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Endurance tratado a sério!
Entenda o BoP de ativação híbrida dos Hypercars
Entenda o BoP de ativação híbrida dos Hypercars
(Foto: Toyota)

O desempenho questionável da Toyota durante as 1000 Milhas de Sebring, levantou o seguinte questionamento. Como a Toyota não superou modelos como motorização a combustão, sendo um protótipo híbrido? Culpa do BoP?

Assim,  foi introduzido a velocidade híbrida como parte do BoP para o WEC 2022, o Toyota competiu com uma velocidade mínima de ativação de 190 km/h em condições secas e molhadas. A princípio, o limite de ativação híbrida para Hypercars com tração nas quatro rodas foi vinculado aos tamanhos dos pneus dos carros, de acordo com o diretor de competição da ACO, Thierry Bouvet.

Aprendendo a nova “matemática”

Isso significou que o fabricante japonês não conseguiu utilizar seu trem de força híbrido em sua plenitude, que foi aumentada de 120 km/h em condições secas e entre 140 a 160 km/h em piso molhado em relação do ano passado.

Desse modo, Bouvet explicou que a mudança da Toyota para pneus Michelin de 12,5 polegadas na frente e pneus de 14 polegadas na traseira – depois de uma temporada com pneus de 13 polegadas em todos os lugares – resultou no limite mais alto.

“O número de 190 está ligado ao tamanho do pneu”, disse Bouvet. “Se você tem um tamanho de pneu diferente… está ligado a isso.”

A Peugeot está configurada para rodar com pneus de 13 polegadas na frente e na traseira de seu carro 9X8 LMH, o que resultará em um limite de ativação híbrida diferente para seu carro com tração nas quatro rodas quando for lançado no final desta temporada.

A mudança não afetaria nenhum fabricante de LMH que optasse por colocar sua unidade MGU no eixo traseiro, já que o limite híbrido foi usado para negar a vantagem que os carros com tração nas quatro rodas teriam em comparação com os protótipos LMH e LMDh com tração traseira.

“Foi assim que saiu do grupo de convergência”, disse Bouvet. “Os números base são feitos e elaborados como conclusões de simulações. Usamos os dados de tempo, os dados do carro, para ajustar esse número, se necessário”.

“Na traseira, estamos falando de potência combinada. A potência vem do motor ou do híbrido. Nós só queremos curar a situação da tração nas quatro rodas”, explicou o diretor. 

Novos pneus o e Bop

Além disso, Bouvet confirmou que qualquer carro LMH homologado após 2022 será obrigado a usar a combinação de pneus dianteiros de 12,5 polegadas / 14 polegadas, como é o caso de todos os protótipos LMDh. Isso significa que o carro LMH da Ferrari estará na mesma configuração do Toyota atualizado este ano, enquanto Glickenhaus e Peugeot poderão continuar com uma configuração de pneus diferente.

Bouvet declarou o desejo de não criar tabelas BoP específicas para a classe Hypercar, indicando que o limite de ativação híbrida não seria necessariamente alterado para as 24 Horas de Le Mans, apesar das áreas de uso estendidas devido à natureza de alta velocidade do circuito.

“Descobrimos que, ao fazer simulação de pista para pista, existem algumas velocidades em que tudo combina em todas as pistas, e o efeito da tração nas quatro rodas e nas duas rodas será idêntico”, explicou ele.

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“Gostaríamos de ir para essa solução. Caso contrário, isso complicaria o BoP para cada pista. Se a BoP está mudando faixa a faixa, você olha para a BoP e diz, ‘o que está acontecendo?’ Ninguém entenderia. Seria inútil.”

Embora o Toyota esteja atualmente definido para a mesma velocidade de implantação em condições secas e molhadas, Bouvet disse que isso pode mudar no futuro.

“Isso é o que saiu da reunião de convergência. Precisamos ter a possibilidade de diferenciar seco e molhado”, disse. “O que temos agora é que queremos ter algo que não afete o desempenho nesse sentido”, concluiu.

Com informações do site sportscar365.com