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Endurance tratado a sério!
European Le Mans Series 2016: Regulamentos
Tudo proto para o ELMS 2016. (Foto: Nick Dungan / AdrenalMedia.com)
Tudo proto para o ELMS 2016. (Foto: Nick Dungan / AdrenalMedia.com)

A preparação para a edição 2016 do European Le Mans Series já começou. Com novidades e novos carros, o certame tem tudo para ser um dos melhores do últimos anos. Serão três classes: LMP2, LMP3 e GTE.

As equipes que competiram pela classe GTC em 2015, deverão inscrever os seus carros no novo campeonato anunciado pelo ACO no mês de Outubro, o Michelin GT3 Le Mans Cup. Esta nova competição passará a ser uma das corridas que constará no programa de fim de semana da ELMS.

Calendário 2016  

Serão seis provas (contra cinco desde 2013) em seis dos mais belos circuitos da Europa.                                                              

Treinos Oficiais / Prólogo     22/23 Março     Le Castellet                      França

1ª prova                                    15/16 Abril         Silverstone                       Reino Unido

2ª prova                                    13/15 Maio         Imola                                 Itália

3ª prova                                    15/17 Julho        Red Bull Ring                  Áustria

4ª prova                                    26/28 Agosto    Le Castellet                     França

5ª prova                                     23/25 Set.          Spa-Francorchamps      Bélgica

6ª prova                                     21/23 Outubro  Estoril                             Portugal

 

Três dias e quatro séries diferentes

Em vez do formato de dois dias que se mantinha desde 2013, os fins de semana do ELMS passarão a ter o formato de três dias, com um conjunto das competições que irão trazer às pistas grandes nomes e grandes carros.

A parte principal que continuará a ser a prova de endurance de 4 Horas, o público dos fins de semana ELMS poderá igualmente vibrar com o som dos carros da Fórmula Renault 2.0, descobrir a nova competição monomarca dos Renault RS01 ou mergulhar no universo dos GT3 graças à Michelin GT3 Le Mans Cup.

Três classes dentro do ELMS

Os carros inscritos no ELMS de 2016 estão divididos em três classes:

LMP2 (Le Mans Prototypes 2). Principal classe do ELMS e segunda mais importante do WEC, os LMP2 representam um elemento chave na escala da endurance, pois permite que equipes e pilotos possam progredir até aos mais alto nível. A classe “ Le Mans Prototype 2” (LMP2) é reservada exclusivamente as equipes privadas independentes dos construtores ou fornecedores de motores.

LMP3 (Le Mans Prototypes 3) Em 2015 o Automobile Club de l’Ouest lançou esta nova categoria de sport-protótipos que representa o primeiro degrau na pirâmide ascendente do endurance, antes de passar ao LMP2 e, eventualmente, ao LMP1 (no WEC e nas 24 Horas de Le Mans). Os LMP3 são carros fechados e poderão ser construídos por um dos cinco construtores designados pelo ACO: GINETTA (Reino Unido), ONROAK AUTOMOTIVE (França), RILEY TECHNOLOGIES (USA), ADESS AG (Alemanha) e DOME (Japão). O motor único e idêntico para todos os chassis (V8 atmosférico com 420 cv) será desenvolvido pela Nissan/Nismo. A fornecedora das caixas de velocidades será a XTrac e a Magnetti Marelli fornecerá os sistemas eletrónicos.

LM GTE (Le Mans Grand Tourisme Endurance).Os carros de Gran Turismo fazem parte da tradição das provas de endurance. Para ser homologado um GTE, o modelo deverá derivar de um carro de estrada com pelo menos 100 unidades construídas (300 exemplares se o chassis for em carbono ou 25 exemplares se o carro for proveniente de um pequeno construtor ). Em oposição ao sufixo “Pro” (reservado aos carros inscritos no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans) , os GTE Am  correm também no ELMS, onde a classe se designa apenas por GTE e é essencialmente reservada a pilotos amadores. Os carros da classe GTE Am possuem o mesmo regulamento dos GTE Pro, com a diferença de terem que ter no mínimo um ano de existência, não podendo beneficiar das últimas evoluções homologadas.

Parceiros nos pneus

A Michelin será o único fornecedor para a classe LMP3. Apenas será permitida uma única especificação de composto para pista seca e uma única para pista molhada

A Dunlop foi nomeada como a única fornecedora de pneus para a categoria LMGTE. Duas especificações de pneus para pista seca e um para pista molhada serão autorizadas para cada carro nesta categoria.

