Ferrari entende 80% do carro, afirma Giuliano Salvi
A Ferrari é conhecida pelas “trapalhadas” na pista. O último episódio aconteceu durante as 6 Horas de Imola, quando um erro fez a equipe italiana perder a corrida por um erro de estratégia.
Para piorar, o chefe da equipe, Giuliano Salvi, afirma em entrevista ao site sportscar365, que a equipe entende80% do 499P. Vale lembrar que o carro venceu as 24 Horas de Le Mans de 2023.
Além disso, a temporada 2024 teve um início mais difícil, com um desempenho moderado nos 1.812 km de abertura da temporada no Qatar, seguido por um fim de semana “inesquecível” em casa em Imola, onde o 499P da vitória em condições secas, mas perdeu em a chuva devido a erros de estratégia após a chegada da chuva.
Fracasso em Ímola
Falando antes das 6 Horas de Ímola, o gerente da equipe de corrida e testes da Ferrari, Giuliano Salvi, afirmou que a equipe estava insatisfeita com o fracasso em maximizar o potencial de seu carro no Catar, depois de terminar com quarto, sexto e 12º lugares.
Porém, ele enfatizou que a equipe dirigida pela AF Corse ainda está longe de ter controle total sobre seu Hypercar, mesmo com duas corridas no WEC.
“Depois de toda a temporada do ano passado, fizemos uma revisão completa do nosso carro porque tivemos a oportunidade de ver o carro em diferentes layouts”, disse Salvi.
“No final da temporada passada, tendo corrido em circuitos de alta velocidade, circuitos de baixa velocidade, circuitos com curvas diferentes, temos uma ideia clara dos nossos pontos fortes e fracos”.
“Eu diria que 80% do carro agora está limpo. Ainda há 20% que precisamos controlar melhor. Saberemos cada vez mais à medida que percorrermos diferentes pistas e coletarmos dados. Não tivemos dados durante 50 anos! Existe um servidor em Maranello sendo construído do zero”.
“No ano passado fizemos um bom trabalho, mas éramos novatos. A curva de aprendizado foi bastante íngreme. Ainda é íngreme, mas devemos estabilizar um pouco mais”.
O desafio da Ferrari em circuitos desconhecidos
Além disso, assim como Catar e Ímola, a Ferrari enfrenta a perspectiva de mais duas novas pistas no calendário de 2024, Interlagos e o Circuito das Américas.
“Cada vez que enfrentamos uma nova pista no ano passado, aprendemos muitas coisas”, continuou Salvi. “Austin é outra pista nova, muito acidentada, vimos a corrida de MotoGP lá, é muito acidentada, por isso vamos experimentar o carro numa pista mais acidentada”.
“É a mesma coisa em Interlagos, que é uma pista de grande altitude. Isso nos dá recursos diferentes”.
Aprendizado a duras penas
Aliás, Salvi acrescentou que a Ferrari também continua no processo de aprimorar a comunicação entre seu pessoal, com vários novos membros da equipe ingressando na equipe neste ano.
“No inverno houve alguma reviravolta em termos de pessoal”, explicou. “Algumas pessoas decidiram que querem ficar em casa e trabalhar mais nas fábricas, e há alguns recém-chegados com muito potencial, mas talvez não completamente integrados”.
“Trabalhamos para arrumar tudo, só coisas simples como radiocomunicação. Existem alguns caras novos e eles têm muita paixão, mas talvez às vezes precisem ser mais eficazes na comunicação, isso não é fácil”.
“Talvez para os anglo-saxões seja mais natural, mas precisamos trabalhar nesse tipo de coisa. Faz parte do jogo e é uma das coisas para construir a equipe e crescer”.
As dificuldades da Ferrari 499P
A degradação dos pneus foi considerada uma das principais fraquezas da Ferrari em comparação com alguns dos seus concorrentes na temporada passada, mas Salvi acredita que a corrida do Qatar mostrou o progresso que a preocupação de Maranello fez.
“Mesmo no Catar, você viu que a degradação do 499P não foi ruim”, disse ele. “O Bahrein [no final de 2023] não foi ruim e para o Catar trabalhamos muito nisso”.
“Tivemos alguns problemas, além dos pneus, como drive-through [penalidades]. Mas a degradação não foi nada ruim. Estamos confiantes de que seguimos na direção certa”. ,
Após os acontecimentos de Ímola, onde o melhor dos Ferraris ficou novamente em quarto lugar no final, Salvi acrescentou: “Com certeza estávamos felizes com o carro”.
“Depois do Qatar, desenvolvemos o carro de maneira adequada e com certeza essa é a pior parte [do resultado], porque dava para ver que os pilotos estavam felizes com o carro”.