O Mundial de Endurance chega ao Japão para a penúltima etapa da temporada de 2023, com um saudável embate entre Ferrari e Toyota. O fabricante japonês lidera atualmente a classificação geral com 152 pontos, 26 pontos à frente da rival mais próxima, a Ferrari.
No entanto, com um total de 65 pontos ainda disponíveis (25 para Fuji e 38 para Bahrein, mais um ponto extra pela pole position em cada corrida), ainda há amplas oportunidades para a Ferrari alcançar os atuais campeões.
Inicialmente, 36 enfrentarão o circuito de Fuji International Speedway, com os seus 4.563 quilômetros, o mais curto do calendário do WEC e localizado a 100 km a oeste de Tóquio. Fuji é famosa por sua reta de largada/chegada de 1,5 km, onde os Hypercars atingem velocidades na região de 320 km/h e quase 41% da volta é percorrida com 100% de aceleração. Durante cada volta, os pilotos do Hypercar mudarão de marcha 36 vezes.
A Toyota tem um excelente histórico em seu circuito doméstico, com a equipe vencendo as cinco edições anteriores. Na verdade, a Toyota só foi derrotada em Fuji uma vez na atual era do WEC desde 2012, quando a Porsche triunfou em 2015. No entanto, a Ferrari mostrou um ritmo incrível nesta temporada, incluindo uma vitória em Le Mans e há forte concorrência de Cadillac, Porsche e Peugeot, o que significa que outra vitória em casa para a Toyota não será tarefa fácil.
Os detalhes das 6 Horas de Fuji
Um total de 12 Hypercars se enfrentarão em Fuji – um a menos que na rodada anterior em Monza, com a Glickenhaus Racing optando por pular a etapa japonesa. Assim, naturalmente, os fãs da casa estarão lá para apoiar a Toyota Gazoo Racing, que tem dois pilotos locais em suas fileiras – Kamui Kobayashi no Toyota GR010 Hybrid #7 e Ryō Hirakawa no carro #8. Na verdade, o Fuji Speedway é mais do que uma corrida em casa para a equipe – o motor híbrido do GR010 HYBRID foi concebido, desenvolvido e construído a poucos quilômetros da pista.
Entre os pilotos, é a tripulação do Toyota #8 (Sébastien Buemi, Brendon Hartley, Ryō Hirakawa) que lidera o campeonato de pilotos com uma vantagem de 23 pontos. No entanto, todos os olhos estarão voltados para a batalha acirrada pelo segundo lugar, que vê a tripulação do #7 da Toyota (Jose Maria Lopez, Mike Conway e Kamui Kobayashi) empatada em pontos iguais ao lado do trio vencedor #51 da Ferrari e Le Mans, James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi.
A briga pelos pontos em Fuji
Depois de uma estreia bem-sucedida em Monza em julho, o Porsche #99 da Proton Competition elevará para quatro o número total de Porsche 963 competindo no Japão, ao se juntar aos dois carros Porsche Penske Motorsport de fábrica (#5 e #6). ), bem como a Hertz Team JOTA.
Atrás da Toyota e da Ferrari, a Cadillac confirmou sua posição como a terceira força na classe. Um grande trunfo do V-Series.R, a sua fiabilidade fez com que a marca conquistasse dois pódios no WEC já nesta temporada. Será a primeira participação do carro no Japão.
Após o primeiro pódio do WEC em Monza, em julho, a Peugeot retornará a Fuji com dois de Peugeot 9X8. Vandoorne, piloto reserva, substituirá Nico Mueller, que não poderá correr na etapa japonesa do WEC devido a uma lesão.
Além disso, Vandoorne estará ao volante do 9X8 ao lado de Loic Duval e Gustavo Menezes. A equipe está em quinto lugar na classificação, 16 pontos atrás da Porsche que ocupa a quarta colocação.
Completando a lista de inscritos na classe Hypercar estará a Floyd Vanwall Racing com Esteban Guerrieri, Tristan Vautier e João Paulo de Oliveira ao volante.
A briga na classe LMP2
Na classe LMp2, dez pontos dividiram os dois primeiros colocados na LMP2 indo para Fuji, com a Equipe WRT liderando a Inter Europol Competition em segundo lugar. A United Autosports está em terceiro, 28 pontos atrás do líder da categoria WRT.
Aliás, Felipe Albuquerque retornará à equipe United Autosports após ter pulado a etapa anterior por conta de outros compromissos. Outra mudança de direção notável está no #63 da Prema Racing, com Andrea Caldarelli retornando ao Oreca 07 ao lado de Doriane Pin e Daniil Kvyat.
Enquanto isso, a Corvette Racing conquistou o título da classe GTE-Am em Monza, depois de acumular impressionantes 145 pontos faltando duas rodadas para o fim.
A batalha pelo segundo e terceiro lugares, no entanto, está muito mais acirrada. Com apenas sete pontos separando o segundo colocado Iron Dames, o terceiro colocado ORT by TF e a Dempsey-Proton Racing em quarto lugar. Depois de passar a rodada anterior, a equipe #98 da Northwest AMR, composta por Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas, fará um retorno.
A equipe de bandeira japonesa D’Station Racing será a favorita dos torcedores da casa em Fuji. Com Satoshi Hoshino e Tomonobu Fujii pilotando o Aston Martin Vantage AMR ao lado de Casper Stevenson.
Por fim, mudanças de pilotos iincluem duas edições japonesas ao #21 da AF Corse, com Horoschi Koizumi e Kei Cozzolini ao lado de Simon Mann. Cozzolino estava pilotando pela Kessel Racing no início desta temporada. Mas Daniel Serra voltou à equipe para esta corrida – ao lado dos japoneses Takeshi Kimura e Scott Huffaker.lista WEC Fuji