BMW e Dallara anunciam protótipo LMDh

(Foto: BMW)

A BMW anunciou nesta quinta-feira, 08, que estará desenvolvendo um protótipo LMDh em parceria com a Dallara. O fabricante alemão revelou que o carro estará nas pistas a partir de 2023. 

O programa inclui participação na IMSA com dois carros. “Nós e a Dallara, estamos muito satisfeitos por ter encontrado um parceiro para o nosso projeto LMDh que compartilha nossa paixão, profissionalismo e grande ambição no automobilismo e, como nós, está totalmente comprometido com o objetivo de escrever uma nova história de sucesso na BMW M Motorsport em 2023″, disse Markus Flasch, CEO da BMW M.

Flasch foi acompanhado pelo chefe da BMW M Motorsport Mike Krack e Maurizio Leschiutta, o novo chefe do projeto LMDh da BMW. 

“Depois de falar com todos os possíveis parceiros de chassis, o fator decisivo em nossa decisão foi quea Dallara, com toda sua expertise e experiência, estava entusiasmada em trabalhar junto com a BMW M Motorsport”, acrescentou Flasch.

“A química estava entre nós desde o início. Vemos nosso relacionamento como uma verdadeira parceria na qual lutamos por um objetivo comum de sucesso na pista”. 

O primeiro carro de teste será construído na Itália em uma colaboração próxima entre os engenheiros da BMW M Motorsport e uma equipe de engenheiros da Dallara montada especificamente para o projeto BMW LMDh. O lançamento ocorrerá no próximo ano no circuito de Varano. Leschiutta, por sua vez, foi confirmado como líder do projeto LMDh da BMW, após ter atuado anteriormente como gerente do programa DTM do fabricante.

“Dallara é talvez o fabricante de carros de corrida de maior sucesso do mundo e já desempenhou um papel fundamental em praticamente todas as séries de corrida”, disse Leschiutta. Além da vontade de trabalhar conosco, vários outros critérios foram de grande importância na nossa decisão. A Dallara é uma empresa que cobre toda a gama de requisitos”. 

“Sua experiência se estende aos campos de fabricação de chassis, engenharia, desenvolvimento, testes de túnel de vento e simulações”. 

“Eles são muito fortes no que diz respeito à aerodinâmica, o que será um fator chave na série IMSA. Para garantir que nossos carros estejam idealmente preparados desde o início e estabelecer as bases para o sucesso na pista de corrida, já estamos trabalhando em estreita colaboração com a Dallara em um estágio muito inicial de desenvolvimento”. 

Dallara também atuará como parceira da Cadillac para seu próximo carro LMDh, que foi oficialmente confirmado no mês passado .

“Estou honrado por ter sido selecionado pela BMW M Motorsport e com grande entusiasmo estou ansioso para começar esta nova aventura”, disse o presidente da Dallara, Giampaolo Dallara.

“Em 1977, tive a oportunidade de trabalhar ao lado da BMW no design do M1 como consultor da Lamborghini. Foi uma ótima experiência e muito aprendizado. Espero repetir a mesma aventura no LMDh. Acredito firmemente que faremos grandes coisas juntos”. 

Andrea Pontremoli, CEO da Dallara e gerente geral acrescentou: “Nossa parceria com a BMW M Motorsport é o resultado de quase 50 anos de trabalho na indústria do automobilismo, engenharia e desenvolvimento de carros de corrida”.

“É um privilégio ter sido selecionado pela BMW para seu próximo e novo desafio no mundo das corridas de protótipos híbridos. O conceito  LMDh e a convergência entre IMSA, ACO e FIA ​​não tem precedentes na história e isso verá o nosso compromisso total. Estamos ansiosos para competir neste novo e emocionante capítulo do automobilismo global em seu mais alto nível”, finalizou. 

Published
2 semanas ago
Tags
, ,
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.