A Ferrari parece não ter pressa de atualizar o 499P no WEC. Como todas as equipes possuem o direito de até cinco atualizações durante a vida útil do protótipo, o fabricante italiano resolveu esperar.
A informação foi confirmada pelo chefe do programa de endurance da Ferrari, Antonello Coletta. Assim, ele fez os comentários antes da rodada de abertura do Catar, enquanto a Ferrari se prepara para sua segunda temporada com o 499P sem modificações significativas feitas no carro que venceu as 24 Horas de Le Mans do ano passado.
Embora ele tenha dito que a Ferrari tem a opção de utilizar sua primeira das cinco atualizações permitidas durante o período de homologação do carro ainda este ano, 2025 é um cenário mais provável.
“No momento [usamos] zero atualizações curingas”, disse Coletta aos repórteres antes do primeiro treino para os 1.812 km do Catar. “Temos chance de usar um na segunda metade da temporada ou no próximo ano.
“Francamente, estudamos o que podemos fazer no futuro, mas não tenho certeza se vamos gastar alguns na segunda parte da temporada, mas não é impossível.
“Para 2025 imagino que coloquemos algumas novidades na mesa, porque é normal melhorarmos nossas pesquisas em termos de aerodinâmica e questões mecânicas. “No momento estamos em fase de estudo, mas ainda não decidimos”, explicou.
A Toyota é considerada a única fabricante a utilizar pelo menos um curinga até agora, com a Peugeot preparada para seguir o exemplo com seu 9X8 fortemente atualizado, que deve estrear na segunda rodada da temporada em Imola.
Ferrari não vê um quarto carro tão cedo
A presença da Ferrari no grid do WEC cresceu para três carros neste ano, devido à adição de um chamado carro de cliente oferecido pela AF Corse, o nº 83, para Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye.
Questionada se um quarto 499P para 2025 poderia ser viável, Coletta não descartou a possibilidade, mas sugeriu que manter o número atual de carros é o resultado mais provável.
“No momento, é complicado adicionar mais um carro porque a base LMH é mais complicada do que a base LMDh”, disse ele em referência ao fato de que a presença de cinco carros da Porsche se expandiu este ano”.
“No momento, acho que vamos [ficar] com três carros, mas não é impossível [expandir] ou reduzir, porque este é um programa de cliente e a AF Corse precisa confirmar a possibilidade de rodar um terceiro carro em 2025”.
“Esperamos que a AF confirme que o terceiro carro [permanece no grid], porque para nós é uma base importante para obter cada vez mais dados.”
Laboratório na pista
Coletta acrescentou que vê o carro #83 como um veículo útil para explorar possibilidades futuras com o recém-contratado piloto da Ferrari, Ye. Que se muda para a AF Corse vindo da Hertz Team JOTA, e o recém-chegado ao WEC, Shwartzman.
“Esta é uma boa oportunidade para os jovens pilotos melhorarem a sua capacidade”, disse Coletta.
“E no futuro poderemos compartilhá-los na linha real [de fábrica]. Porque ambos são pilotos da Ferrari e todos os anos temos a chance de modificar a linha”.
No entanto, Coletta minimizou as chances de a Ferrari fazer modificações em sua lista de fábrica para 2025. Tendo optado por manter os seis pilotos existentes este ano.
“Se a escalação funcionar na mesma atitude de 2023, falando francamente, acho que não temos problema”, disse ele. “Nossos pilotos no ano passado e durante o desenvolvimento do carro trabalharam muito bem”, finalizou.