Após a divulgação das equipes escolhidas para a temporada 2024 do WEC, a organização do Mundial explicou através de Frederic Lequien, CEO da série, como foi feita a escolha das equipes.
De acordo com informações do site Sportscar365.com, Lequien afirmou que não foi nada fácil montar o grid, principalmente pela quantidade de bons fabricantes interessados na competição.
Ao todo, são 37 carros (19 Hipercar e 18 LMGT3). Embora várias equipes, incluindo a Vanwall Racing, e marcas GT3 como a Audi e a Mercedes-AMG não tenham sido aceitas devido a restrições de espaço, Lequien sublinhou que a seleção foi encarada de forma extremamente séria.
“Não foi fácil tomar algumas decisões”, disse ele. “Temos um grid limitado de 37 carros, devemos considerar todos os critérios diferentes”, explicou.
“A propósito dos regulamentos esportivos, você tem os critérios, que são usados pelo comitê de seleção, que se baseiam na história [de uma equipe], no desempenho do carro e em muitos critérios diferentes”.
“Acho que tomamos algumas decisões lógicas e acertadas, mesmo difíceis”.
“Eu preferiria ter todos no grid, é claro, mas temos um número limitado de carros que podemos aceitar. É claro que tivemos que tomar algumas decisões”.
WEC – Confira a lista de inscritos para a temporada 2024https://t.co/qOp4xXD4jq#WEC #Ferrari #Ford #F1 #Porsche #BMW #Cadillac #Lamborghini #McLaren #Mustang #Corvette #Toyota
— bongasat (@bongasat) November 27, 2023
As equipes não aceitas na temporada 2024 do WEC
Aliás, Lequien explicou sobre os motivos para não aceitar o pedido da equipe Vanwall. Lequien disse que não queria entrar em detalhes.
De acordo com informações do Sportscar365 a rejeição de Vanwall foi em grande parte baseada no péssimo desempenho na temporada de 2023. A equipe teve apena um resultado entre as equipes na classe Hypercar
Não vou ter muitos compromissos sobre isso”, disse Lequien. “Como eu disse, temos que tomar nossas decisões com base em critérios diferentes”, explicou.
“Para a Vanwall Racing, alguns deles não estavam bem. Mas só quero acrescentar que tenho muito respeito e admiração pela equipe. Foi uma decisão muito, muito difícil de tomar.”
Recorde de fabricantes no WEC
O grid do próximo ano trará um número recorde de fabricantes em 14 marcas, incluindo nove em cada classe. Pilotos de renome também farão sua estreia como Valentino Rossi e Mick Schumacher.
Aliás, há rumores de que os ex-campeões mundiais de Fórmula 1 Sebastian Vettel e Jenson Button estarão no grid. Porémj, nada de concreto por enquanto.“Agora temos capacidade para atrair alguns grandes nomes, pilotos famosos. Valentino Rossi é um bom exemplo”, disse Lequien. “Mick Schumacher também é um bom exemplo”.
“É bom para o campeonato, com certeza. Queremos aumentar o público e para isso precisamos de alguns grandes nomes. Também quero sublinhar que os pilotos que temos são pilotos muito, muito bons, mas são especialistas”.
“Há três em um carro, então é muito mais difícil ter a mesma cobertura da mídia do que na Fórmula 1. Mas é claro, para dar as boas-vindas a alguns grandes nomes, isso é algo muito interessante para o WEC”, salientou.
“Mais uma vez queremos construir um grande público e para isso precisamos de alguns grandes nomes. Isso é algo muito importante para nós”.
Por fim, Lequien, confirmou que a terceira Ferrari 499P, que tem o piloto Robert Kubica nomeado, competirá no troféu de equipes Hypercar, juntando-se às inscrições privadas do Porsche 963 da Hertz Team JOTA e Proton Competition.