Com as definições para a temporada 2024 do Mundial de Endurance, o presidente do L’automobile Club De L’ouest (ACO), Pierre Fillon, afirmou que fabricantes que não participam do WEC, não competirão nas 24 Horas de Le Mans do próximo ano.
A norma também vale para o European Le Mans Series. “Se a marca estiver envolvida no WEC [então está tudo bem]. Mas imagine que a McLaren não esteja no WEC, eles não podem estar no ELMS [ou em Le Mans]”, disse Fillon aos repórteres nas 8 Horas do Bahrein do fim de semana passado.
Além disso, a FIA e a ACO ainda não finalizaram quais fabricantes de GT3 terão entradas no campeonato mundial, embora com base no esperado campo total de 37 carros, pareça provável que nove marcas estarão representadas no grid.
Nem Fillon nem o presidente da Comissão de Endurance da FIA, Richard Mille, no entanto, confirmaram o número exato, além de dizer que permanecerá em dois carros por fabricante, como originalmente planejado.
Festival de marcas no WEC
As marcas BMW, Corvette, Ferrari, Lamborghini, Lexus e Porsche parecem prontas para a temporada do próximo ano. A Aston Martin também revelou seus planos para 2025. Assim, Restam Audi, Ford, McLaren e Mercedes-AMG, que montaram propostas com equipes de clientes, disputando as duas últimas vagas.
Aliás, a Mercedes-AMG, não esteve presente durante os testes de pneus da Goodyear em Portimão, em preparação para as esperadas inscrições na classe LMGT3.
Os dois esperados fabricantes que não conseguissem receber inscrições no WEC não seriam, portanto, autorizados a ter carros no ELMS ou em Le Mans.
Fillon explicou que isso se deve ao sistema de Balanço de Desempenho da categoria. Aludindo ao fato de que a ACO e a FIA não gostariam de introduzir uma nova variável para Le Mans. Esta decisão poderá potencialmente impactar os planos de várias equipes de correr em Le Mans ou no ELMS no próximo ano. Caso o seu fabricante não receba uma inscrição no WEC.