Conheça os detalhes da nova versão do Porsche 911 GT3 R

(Foto: Porsche)

A Porsche apresentou nesta sexta-feira, 29, a nova versão do 911 GT3 R, homologado para os campeonatos com especificações FIA GT3 ao redor do mundo. Assim, ele é baseado na atual geração 992 e estará pronto para correr no início da temporada de 2023. O desenvolvimento começou em 2019. A prioridade foi dada para melhorar ainda mais a dirigibilidade para pilotos profissionais e amadores,  bem como explorar maiores reservas de desempenho para diferentes classificações de Balance of Performance (BoP).

Outro foco foi otimizar o manuseio do carro de corrida para as equipes e reduzir os custos de operação. A Porsche Motorsport oferece agora o novo 911 GT3 R a um preço de 511.000 Euros mais IVA específico do país e extras opcionais. No Brasil o modelo custará R$ 2.703.224,43

“O novo 911 GT3 R tem grandes dimensões para preencher”, diz Michael Dreiser, Diretor de Vendas da Porsche Motorsport. “Seu antecessor ganhou quase tudo o que há para vencer na cena GT3 em quatro temporadas desde 2019. Seus sucessos de destaque incluem vitórias gerais nas corridas de 24 horas em Nürburgring e também aqui em Spa-Francorchamps. Competido por nossos clientes, o antecessor obteve vitórias de classe nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring. O novo modelo enfrenta uma enorme carga de trabalho nas mãos das equipes de corrida de clientes da Porsche”.

Leia também:

Nesse sentido, depois que a classe GT3 foi anunciada como uma categoria profissional na IMSA, o no Mundial de Endurance a partir de 2024, carros de corrida GT3, como o novo 911 GT3 R, poderão participar das 24 Horas de Le Mans pela primeira vez.

“Nós acertamos o alvo com o antecessor de enorme sucesso. Assim, o padrão para seu sucessor é alto”, enfatiza Sebastian Golz, gerente de projeto do 911 GT3 R da Porsche Motorsport. “Nossa tarefa era  tornar o novo 911 GT3 R ainda mais rápido – a classificação dentro das janelas de desempenho definidas pelo BoP rapidamente anula essa vantagem. Para nós, tratava-se principalmente de nossos clientes serem capazes de dirigir o carro de corrida rápido por mais tempo. Isso requer durabilidade e é por isso que nos concentramos predominantemente na dirigibilidade aprimorada. Isso se reflete na faixa de rotação mais ampla do novo motor de 4,2 litros, aerodinâmica mais estável e constante e cargas mais baixas nos pneus traseiros, que permitem que seu potencial dure mais”, disse. 

O motor

No centro do novo carro de corrida está o motor quase padrão baseado no utilizado no 911 da geração 992. Tal como no modelo anterior, é um motor de seis cilindros refrigerado a água com tecnologia de quatro válvulas e injeção direta de combustível. 

Porém, a principal novidade é a cilindrada: como o 911 RSR, a capacidade do novo 911 GT3 R aumentou em bons cinco por cento de 3.997 para 4.194 cc. Isso aumentou a potência máxima do motor para cerca de 416 kW (565 PS).

Em primeiro lugar, no entanto, a Porsche otimizou a curva de torque e potência em toda a faixa de rotação. Consequentemente, o novo seis cilindros de 4,2 litros é mais adequado para pilotos amadores.

O seis cilindros de alta rotação gerência sem turboalimentação e fica na posição traseira clássica, aumentando assim a tração e a frenagem. No entanto, foi inclinado para a frente em 5,5 graus, criando mais espaço para o difusor da parte inferior da carroceria. Unidades auxiliares como o alternador e o compressor do ar condicionado foram movidos um bom metro para frente e para baixo em um espaço na frente do motor e caixa de câmbio, o que tem um efeito positivo no equilíbrio de peso do 911 GT3 R. 

O speed contest-mesh é derivado do atual 911 GT3 Cup. As aletas de mudança controlam um atuador eletrônico do tambor de mudança que permite mudanças de marcha particularmente rápidas e precisas.

Detalhes do Porsche

(Foto: Porsche)

A suspensão do novo 911 GT3 R – com muitos detalhes modificados – dá suporte à dirigibilidade, permite uma direção mais precisa, garante menor desgaste dos pneus traseiros e reduz o tempo gasto nas trocas de afinação. Para isso, vários componentes e soluções técnicas foram retirados do 911 RSR. 

