Em uma decisão surpreendente, a Toyota Gazoo Racing anunciou a renúncia de Rob Leupen, diretor da equipe que conquistou o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O comunicado ocorreu nesta quarta-feira, 30, as véspera das 8 Horas do Bahrein, última prova da temporada, e confirmou que a saída ocorreu “por acordo mútuo”.
Embora Leupen permaneça oficialmente na Toyota até o final do ano, ele já deixou de atuar nas operações da equipe. A expressou profundo reconhecimento pelos quase 30 anos de serviço prestados por Leupen à Toyota Gazoo Racing Europe (TGR-E), com sede em Colônia. “Rob fez uma imensa contribuição para a TGR-E e para a Toyota no automobilismo ao longo de quase três décadas. A empresa registra seus sinceros agradecimentos, desejando-lhe sucesso na próxima fase de sua vida”, declarou a fabricante.
Além disso, ingressando na organização em 1995, Leupen assumiu o cargo de diretor e foi uma peça-chave em inúmeros sucessos da montadora no automobilismo de endurance. Incluindo cinco vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans entre 2018 e 2022.
A equipe ainda não anunciou um sucessor para Leupen no cargo de diretor de equipe. Esta é a segunda mudança de liderança de alto escalão na Toyota Gazoo Racing neste ano. Contudo, após a saída do diretor técnico Pascal Vasselon, substituído por David Floury.
Para a final da temporada, a equipe será liderada por Kazuki Nakajima, vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe. Sendo assim, ele assume a função temporariamente para o evento decisivo deste fim de semana no Bahrein.