Uma das grandes novidades durante a temporada 2021 do Mundial de Endurance, foi a estreia da Scuderia Cameron Glickenhaus. O Hypercar SCG007 se mostrou convincente e por muito pouco, não venceu as 6 Horas de Monza, além de terminar as 24 Horas de Le Mans com seus dois carros.
Mesmo enfrentando problemas inerentes a qualquer projeto que está nos primeiros estágios de desenvolvimento, o SCG007 pode surpreender em 2022, já que estará competindo no WEC de forma integral, com apenas um carro.
Nos últimos meses a equipe tem aperfeiçoado o protótipo, além do desenvolvimento dos esportivos SCG 004S & SCG 004CS. O Hypercar que disputará o Mundial de Endurance, terá melhorias no motor, que irá ser abastecido com combustível 100% renovável, desenvolvido pela TOTAL.
Este combustível 100% renovável, será produzido com base em bioetanol, feito de resíduos de vinho da indústria agrícola francesa e na refinaria Feyzin da TotalEnergies perto de Lyon (França) a partir de matéria-prima do agronegócio. Esse combustível deve permitir uma redução imediata de pelo menos 65% das emissões de CO 2 dos carros de corrida. O combustível estará em vários carros do WEC e também no European Le Mans Series.
Outra novidade é a introdução do sistema ‘Brake-by-wire. O sistema possui a capacidade de controlar os freios por meios elétricos. Ele pode ser projetado para complementar os freios comuns ou pode ser um sistema de freio independente.
Esta tecnologia é amplamente utilizada em todos os veículos elétricos híbridos e a bateria, incluindo o Toyota Prius . O freio por fio também é comum na forma de freio de estacionamento elétrico, que agora é amplamente utilizado em veículos convencionais.
O sistema substitui componentes tradicionais, como bombas, mangueiras, fluidos, correias e o uso de vácuo, além de cilindros mestres, por sensores e atuadores eletrônicos. A tecnologia drive-by-wire na indústria automotiva substitui os sistemas tradicionais de controle mecânico e hidráulico por sistemas de controle eletrônico usando atuadores eletromecânicos e interfaces homem-máquina , como pedal e emuladores de direção.
A Glickenhaus deve alinhar dois carros nas 24 Horas de Le Mans, e pode se tornar uma das equipes principais da classe Hypercar em 2022. Adversários não irão faltar. Alpine, Toyota e ByKolles.
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