Akio Toyoda, presidente da Toyota, recebeu o prêmio Spirit of Le Mans de 2023 na semana passada, após inicialmente recusar a honraria devido a uma disputa sobre o equilíbrio de desempenho entre a Toyota e os organizadores da corrida de Le Mans.
O prêmio, que homenageia indivíduos que exemplificam os valores das corridas de resistência, foi entregue a Toyoda, também conhecido pelo seu pseudônimo de piloto “Morizo”, na sexta-feira passada pelo presidente da ACO, Pierre Fillon.
“Peço sinceras desculpas ao presidente Fillon e a todos os envolvidos pelo meu comportamento inapropriado no ano passado”, declarou Akio Toyoda. “Acredito que a pessoa que recebe o prêmio ‘Spirit of Le Mans’ deve aceitá-lo em nome de todos os envolvidos no automobilismo, incluindo pilotos, engenheiros, mecânicos e toda a equipe de suporte, como o pessoal de marketing. No ano passado, porém, senti que havia muita influência política e, por isso, não pude aceitar.”
Toyoda explicou que, ao assistir à última hora da corrida de 24 Horas de Le Mans deste ano, sentiu que esta era a Le Mans em que ele se honraria em aceitar o prêmio. “Se me permitirem, mesmo que eu tenha que me desculpar, gostaria de aceitar o prêmio humildemente. Acredito que o Spirit of Le Mans é um prêmio de grande prestígio com uma longa tradição. Continuarei a me esforçar para contribuir com o automobilismo, para que todos digam: ‘Ficamos felizes em conceder este prêmio a Morizo’.”
A importância da Toyota para o Endurance
Pierre Fillon, ao entregar o prêmio, destacou que entendia completamente os motivos de Toyoda para recusar a premiação no ano anterior. “Estou muito feliz por poder entregar pessoalmente o prêmio Spirit of Le Mans. Originalmente, pretendíamos conceder este prêmio no ano passado, mas entendemos completamente os motivos da recusa. O passado é passado, e estou realmente encantado por ter esta oportunidade hoje.”
Fillon elogiou Toyoda, destacando suas contribuições significativas para o automobilismo, Le Mans e corridas de resistência. “O Sr. Toyoda, também conhecido como o piloto ‘Morizo’, fez vários esforços e contribuições significativas para o automobilismo. Estou confiante de que ele merece este prêmio. É uma grande honra poder entregá-lo oficialmente a ele.”
Por fim, o presidente da ACO também ressaltou a importância do automobilismo e a tradição de Le Mans em oferecer aos fabricantes uma plataforma para explorar inovações. “Essa tem sido a história de Le Mans nos últimos 100 anos, com muitas inovações surgindo ao longo dos anos. Espero que a Toyota continue a liderar o caminho e que possamos pensar juntos sobre o futuro da mobilidade. Caminhando em direção à neutralidade de carbono.”