bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

f1_grand_prix_logo

amigos-amigos-mulheres-a-parte

Os acontecimentos no GP da Turquia nos chamam a atenção para uma situação que sempre foi muito combatida na F1 moderna mais que nunca deixou de ser praticada. O jogo de equipe. Como diz o cartaz ai em cima “amigos, amigos mulheres a parte”. Quem nunca dividiu ou competiu com o melhor amigo por aquela loira do terceirão? E por mais que falasse “se você ficar eu não ficarei bravo pois nossa amizade é mais forte que qualquer mulher” a primeira oportunidade que visse o amigo com sua loira a amizade mudava.

Pois é na F1 é mais ou menos assim, aonde a loira gostosa é a vitória e o companheiro de equipe o pior dos inimigos. Tanto as manobras dos pilotos da Red Bull quanto os da McLarem mostram que aquela frase besta que o Galvão adora falar sobre as “crianças” da Ferrari não é máxima na F1. Ninguém está ali para bancar o bonzinho ou perder. Quem diz que fica feliz em completar uma prova está mentindo e muito. Todos querem vencer custe o que custar.

Vettel claramente achou que Webber iria dar uma de bom amigo e por o carro mais para o lado. Foi ingênuo, tão ou mais que Felipe Massa naquela manobra de Alonso na entrada dos boxes a alguns GPs. Ao contrário de Felipe que tirou o carro da reta Webber fez o certo deixou o carro. Vettel não é a revelação da F1? Então ele que mostrasse serviço e contornasse a curva de forma correta e leal, e não jogando o carro em cima do adversário. Perdeu uma enorme chance se fazer seu talento prevalecer em cima do burocrático Webber, foi afoito e deveria ter sido punido.

Já os prateados da McLarem fizeram a politica da boa vizinhança e tiveram uma batalha leal como deve ser. Independente de quem fosse levar vantagem eles mostraram que é possível ser limpo em uma categoria que valoriza muito mais belos circuitos (muitos com pouco público é verdade) do que realmente a boa pilotagem. Button teria ganhado a corrida se não fosse a equipe dar uma segurada em seu ímpeto. Tanto Webber quanto Button são mais cerebrais que os seus companheiros e souberam poupar equipamento para o momento certo.

Tirando essas duas belas disputas o resto da corrida foi chata, nem a pouca chuva que deu nos minutos finais mudou alguma coisa. A Ferrari mais uma vez não se mostrou combativa e o grande Don Alonso penou por voltas atrás do jovem piloto da Renault. Pelo menos na sua ultrapassagem não prejudicou ninguém. Esperei mais de Massa no circuito que ele diz ser seu favorito, infelizmente ele não conseguiu tirar no braço o fraco desempenho do seu carro.

E Schumacher? Pois é o alemão está chegando, comendo pelas beiradas e mais cedo ou mais tarde vai voltar a vencer…Rosberg não consegue mais alcançar o companheiro e pode se tornar mais um companheiro de equipe engolido por Schummy logo logo.

Esta semana foi anunciado aos quatro ventos que a F1 voltará aos EUA por meio de um novo circuito que será construído no texas ainda sem local definido. Poderia ser uma boa notícia se não fosse o projetista do circuito o sr. Hermann Tilke. Uma pena, pois o circuito já nasceu morto.

A próxima etapa será no Canadá em Montreal. AS melhores provas que já assisti da categoria foram na pista canadense. Até lá.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.