A BMW, assim como na IMSA, divulgou nesta quarta-feira, 17, sua escalação de pilotos para a temporada 2024 do WEC. Assim, Raffaele Marciello e Marco Wittmann farão a sua estreia no Mundial com o protótipo administrado pelo Team WRT, tendo sido confirmados como parte da tripulação de seis pilotos ao lado de Robin Frijns e Rene Rast.
Além disso, a BMW revelou a lista completa de pilotos prontos para pilotar o protótipo LMDh. Depois de Dries Vanthoor e Sheldon van der Linde já terem sido confirmados anteriormente.
Marciello, a mais nova adição à lista de pilotos de fábrica da BMW, dividirá o carro #15 com Wittmann e Vanthoor, enquanto Frijns e Rast se juntarão a Van der Linde a bordo do #20
“Competimos na temporada 2024 do WEC com uma seleção muito forte de nossa equipe de pilotos de alta classe”, disse o chefe da BMW M Motorsport, Andreas Roos.
“Combinámos a excelência de condução com a experiência nos dois BMW M Hybrid V8 – por um lado, a experiência com o nosso carro LMDh, por outro lado, a experiência das corridas e de Le Mans em particular”.
“Tal como Sheldon van der Linde, Marco Wittmann já conduziu o BMW M Hybrid V8 na série IMSA”.
“Todos os outros pilotos – incluindo o nosso estreante Raffaele Marciello – já testaram o carro e continuarão a fazê-lo nos próximos meses”.
BMW confiante com sua formação de pilotos
Aliás, A inclusão de Marciello na programação do WEC põe fim a meses de especulação sobre a potencial mudança do piloto suíço em competições GT3 para corridas de protótipos. Que só se tornou mais forte quando ele deixou a Mercedes- AMG se juntará aos seus rivais alemães durante o inverno.
O atual campeão Fanatec GT World Challenge Europe, que estreará com a BMW nas 12 Horas Repco Bathurst do próximo mês. Tem experiência anterior limitada com protótipos.
Ele se juntou à equipe LMP2 da High Class Racing nas 24 Horas de Daytona de 2023, mas foi muito bem-sucedido em corridas de monopostos.
“Estou realmente ansioso por enfrentar este grande desafio juntamente com a BMW M Team WRT”, disse Marciello. “Buscar vitórias e títulos no FIA WEC, com tantos grandes fabricantes, é exatamente o desafio que eu esperava.
“Tendo sido adversários durante anos, é fantástico agora pilotar ao lado de Dries Vanthoor “E ter uma lenda do BMW M Motorsport como Marco Wittmann ao seu lado é fantástico. Espero aprender com os dois.”
O co-piloto Wittmann, por sua vez, também fará sua estreia no WEC. Depois de competir com o carro LMDh da BMW em três etapas da IMSA Michelin Endurance Cup no ano passado.
Rast e Frijns juntam-se a Van der Linde a bordo da máquina #20. Depois de terem competido anteriormente com o programa LMP2 da Team WRT no WEC. Com Frijns garantindo, nomeadamente uma vitória na classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e o título mundial em 2021.
Os dois pilotos compartilharam o #31 da equipe belga, Oreca 07 Gibson, durante a campanha de 2022 e garantiram duas vitórias em corridas juntos. Com Frijns vencendo novamente em Fuji, quando Rast perdeu o evento devido a compromissos conflitantes.