Alessandro Pier Guidi, James Calado e Ferrari conquistaram seu segundo título consecutivo no Campeonato Mundial de Endurance no último sábado (12), nas 8 Horas do Bahrein. O resultado veio pelas mãos Miguel Molina e Antonio Fuoco ao volante da Ferrari #52 da AF Corse. Assim, a Ferrari encerrou assim a temporada final do Campeonato Mundial de Resistência para os carros da classe LMGTE-Pro.
A princípio, a empresa Maranello conquistou quatro títulos de construtores (2016, 2017, 2021 e 2022) com o 488 GTE. James Calado e Alessandro Pier Guidi também o levaram a três títulos de pilotos (2017, 2021 e 2022). Este é o décimo sexto título do Campeonato Mundial de Endurance da Ferrari. Foi selado na última corrida do 488 GTE.
Além disso, o 488 GTE de Fuoco e Molina passou para a liderança a duas horas do final, ultrapassando o carro de Calado quando apresentou um problema na caixa de câmbio. O Corvette de Tandy-Milner foi o segundo, 50 segundos atrás, enquanto a Ferrari #51 de Alessandro Pier Guidi e James Calado terminou em quinto. O piloto italiano assumiu o volante no último stint, encarregado de gerenciar o carro da melhor maneira possível. Ele sabia que apenas um final entre os cinco primeiros e uma vitória simultânea para seus companheiros de equipe renderia o título mundial.
Nesse sentido, o quinto lugar deu à dupla ítalo-britânica o campeonato mundial de pilotos depois de uma corrida que mostrou o trabalho da equipe em um final de temporada que ficará para a história. Pier Guidi e Calado garantiram seu terceiro título no WEC. Enquanto a primeira vitória de Fuoco e Molina no WEC deu a eles o terceiro lugar no campeonato de pilotos.
Disputa na classe GTE
Na classe para pilotos e gentleman drivers, a Ferrari 488 GTE #85 da Iron Dames terminou em terceiro. Com Rahel Frey, Michelle Gatting e Sarah Bovy. Este foi o terceiro pódio da temporada depois de segundos lugares em Fuji e Spa-Francorchamps, cruzando a linha 18,839 segundos atrás do número #46 da Porsche.
Assim, os dez primeiros também incluíram o 488 GTE #54 da AF Corse com Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Nick Cassidy, sétimo na linha de chegada. E o #60 Iron Lynx tripulado por Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Giancarlo Fisichella, em nono.
O 488 GTE #21 da AF Corse ficou em décimo primeiro com Simon Mann, Christoph Ulrich e Toni Vilander. Enquanto o carro da Spirit of Race com Franck Dezoteux, Pierre Ragues e Gabriel Aubry ficou em décimo terceiro.
O começo do fim do 488 GTE
A sexta rodada do FIA WEC 2022 marcou a aparição final do 488 GTE na classe principal. No qual competem as equipes oficiais do fabricante italiano.
O carro estreou em janeiro de 2016 nas 24 Horas de Daytona. Ao longo de sete temporadas, o 488 GTE acumulou 12 campeonatos e 50 vitórias na classe. Suas mais de trinta vitórias no FIA WEC se destacam nesta lista. Eles incluem três títulos de construtores (2016, 2017 e 2021) com a AF Corse e três títulos de pilotos com Alessandro Pier Guidi e James Calado (2017, 2021 e 2022).
Nas 24 Horas de Le Mans, a corrida mais famosa do Campeonato Mundial de Endurance, o carro conquistou o primeiro lugar na classe GTE-Pro em 2019 e vitórias na mesma classe e no GTE-Am em 2021.