BMW planeja ter um terceiro carro em Le Mans para 2025
Após um início modesto na abertura do WEC, no Catar, a BMW estuda alinhar um terceiro Hypercar nas 24 Horas de Le Mans de 2025. Em termos de comparação, a Porsche levou um terceiro 963 para Le Mans em 2023.
A BMW, que compete na IMSA, poderia alinhar um terceiro carro em parceria com o Team RLL. Sendo assim, o diretor da BMW M Motorsport, Andreas Roos, disse ao site Sportscar365 que a marca decidiu conscientemente não trazer um terceiro para Le Mans neste ano. Pois quer se concentrar em sua curva de aprendizado com o Team WRT antes de considerar uma expansão.
“No primeiro ano, dissemos definitivamente que nos concentraríamos nos dois carros do WEC. Porque dizemos que tudo é novo para nós, também porque a BMW Motorsport voltará ao WEC ao mais alto nível com os protótipos”, explicou Roos.
“Queremos realmente ter certeza de que com dois carros teremos tudo resolvido, podemos nos concentrar nos dois carros.
“Espero que tenhamos um bom desempenho este ano e então talvez possamos ver se no futuro podemos avançar”, explicou.
Roos enfatizou que qualquer mudança só será feita depois do final da temporada.
“No final das contas, tudo depende do andamento deste ano, depende de recursos, depende de orçamento”, disse ele. “Há muitas coisas envolvidas. Você precisa trazer carros dos EUA, etc”.
“Portanto, há com certeza uma possibilidade. Não quero dizer que isso nunca acontecerá, mas temos que olhar claramente para isso neste ano, se isso será uma possibilidade no futuro ou não”.
As vantagens de ter um terceiro BMW em Le Mans
Roos, entretanto, reconheceu a vantagem de ter mais um carro em Le Mans. Ele inscreveu dois carros em suas últimas participações com protótipo de fábrica em 1998 e 1999, respectivamente.
“É claro que é sempre bom ter um carro adicional, especialmente em Le Mans”, disse Roos.
“Sabemos o quão brutal Le Mans pode ser com problemas técnicos, quedas ou algo assim. Portanto, quanto mais carros você tiver, maiores serão as chances de passar”.
“Com certeza, isso é sempre melhor, mas também tomamos a decisão de que para nós é melhor ter dois carros nos quais nos concentramos e nos preparamos melhor, em vez de apenas trazer um carro adicional.”.
“É por isso que dissemos que nos concentraríamos agora nos dois carros e talvez no futuro veremos”.
“Com certeza Rahal ficaria feliz em dirigir um carro lá. Além disso, Bobby, quando você fala com ele, é sempre um grande sonho para ele, também estar em Le Mans com sua equipe e também vencer Le Mans”.
“Isso é uma grande coisa. Mas para 2024, dissemos claramente que nos concentraríamos nos dois carros”, finalizou.