Ferrari atualizará o 499P durante a temporada 2024 do WEC
Após vencer as 24 Horas de Le Mans e ser a maior adversária da Toyota no Mundial de Endurance, a Ferrari atualizará o 499P durante a próxima temporada do WEC. O fabricante italiano, que terminou em segundo lugar na classe Hypercar, ainda não decidiu se utilizará uma das cinco atualizações “coringa” que tem direito.
Além disso, a Ferrari testará em parceria com a Porsche no final do mês de novembro no circuito do Catar, que receberá a primeira etapa do WEC no próximo ano. Outros testes também estão agendados pela AF Corse.
“Sim, sempre há planos para atualizar o carro”, disse o representante da Ferrari, Ferdinando Cannizzo ao Sportscar365.
“Precisamos entender como agendar essas atualizações, é claro, qual é a melhor maneira, porque gostaríamos de fazer as coisas da maneira adequada”.
“Assim, nosso primeiro foco é apenas remover quaisquer riscos ou problemas de confiabilidade que possamos enfrentar, embora até agora tenhamos conseguido administrar o carro muito bem”.
“Em todas as corridas, incluindo as 24 Horas de Le Mans, terminamos a corrida e levamos o carro à linha de chegada. Este é um ponto forte do carro, mas gostaríamos de ser ainda melhores”, explicou.
Contudo, essa confiabilidade contrasta com a falta de velocidade, como visto durante a etapa do Bahrein. Na corrida, nenhum dos carros italianos chegou a ameaçar a Toyota.
“Do lado do desempenho, penso que este ano foi muito útil para recolher estes dados”.
“Agora vamos digerir de forma que possamos agrupar todas as modificações que gostaríamos de fazer e espalhar para a próxima temporada ou ano que vem”.
Ferrari na busca por melhorias em diversos pontos
Aliás, Cannizzo não especificou qual parte do Hypercar será aperfeiçoada. “Ainda estamos na fase de entender quais são os [itens] mais importantes a serem feitos olhando primeiro o impacto no desempenho”, explicou.
Quando questionado se as atualizações poderiam ocorerãos após a abertura da temporada no Catar, como fará a Peugeot, Canizzo afirma que “potencialmente, sim”.
“Realmente, de uma forma muito aberta, ainda não está decidido. Veremos”, acrescentou.
“O momento é apertado [para o Catar], mas, ao mesmo tempo, temos que esperar até o final da temporada para ter uma visão completa do desempenho do nosso carro e dos nossos potenciais pontos fortes e fracos antes de decidir onde investir tempo no desenvolvimento do carro”.
Aliás, o chefe global de endurance da Ferrari, Antonello Coletta, acrescentou: “Normalmente, temos um plano de testes e organizamos alguns testes com outros fabricantes”.
“É normal que tenhamos algumas novidades sobre o carro, mas para nós não está claro, não está decidido, se vamos gastar na melhoria do nosso carro, ou se faremos uma gestão normal do atual situação e melhorar pequenas peças sem alterar a homologação do carro”, explicou.
Mesmos pilotos para o próximo ano
Para finalizar, Colletta acredita que os pilotos serão os mesmos para o próximo ano, além da possibilidade de um terceiro protótipo para uma equipe de clientes.
“A minha ideia, e a ideia da nossa gestão, é confirmar a nossa escalação”, disse ele. “É normal em todas as equipes que existam acordos que serão renovados, mas a nossa ideia é confirmar os pilotos porque estamos muito felizes com a nossa escalação.
“Demonstramos que temos seis bons pilotos que desenvolveram o carro em pouco tempo e durante a corrida não vimos erros. Provavelmente apenas um em Spa”.
“Mas de qualquer forma, vi que nas outras equipes os erros dos pilotos foram mais consistentes do que na escalação da Ferrari. Neste sentido, estou muito feliz com os nossos pilotos.
“Se confirmarmos nossos pilotos, será com a mesma escalação.”