bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Endurance Brasil: rodada dupla em Interlagos definirá os campeões de 2023
Os carros encaram duas corridas de longa duração no mesmo final de semana pela primeira vez pelo Endurance Brasil
Carlesso e Perez lideram na P1. (Bruno Terena/MS2)

Interlagos irá coroar os campeões do Império Endurance Brasil 2022. Pela primeira vez, a categoria que reúne os carros mais rápidos do país irá encarar uma rodada dupla, com uma prova de três horas de duração na sexta-feira e outra, de quatro horas, no sábado. A disputa, que por si só, já prometia grandes emoções ganhou um tempero a mais: ela vale o título de quatro das seis categorias que compõe o grid. Com duas corridas a serem realizadas, 375 pontos ainda estão em jogo.

A princípio, a competição está tão aberta que, matematicamente falando, pilotos que ocupam até 10ª colocação na Geral – no caso as duplas Allam Khodair e Marcelo Hahn, da McLaren GT3,  Guilherme Bottura e Gaetano Di Mauricio, do protótipo Ligier que compete na categoria P1, e Fernando Ohashi, que disputou o campeonato da P1 com diferentes protótipos AJR ao longo do ano -, chegam a Interlagos com chance de título.

Disputa entre protótipos e GT3

Porem, a disputa, entretanto, pega fogo entre a Mercedes, de Xandinho Negrão e Marcos Gomes, e o AJR, de Vicente Orige e Gustavo Kiryla. Assim, a dupla da equipe Motorcar tem apenas cinco pontos de vantagem para os pilotos da equipe Mattheis, e a última passagem do Império Endurance Brasil por Interlagos deixou os pilotos da GT3 confiantes de que podem surpreender. A prova aconteceu em maio deste ano e o pódio teve quatro Mercedes e apenas um protótipo AJR, o de Sarin Carlesso, Robbie Perez e Gustavo Martins, que apareceu na quarta colocação.

“Vamos fazer nossa corrida, buscando nos manter no topo da GT3 para garantir o título da categoria, e a vitória na Geral irá depender muito do desempenho e durabilidade dos protótipos. O fato de ser uma rodada dupla vai exigir muito dos carros e os AJR, assim como todos os protótipos, tendem a se desgastar muito mais do que o GT3. Então temos que fazer nossa parte para estar na briga”, diz Xandinho Negrão.

De fato, Interlagos castigou os protótipos este ano. Vários ficaram pelo caminho ao longo da prova. O de Orige e Kiryla foi um deles. Largaram na pole com o #444, que ficou na pista por apenas 53 voltas. “A equipe vem trabalhando forte na questão da durabilidade do carro e estamos confiantes de que temos um equipamento rápido e durável para as duas corridas”, disse Vicente Orige.

Briga na classe P1

Nesse sentido, resistência também é palavra de ordem para que Orige e Kiryla levantem a taça na categoria P1. Já que entre os protótipos quem lidera é Sarin Carlesso e Robbi Perez, justamente os vencedores entre os protótipos que estiveram em Interlagos na segunda etapa do campeonato. 

“Vamos com tudo para repetir a dose e vencer mais uma vez. Estamos indo para Interlagos para conquistar o título”, sentencia Robbi Perez, que também corre por fora para ser o campeão da Geral ao lado de Carlesso. Nesta disputa eles estão em terceiro, a 90 pontos de Xandinho e Gomes.

As ameaças à dupla da Mercedes não param por aí. A vitória do trio Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Muller, em Santa Cruz do Sul, recolocou a Porsche na briga pelo título da GT3. A vantagem dos pilotos da equipe Mattheis, que já foi elástica, é agora de 135 pontos.

Entretanto, na GT4 a Porsche é favorita na briga contra a Mercedes. Nesse sentido, Jaques Quartieiro e Danilo Dirani, da equipe Stuttgart, lideram com 110 pontos de vantagem. Contudo, trazem na bagagem vitória em quatro das seis etapas da temporada. Incluindo o troféu das Quatro Horas de Interlagos. Já o trio da Mercedes Marco Pisani, Leandro Ferrari e Renan Guerra, que aparece na segunda posição, não conseguiu resistir até o final na segunda etapa do ano.

Assim duas categorias já tem campeões definidos: Na P2, ninguém tira a taça das mãos de Fernando Poeta e Claudio Ricci. E na P2 Light, Ricardo Haag e Mário Marcondes já não podem ser alcançados.

Endurance no final de semana

A rodada dupla que definirá os campeões do Império Endurance Brasil em Interlagos começa na quinta-feira. Com treinos livres para todas as categorias a partir das 13h10. O classificatório tem início às 16h10. Na sexta os carros voltam para a pista para a primeira corrida do final de semana. Que terá três horas de duração, e larga às 9h. A grande final acontece no sábado, às 14h. Por fim, a prova decisiva terá quatro horas de duração. As duas disputas serão transmitidas ao vivo pelo Bandsports e pelo canal oficial da categoria no Youtube.