O WEC se prepara para sua maior guinada desde 2012, ano do seu ressurgimento. O ano 2024 pode ser encarado como um teste de fogo para a ACO e principalmente a FIA que terá um Mundial muito mais interessante do que a Fórmula 1.
Veja os detalhes abaixo do que os fãs podem esperar do Mundial de Endurance no próximo ano.
37 carros inscritos
Assim como em 2023, há 37 carros na lista de inscritos de 2024. Porém desta vez, divididos em apenas duas classes: o Hypercar e o LMGT3.
Lista de inscritos
Além disso, a ideia de ter 40 carros na próxima temporada acabou não sendo mantida, mas parece apenas adiada. “Foi muito complicado”, justificou o ACO. Precisamos de tempo para discutir com as equipes para encontrar uma solução. Porém, a meta é conseguir isso até 2025. Se voltarmos cinco anos, quem imaginaria que teríamos esse problema?”, questionou o CEO do WEC, Frederic Lequien.
19 Hypercars
Para deixar qualquer campeonato com inveja. Serão 19 protótipos Além das 11 máquinas já presentes em 2023, haverá dois Alpine, um Porsche-Jota e um Isotta Fraschini. E pela primeira vez, todos os carros inscritos na categoria serão híbridos! Ferrari, dois BMWs, e uma Lamborghini.
18 carros LMGT3
Aliás, a nova categoria do WEC, que incorpora os regulamentos GT3, foi um sucesso tão grande que o ACO limitou as inscrições para o Campeonato Mundial de Endurance a dois carros por marca.
O LMGT3 será, portanto, composto por 18 carros de nove fabricantes. Algumas, como Audi e Mercedes, não conseguiram entrar nesta lista de participantes de 2024. Entre as nove empresas, podemos notar o retorno de marcas icônicas como Ford e BMW ou a chegada da Lamborghini, McLaren e Lexus no WEC.
14 fabricantes
Chora Fórmula 1! Ainda mais impressionante do que o número de carros inscritos em ambas as categorias é o número recorde de fabricantes que competirão no WEC no próximo ano: um total recorde de 14 fabricantes estarão representados em 2024. ( Alpine, Peugeot, Porsche e Toyota). Mais do que nunca, o WEC é o campeonato mundial com mais fabricantes inscritos, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Aston Martin.
Oito países representados
Além disso, dos 37 carros inscritos, oito países estão representados entre as equipes. A Itália é o país que terá mais carros no início das etapas do WEC, com nove carros adornados com a bandeira italiana à frente da França e dos seus seis carros inscritos (dois Alpine, dois Peugeot, dois Akkodis ASP – Lexus). Grã-Bretanha (6), Alemanha (6), Bélgica (4), Japão (3), Estados Unidos (2) e Lituânia (1) são as outras nações presentes.
Porsche lidera na quantidade
É o fabricante mais representado nesta lista de inscritos: haverá sete Porsches no WEC no próximo ano. Cinco em Hypercar com o 963 – com dois Porsche-Penske, dois da equipe Jota e um Proton Competition – e dois Porsche 911 GT3 R na classeLMGT3, operados pela Manthey EMA e Manthey PureRxcing.
A empresa poderá mesmo ver este número aumentar durante as 24 Horas de Le Mans: em 2023, a Porsche inscreveu um Hypercar adicional para as 24 Horas.
Três franceses
Em 2023, apenas quatro carros representaram a França no WEC, nomeadamente os dois Peugeots no Hypercar e os dois Alpines no LMP2.
No próximo ano, esse número aumenta para seis! Além da Peugeot e da Alpine que estão mudando para o Hypercar, a Akkodis ASP será a terceira equipe francesa em campo. A equipe de Jérôme Policand conquistou o seu lugar no Campeonato Mundial de Endurance e irá operar dois Lexus RC F GT3.