Derek Bell completa 80 anos

(Foto: Porsche)

Um dos principais pilotos da história do automobilismo, e do endurance, completa nesta no dia 31 de outubro, 80 anos. Derek Bell e seu emblemático sorriso, sempre foram interpretados como ameaça nas pistas. Nascido em 31 de outubro de 1941 no subúrbio londrino de Pinner em Middlesex, Bell tinha 23 anos quando começou sua carreira em eventos de carros de clubes britânicos. Apenas um ano depois, em 1965, ele estava competindo no Campeonato Britânico de Fórmula 3. Seu talento não passou despercebido, e a promoção ao Campeonato Europeu de Fórmula 2 e à Fórmula 1 foi um passo natural. 

O britânico disputou sua primeira corrida de endurance no Circuito de la Sarthe em 1970, e suas últimas 24 Horas de Le Mans em 1996. Ele competiu em Le Mans 26 vezes e venceu cinco vezes, incluindo quatro em modelo Porsche. “Gostaríamos de desejar um feliz aniversário ao nosso ex-piloto. Derek Bell foi um piloto de sucesso para a Porsche por 35 anos”, disse Thomas Laudenbach, Diretor da Porsche Motorsport.

“Lutei pela primeira vez pela Porsche em Le Mans em 1971. Durante os testes naquele fim de semana, eles descobriram que eu estava batendo 396 km/h na reta de Mulsanne. Eu sabia que éramos rápidos, mas não tão rápidos, porque eu só tinha experimentado essa velocidade antes em Heathrow. Então foi assim que foi minha iniciação na Porsche em Le Mans”, lembra. Outra coisa que o acompanha até hoje é a confiabilidade dos carros: “Em todo aquele tempo, apenas uma vez alguma coisa quebrou”. Do lado Porsche das coisas, tudo sempre foi possível, diz o homem de 80 anos. “Eles sempre tiveram o futuro em mente. Era apenas uma questão de garantir que o veículo funcionasse e estivesse seguro. Esse era o trabalho deles”. 

1971 Spa: Com o Porsche 917 KH Coupé, ao lado dos pilotos Jo Siffert e Derek Bell, 2º lugar geral. (Foto: Divulgação)

Bell aponta a vitória com o Porsche 936/81 em 1981 como sua melhor memória de Le Mans. “Antes do primeiro treino, eu nem tinha sentado naquele carro. Mas conseguimos a pole position, lideramos todas as voltas e, finalmente, vencemos a corrida. Foi um momento inesquecível para mim porque foi uma espécie de retorno. Estou muito grato à Porsche por essa oportunidade”, diz o aniversariante. Ele e seu companheiro de equipe Jacky Ickx venceram o clássico de resistência com uma vantagem de 14 voltas. Eles foram quase uma hora mais rápidos que o vice-campeão. 

Bell obteve inúmeras vitórias no Porsche 956/962 com seus companheiros de equipe Stefan Bellof, Jacky Ickx e Hans-Joachim Stuck, e ganhou o título do Campeonato Mundial de Endurance em 1985 e 1986. “Em meus 52 anos ativos no mundo do automobilismo, Derek não só tenho sido um grande amigo, mas também o meu melhor e mais querido companheiro de equipe” diz Striezel. Em 1992, ele dividiu o Porsche 962 em Le Mans com seu filho, Justin Bell, e Tiff Needell. Eles ficaram em 12º lugar. Hoje, Bell mora na Flórida.

Resultados durante sua carreira na Porsche:

1971

1º lugar 1.000km Buenos Aires, Porsche 917.

5º lugar 12h Sebring, Porsche 917

3º lugar 1.000km Brands Hatch, Porsche 917

2º lugar 1.000km Monza, Porsche 917

2º lugar 1.000km Spa, Porsche 917

3º lugar 6h Watkins Glen, Porsche 917

2º lugar 1.000km Barcelona, ​​Porsche 917

1º lugar 1.000km Paris, Porsche 917

1976

3º lugar 1.000km Nürburgring, Porsche 934

7º lugar 1.000km Nürburgring, Porsche 911 Carrera RSR

4º lugar 6h Zeltweg, Porsche 935

3º lugar 6h Monza, Porsche 934

1978

3º lugar 1.000km Nürburgring, Porsche 934

1979

3º lugar 6h Riverside, Porsche 935

1980

2º lugar 6h Vallelunga, Porsche 908/03

1981

2º lugar 24h Daytona, Porsche 935

1º lugar 24h Le Mans, Porsche 936/81

1º lugar 500km Mid Ohio, Porsche 935

1982

2º lugar 24h Daytona, Porsche 935

2º lugar 6h Silverstone, Porsche 956

1º lugar 24h Le Mans, Porsche 956

2º lugar 1.000km Spa, Porsche 956

1º lugar 6h Fuji, Porsche 956

1º lugar 1.000km Brands Hatch, Porsche 956

2º lugar 9h Kyalami, Porsche 956

3º lugar 3h Daytona, Porsche 935

1983

1º lugar Marcas Hatch, Porsche 908/03 Turbo

1º lugar 6h Riverside, Porsche 935

1º lugar 1.000km Silverstone, Porsche 956

2º lugar 24h Le Mans, Porsche 956

2º lugar 1.000km Spa , Porsche 956

3º colocado 1.000km Brands Hatch, Porsche 956

1º colocado 1.000km Fuji, Porsche 956

3º colocado 1.000km Mugello, Porsche 956

1º lugar 1.000km Kyalami, Porsche 956

1984

2º lugar 24h Daytona, Porsche 935

3º lugar 12h Sebring, Porsche 935

1º lugar 1.000km Monza, Porsche 956

2º lugar 6h Riverside, Porsche 962

1º lugar 500km Mid Ohio, Porsche 962

1º lugar 6h Watkins Glen, Porsche 962

1º lugar 1.000km Nürburgring, Porsche 956

3º lugar 3h Portland, Porsche 962

1º lugar 500 Miles Road America, Porsche 962

1º lugar 1.000km Spa, Porsche 956

1º lugar 500km Pocono, Porsche 962

1º lugar 1.000km Fuji, Porsche 956

1º lugar 3h Daytona, Porsche 962

1º lugar 1.000km Sandown, Porsche 956

1985

2º lugar 24h Daytona, Porsche 962

1º lugar 3h Miami, Porsche 962

2º lugar 12h Sebring, Porsche 962

2º lugar 1.000km Monza, Porsche 956

2º lugar 1.000km Silverstone, Porsche 956

1º lugar 500km Charlotte, Porsche 962

1º lugar 500km Mid Ohio, Porsche 962

3º lugar 24h Le Mans , Porsche 962

1º lugar 3h Watkins Glen, Porsche 962

1º lugar 1.000km Hockenheim, Porsche 962

1º lugar 1.000km Mosport, Porsche 962

2º lugar 1.000km Spa, Porsche 962

1º lugar 500km Ponoco, Porsche 962

1º lugar 1.000km Brands Hatch, Porsche 962

1º lugar 500 km Watkins Glen, Porsche 962

Published
4 dias ago
Categories
Porsche
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.