiva de Giovinazzi, que já havia liderado a qualificação na etapa de abertura da temporada, no Catar.
A Ferrari #50, pilotada por Antonio Fuoco, ficou de fora da disputa da Hyperpole após ter seus tempos deletados por violação dos limites de pista na primeira fase da classificação. Inicialmente, Fuoco havia se classificado em terceiro.
Tempos do treino classificatório
Dries Vanthoor garantiu a terceira colocação geral com o BMW M Hybrid V8 #15, a 0,965s da pole, seguido pelos dois carros da Toyota Gazoo Racing. O GR010 Hybrid #8, com Ryo Hirakawa, superou por apenas 0,001s o carro #7, comandado por Nyck de Vries.
Nesse ínterim, Mick Schumacher colocou o Alpine A424 #36 em sexto, seguido pelo Peugeot 9X8 #93 de Jean-Eric Vergne e o Alpine #35 de Charles Milesi. Alex Lynn, com o Cadillac reconstruído após um acidente no TL3, foi o nono. Kevin Estre, da Porsche Penske Motorsport, fechou o top 10.
Destaques e ausências na Hyperpole
Além da Ferrari #50, outros nomes ficaram de fora da Hyperpole. O Peugeot #94 de Stoffel Vandoorne foi o primeiro entre os eliminados após a revisão da classificação. Nesse sdentido, não avançaram o Porsche #5 de Julien Andlauer, o BMW #20 de Robin Frijns, o Porsche #99 da Proton Competition, o Cadillac #38 e os dois Aston Martin Valkyries.
Rossi conquista pole histórica na LMGT3
Além disso, Valentino Rossi deu um show na sua pista natal e garantiu a primeira pole position da carreira no FIA WEC, além de registrar a primeira pole da BMW na recém-criada classe LMGT3. O italiano marcou 1:42.355 com o BMW M4 GT3 #46 da Team WRT, superando Clemens Schmid, da Akkodis ASP Team (Lexus RC F GT3 #87), por 0,306s.
Porém, Zach Robichon colocou o Aston Martin da Heart of Racing Team em terceiro, seguido pelo Ferrari #21 da Vista AF Corse, com Simon Mann. O top 5 foi completado por Finn Gehrsitz no Lexus #78.
Aliás, entre os demais classificados, destaque para Giammarco Levorato em sexto com o Ford Mustang GT3 #88 da Proton Competition. Seguido por Riccardo Pera, único representante da Porsche na Hyperpole. Imediatamente, a United Autosports colocou seus dois McLaren 720S GT3 Evo em oitavo e nono, com Rui Andrade (TF Sport) completando o top 10.
Domínio da BMW #46 desde o início
Contudo, antes da volta decisiva de Rossi, seu companheiro Ahmad Al Harthy já havia sido destaque ao dominar a primeira fase da classificação na LMGT3. O piloto de Omã cravou 1:42.731, 0,767s mais rápido que o Ferrari #21 de François Heriau. Consolidando o domínio do BMW #46 desde o início da sessão.
Entre os eliminados da LMGT3 antes da Hyperpole estiveram o BMW #31 da The Bend Team WRT (Yasser Shahin). Além do Corvette #33 da TF Sport, atual líder do campeonato. Por fim, a prova ocorrerá neste domingo, 20, com transmissão pelo site do Grande Prêmio a partir das 07h30. Link abaixo.