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Endurance tratado a sério!
Cadillac não venderá seus protótipos para clientes do WEC e IMSA

A GM descartou a venda do Cadillac V-Series.R para equipes de clientes que participam do WEC, por enquanto. A informação foi confirmada por Laura Wontrop Klauser,  gerente do programa de corridas de carros esportivos da GM.

Klauser confirmou a posição atual da marca no Circuito Internacional de Lusail, local da abertura da temporada do WEC no Qatar 1812km neste fim de semana, onde o fabricante tem uma carro na classe Hypercar.

Assim, os carros que participam do WEC e IMSA são administrados pela Chip Ganassi Racing e Action Express Racing.

“Os carros dos clientes não estão acontecendo. Isso eu posso dizer, sim”, disse Klauser a repórteres no Catar. “Precisamos estar atentos ao que temos e trabalhar com o que temos. Não faz sentido seguirmos esse caminho neste momento”.

A Cadillac é o primeiro fabricante de LMDh a sinalizar oficialmente a sua intenção de não disponibilizar carros para clientes, embora a Acura tenha feito indicações anteriores de que também não estava atualmente em posição de fazer o mesmo com o seu ARX-06.

Quando questionado sobre por que a Cadillac disponibilizou seu DPi-VR aos clientes e não seu modelo LMDh, Klauser respondeu: “carro diferente, programa diferente”.

Klauser também não se interessaria pela possibilidade de uma segunda entrada do Hypercar da Chip Ganassi Racing no WEC no próximo ano, em meio aos recentes desenvolvimentos do programa de Fórmula 1 da Andretti Global, apoiado pela Cadillac, sendo rejeitados pela administração da série.

Custos inviabilizaram o programa da Cadillac

O diretor de engenharia de competição de esportes motorizados da GM, Mark Stielow, disse anteriormente ao site Sportscar365 que o custo foi um fator chave na decisão de não adicionar uma segunda inscrição no WEC para a temporada de 2024.

“Felizmente, essa não é a minha área”, disse Klauser em referência ao programa de motor de F1 proposto pela Cadillac.

“Nossos planos para este ano já estão em curso. E já estamos fazendo. Por isso, estamos focados em aproveitar ao máximo o que temos. Vamos descobrir 2025 quando fizer sentido, mas ainda não chegamos lá.”