O chefe da Le Mans Endurance Management, Frédéric Lequien, revelou durante o final de semana das 6H de Portimão, que existirá uma limitação de carros na futura classe GT3 do WEC, em 2024.
Inicialmente, e segundo ele, o limite de dois carros por fabricante garantiria variedade e espaços suficientes para equipes e fábricas. Lequien sugeriu que o interesse é alto para a classe GT3 no próximo ano. Assim, além da entrada da BMW, Alpine e Lamborghini na classe Hypercar. A decisão passará pela aprovação do Comitê de endurance da FIA.
“Uma das ideias em cima da mesa é ter dois GT3s por fabricante e dar prioridade aos fabricantes envolvidos no Hypercar”, explicou. “Dito isso, gostamos da diversidade também. A situação perfeita seria ter espaços para marcas e marcas que não estão na classe Hypercar. Contudo, temos de encontrar uma regulamentação justa”, explicou. “A ideia é que os fabricantes escolham as equipes.”
Leia também:
Porém, caso a regra seja aprovada, a classe LMP2 poderá “desaparecer” na próxima temporada. Assim, embora Lequien não tenha confirmado isso, ele brincou que um anúncio sobre o futuro do LMP2 no FIA WEC (e no calendário de 2024) provavelmente acontecerá nas 24 Horas de Le Mans, em junho.
“Temos que respeitar o processo. “Discutimos com as equipes e explicamos a eles que o LMP2 é a primeira classe no ELMS e na Asian Le Mans Series (daqui para frente) e ainda é elegível para as 24 Horas de Le Mans com um mínimo de 15 lugares. “Mas podemos ter a possibilidade (de reintroduzir o LMP2 no FIA WEC se não houver interesse combinado de GT3 e Hypercar suficiente), mas não para a próxima temporada”, disse.
Equipes GTE no WEC
Além disso, outro ponto é o fato de que existem fabricantes com carros na classe GTE que têm mais de duas equipes clientes no FIA WEC. Um exemplo é a Aston Martin. “Isso é algo que devemos levar em consideração, lealdade ao campeonato”, explicou Lequien. “De certa forma, o sucesso dos hypercars pode trazer alguns outros problemas. O que faremos se tivermos 26 hipercarros? Temos 12 (10) vagas para GT. Vamos ver”, finalizou.