A Ferrari 499P fez sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance da FIA na última sexta-feira, 17, com um terceiro lugar nas 1000 Milhas de Sebring. O carro #50 conduzido no final por Antonio Fuoco garantiu o pódio. Além de um sétimo lugar com o #51.
A princípio, Cinquenta anos depois da última participação da marca na categoria principal do WEC, a Ferrari conquistou uma pole position com Fuoco, que dividiu o carro com Miguel Molina e Nicklas Nielsen, e um quarto lugar no grid com os três vezes campeão mundial na classe LMGTE Pro, James Calado e Antonio Giovinazzi.
Leia também:
“Este foi o objetivo da primeira corrida para nós. O máximo que poderíamos alcançar em nossa opinião”, disse o chefe de GT e carros esportivos da Ferrari, Ferdinando Cannizzo, durante entrevista a jornalistas após a corrida.
“O segundo objetivo era trazer dois carros para o final da corrida, então boa confiabilidade. No final, isso realmente aconteceu. Dois carros sem problemas [mecânicos], primeiro alvo. Em segundo lugar, o pódio. Precisamos ser felizes”, disse,
“Definitivamente foi uma corrida muito difícil. A Toyota provou que a experiência tem valor, então precisamos definitivamente [reagir] a isso, coletar mais experiência e analisar os dados [para ver] o que podemos fazer melhor”.
“Acho que há muitas coisas que podemos melhorar, mas isso era algo que esperávamos”.
A corrida da Ferrari
Durante a maior parte da corrida, os dois 499Ps foram os principais adversários dos Toyota pelos primeiros lugares na classificação. Apesar de um Drive Through e uma penalidade de cinco segundos por infração durante um pit stop servido pela tripulação do #50.
Já o episódio que afetou o #51 aconteceu a duas horas do final da corrida. Um contato entre Pier Guidi – quinto à época – e a Ferrari 488 GTE , conduzido por Francesco Castellacci, obrigou o piloto piemontês a regressar àos boxes para reparos, perdendo algumas voltas.
A última hora das 1000 Miglia garantiu um show especialmente para a terceira colocação. Fuoco, que se manteve ao volante durante 110 das 217 voltas percorridas pela sua equipe seguindo a estratégia traçada pela equipe AF Corse, resistiu à perseguição do Cadillac. Assim, após paragens nas boxes de ambos os carros, voltou à pista à frente do protótipo da Cadillac
Por fim, o Campeonato Mundial de Endurance retornará no final de semana 16 de abril no circuito português de Portimão, Com uma corrida de 6 horas.