Motores

  • Os concorrentes inscritos para uma única corrida estarão limitados a usar apenas um motor  (treinos livres, treinos de qualificação e corrida)
  • Os concorrentes LMP2 inscritos para todo o campeonato estarão limitados a dois motores (apenas um em 2015) para usar no conjunto dos eventos ELMS 2016 (treinos livres, treinos qualificativos e corridas)
  • Os concorrentes LMP2 inscritos para a totalidade do ELMS e ainda nas 24 Horas de Le Mans estarão limitados a três motores (contra dois em 2015) que deverão cumprir os treinos livres, treinos de qualificação e as corridas do ELMS juntamente com o dia de ensaios das 24 Horas de Le Mans, os treinos livres, os treinos de qualificação e a corrida de 24 Horas.

Composição das equipes (Art. 10.9.2) :

Sem alterações na LMP2 : máximo de 3 pilotos. Uma equipe de 2 ou 3 pilotos deverá ser composta no mínimo por um piloto Prata ou Bronze.

Sem alterações no LMGTE : máximo de 3 pilotos. Uma equipe de 2 ou 3 pilotos deverá ser composta no mínimo por um Bronze e um Prata ou dois pilotos Bronze.

Novidade na LMP3 : máximo de 3 pilotos. Uma equipe de 3 pilotos deverá ser composta por:

  • um Ouro + dois Bronze, ou
  • dois Prata + um Bronze, ou
  • três pilotos Bronze ou dois Bronze + um Prata (mínimo de um Bronze em todos os casos)

Uma equipe de 2 pilotos deverá ser composta por :

  • um piloto Bronze + um piloto Prata, ou
  • dois pilotos Bronze

Os pilotos Platina não são admitidos na classe LMP3

Tempos de pilotagem LMP3 (Art. 10.10) : Para uma equipe composta por dois pilotos:

  • Tempo de condução mínimo para um pilote Bronze : 2 horas.
  • Se a equipe for constituída por dois pilotos Bronze, cada um dos pilotos deverá conduzir no mínimo 1 hora.

Se a equipe é composta por 3 pilotos:

  • Tempo máximo de condução para um piloto Ouro : 1 hora
  • Tempo mínimo de condução para um piloto Bronze se não houver mais do que um: 2 horas
  • Tempo mínimo de condução para um piloto Bronze se houver dois ou três: 1 hora

Escala de Pontuação:

Os pontos para pilotos e equipes classificados em cada corrida serão atribuídos de acordo com a seguinte escala:

1º : 25 pontos

2º : 18 pontos

3º : 15 pontos

4º : 12 pontos

5º:  10 pontos

6º:   8 pontos

7º :  6 pontos

8º :  4 pontos

9º :  2 pontos

10º:  1 ponto

Todos os concorrentes classificados além do 10º posto serão contemplados com meio (0,5) ponto.

Um ponto (1) suplementar será atribuído ao carro e aos pilotos que conquistarem a “pole-position” de cada categoria.

Títulos e Troféus :

No final do campeonato serão entregues os seguintes troféus e títulos:

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue à equipe vencedora da classe LMP2.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue ao(s) melhor(es) piloto(s) LMP2.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue à equipe vencedora da classe LMGTE.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue ao(s) melhor(es) piloto(s) LMGTE.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue à equipe vencedora da classe LMP3.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue ao(s) melhor(es) piloto(s) LMP3.

Convites para as 24 Horas de Le Mans

Um convite automático para as 24 Horas de Le Mans de 2017 será confirmado para cada equipe vencedora da sua categoria em 2016,havendo um total de 4 convites a atribuir.

o   O primeiro LMP2 será convidado a participar nas 24 Horas de Le Mans de 2017

o   O primeiro e o segundo LMGTE serão convidados a participar nas 24 Horas de 2017

o   O primeiro LMP3 será convidado a participar nas 24 Horas de Le Mans de 2017 mas com um carro da categoria LMP2. Para estes convites serem atribuídos é imperativo que pelo menos três carros tenham participado em cada uma das classes ao longo do ELMS de 2016.

Prémios em dinheiro para os vencedores das classes

Após um primeiro ciclo de três anos, o European Le Mans Series entra numa nova dimensão e o ACO, promotora do ELMS, decidiu passar a atribuir premios em dinheiro, os vencedores de cada categoria em cada prova mas também no final da temporada, com os valores em questão a serem definidos nas próximas semanas.

O European Le Mans Series deverá iniciar-se nos dias 22 e 23 de Março, com os ensaios oficiais no circuito de Paul Ricard. O calendário contará com uma prova suplementar passando a ter um total de seis corridas (contra cinco, desde que a série se iniciou há três anos). As provas serão disputadas respectivamente em Inglaterra (Silverstone), em Itália (Imola), na Áustria (Red Bull Ring), em França (Paul Ricard), na Bélgica (Spa-Francorchamps) e em Portugal (Estoril).

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