Centro tecnológico da Porsche completa 50 anos

(Foto: Divulgação)

O campo de provas da Porsche de Weissach completa 50 anos nesta sexta-feira, 01. A história de sucesso do Centro de Desenvolvimento começou em 1 de outubro de 1971 com a transferência dos departamentos de desenvolvimento e design de Zuffenhausen para Weissach, a 25 quilômetros de Stuttgart. Desde então, o Centro de Desenvolvimento tem sido um centro para veículos inovadores e projetos de desenvolvimento inteligente.

O Centro de Desenvolvimento cobre atualmente uma área de cerca de 100 hectares e 6.700 pessoas trabalham no local. Esses números ainda não eram imagináveis ​​quando a Porsche iniciou a busca por sua própria pista de teste na década de 1950. Naquela época, o automobilismo e a condução em estrada ainda serviam como os principais campos de teste para novos desenvolvimentos como o Porsche 356. Encontrar o local certo foi inicialmente um pouco difícil, também porque a Ferry Porsche deu grande importância à proteção ambiental e, por exemplo, não quis sacrificar campos férteis para a pista de teste. Herbert Linge, um ex-piloto de corridas, deu-lhe então a dica decisiva: “Consegui convencer Ferry Porsche de Weissach, minha cidade natal, no final dos anos 1950. É logisticamente e convenientemente perto de Zuffenhausen e longe o suficiente no país para atrair pouca atenção. E, claro, havia mais espaço aqui para construir uma pista de teste do que na cidade”, explicou. 

O começo de Weissach

Em 29 de janeiro de 1960, o então engenheiro de teste Helmuth Bott registrou o Projeto Weissach pela primeira vez em um memorando com esboços. Em 16 de outubro de 1961, Ferry Porsche deu início à primeira fase de construção no novo local de teste nos distritos de Weissach e Flacht, 25 quilômetros a oeste de Stuttgart. Um circuito – chamado de skid pad – e outras pistas de teste foram criadas, nas quais os protótipos puderam ser testados até seus limites de carga. Por exemplo, o Porsche 901 (atual 911) foi desenvolvido no local.

Com o uso crescente das novas instalações de teste na década de 1960, os planos para a construção de um centro integrado de pesquisa e desenvolvimento em Weissach tornaram-se mais concretos. A experiência dos departamentos e profissões espalhadas pelas localidades de Zuffenhausen e Weissach deveriam ser agrupadas. Em 1969, começou a construção do Centro de Desenvolvimento Weissach. Em 1º de outubro de 1971, o departamento de desenvolvimento da Porsche, incluindo a divisão de automobilismo da própria empresa, mudou-se para Weissach e o Porsche Weissach Development Center foi oficialmente colocado em operação com 500 funcionários. O departamento de Estilo Porsche seguiu em 1972. Em 1974, um edifício, que ainda hoje é icônico, foi construído em forma de hexágono padrão, com a intenção de criar as condições ideais de trabalho e oportunidades de colaboração.

Expansão dos anos 80

O Centro de Desenvolvimento foi projetado como uma composição de pequenos grupos de reflexão, com o “cérebro” central garantindo alta resposta e velocidades de desenvolvimento graças às curtas “vias neurais”. No total, o hexágono central com suas duas extensões construídas em 1984 e 1992, bem como o escritório Porsche Style, formou cerca de 7.000 m² de espaço de escritório e estúdio. Ao mesmo tempo, a Porsche continuava a expandir suas capacidades de teste. Em meados da década de 1980, foi construído um centro de medição de tecnologia ambiental e um prédio de teste para motores e unidades de força, entre outras novas instalações. Em maio de 1986, a Porsche inaugurou o que era então o túnel de vento mais moderno do mundo.

Complexo foi concebido em formato de cérebro. (Foto: Divulgação)

Devido ao avanço do desenvolvimento da tecnologia veicular, os requisitos para a infraestrutura do Centro de Desenvolvimento Weissach também mudaram. Desde 2010, investimos centenas de milhões na construção de novos edifícios e sistemas. Uma soma na faixa de cem milhões também está disponível para projetos atuais”, explica Michael Steiner, membro do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. Uma segunda estrada de acesso, um edifício completo para testes de veículos, um centro de testes de segurança e um túnel de vento climático estão sendo construídos na área sul da estrada de acesso ao empreendimento. O local será expandido em doze hectares até 2025.

Do primeiro desenho ao protótipo finalizado, os veículos são desenvolvidos, testados e preparados para a produção em série em Weissach. O espectro varia de design e concepção, construção de modelos e primeiros protótipos, testes de aerodinâmica, acústica e eletrônica, o desenvolvimento de sistemas de acionamento, direção e chassi, a testes de segurança, ensaios e a própria pista de testes da Porsche e departamento de automobilismo. “Com o Centro de Desenvolvimento, estamos estabelecendo a referência global no desenvolvimento automotivo. Aqui, estamos moldando a mobilidade de hoje e de amanhã, com sistemas de direção ainda mais eficientes e limpos, novas funções de direção e soluções de conectividade inovadoras que aumentam a segurança, a sustentabilidade ambiental e a diversão ao dirigir e continuam a tornar a direção de um Porsche uma experiência empolgante e dinâmica”, finaliza Michael Steiner.

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2 meses ago
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Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.