No eixo dianteiro, um layout de triângulos duplos de última geração controla as rodas. O eixo traseiro ostenta um design multi-link. Os amortecedores KW agora melhorados e oferecem cinco configurações de ajuste. As modificações de configuração são feitas com os chamados calços. Essas placas permitem ajustes de precisão sem a necessidade do demorado realinhamento da suspensão posteriormente.

Em outras palavras, o posicionamento otimizado dos pontos de articulação central no eixo dianteiro libera espaço para o conceito aerodinâmico “race underfloor”. Como no 911 RSR, essa parte inferior elevada permite um fluxo de ar limpo para o difusor traseiro e reduz a sensibilidade de inclinação do carro de corrida – ou seja, uma inclinação alta na frenagem.

As rodas traseiras recuaram um pouco, o que aumenta a distância entre eixos de 2.459 para 2.507 milímetros. Isso também reduz a carga nos pneus traseiros e melhora a consistência do desempenho dos pneus em trechos mais longos.

Além das pinças de freio de corrida monobloco de alumínio, os discos de freio no novo 911 GT3 R agora também são fornecidos pela empresa especializada AP. Os discos dianteiros de aço ventilados e ranhurados internamente medem 390 mm de diâmetro e  acionados por seis pistões. 

Inspiração em outros modelos da Porsche

Na traseira, pinças de quatro pistões e discos de 370 mm. Um aplicativo de software sofisticado para o ABS de corrida de quinta geração reduz o desgaste dos pneus e freios. O sistema de controle de tração da Porsche também recebeu um desenvolvimento adicional.

O novo 911 GT3 R é o segundo carro de corrida da Porsche Motorsport baseado no atual 911 da geração 992 após a 911 GT3 Cup. A sua carroçaria leve com um design inteligente de alumínio e aço baseia-se no modelo de produção, embora com grandes modificações para utilização no 911 GT3 R. 

Sobretudo, quase todos os componentes da carroçaria são feitos de carbono leve, incluindo as tampas dianteiras e traseiras, portas, painéis laterais , asa traseira e teto. As cavas das rodas são feitas de fibras de aramida.

Em um veículo como o novo 911 GT3 R, a funcionalidade está na vanguarda. No entanto, Grant Larson da Style Porsche novamente conseguiu criar formas particularmente impressionantes e harmoniosas.

Eles acentuam a herança do 911 e combinam com eficiência sofisticada. Mais notavelmente, isso se reflete na aerodinâmica. Os pontos principais: uma parte inferior elevada na frente do eixo dianteiro, pela primeira vez em conjunto com uma base lisa e um difusor traseiro. Esta combinação melhora a força descendente sem um aumento significativo no arrasto. A asa traseira agora possui uma montagem em pescoço de cisne. Isso garante um fluxo de ar limpo sob a asa e, assim, melhora a eficiência aerodinâmica do componente.

Segurança

(Foto: Porsche)

Desde já, em termos de segurança, o novo 911 GT3 R segue uma abordagem intransigente. O assento se moveu mais perto do centro do carro. Isso permitiu que a Porsche adaptasse de maneira ideal a posição mais ergonômica do assento à gaiola de proteção aprimorada e à proteção contra impactos laterais da FIA recém-desenvolvida.

Como no antecessor, o volante e os pedais podem ser ajustados longitudinalmente de acordo com o motorista. Os especialistas da Porsche examinaram de perto o cinto de segurança de seis pontos: as linguetas agora deslizam ainda mais rápido no fecho através de rampas especiais – economizando cerca de um segundo durante as paradas nos boxes para trocas de motoristas.

O design do volante também recebeu mais atualizações em relação ao modelo anterior. Ele incorpora elementos comprovados nos carros de corrida 911 GT3 Cup e 911 RSR de última geração. A tela de 10,3 polegadas, por exemplo, vem do bem-sucedido cup racer de uma marca, com o conceito multi-switch adotado do vencedor da classe Le Mans.

Os faróis de LED de alto desempenho do 911 GT3 R contam com a chamada tecnologia de colimador, desenvolvida pela Porsche para o novo protótipo LMDh 963, entre outras. Este dispositivo funciona como uma lupa, só que ao contrário. por fim, ele ilumina uma área particularmente grande da pista e é uma melhoria significativa em relação ao modelo antecessor, que anteriormente era considerado o líder da classe.