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Endurance tratado a sério!
Após “enrosco” no Bahrein, Ferrari contente com o desempenhos dos carros no WEC

A Ferrari viveu extremos durante as 8 Horas do Bahrein, última etapa do Mundial de Endurance deste ano. Mesmo com o terceiro e quarto lugares na classe Hypercar, os italianos quase tiveram o mesmo fim que Charles Leclerc na F1. Ferrari sendo Ferrari.

Assim, o terceiro lugar foi obtido pelo #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen garantindo o melhor lugar atrás do carros  da Toyota. Os carros de Maranello não tiveram velocidade para ultrapassar os carros da Toyota. O pódio só veio após uma punição para Antônio Felix da Costa, que estava no Porsche do Team JOTA. 

Mesmo assim, Nielsen sofreu forte pressão do companheiro de equipe de Da Costa, Will Stevens, nos momentos finais, mas manteve o piloto de Jota para trás para garantir o sexto pódio da Ferrari em sete rodadas em 2023.

Para Ferdinando Cannizzo, diretor de carros esportivos da Ferrari, ficou feliz pelo pódio “Nunca desistimos”, disse Cannizzo. “Foi uma corrida muito difícil para nós. Foi difícil porque não éramos o carro mais rápido, nem o segundo mais rápido”, explica.

“Mas estamos ainda mais orgulhosos dos resultados porque conseguimos jogar com a estratégia de forma a chegar ao pódio”. 

“Não vamos ficar nervosos, vamos manter a calma. Nós realmente olhamos para a última volta da corrida para ver o que podemos fazer para subir ao pódio com um carro que não foi o mais rápido.

“Você viu na pista quão facilmente fomos ultrapassados ​​algumas vezes”. 

“Então, estamos tentando entender [trabalhando] duro nesses dois dias como podemos administrar nosso ritmo, nosso acerto, nossos pitstops, nossa energia, tudo de uma forma que nos dará a possibilidade de vencer os outros caras mesmo. embora eles tenham sido mais rápidos do que nós em uma única volta em um trecho”. 

Ferrari economizando pneus

Em entrevista ao site Autosport, Cannizzo sentiu que a Ferrari foi a mais forte de todas as equipes no que diz respeito à degradação dos pneus, resultado do esforço extra que fez na final da corrida.

“Acho que fomos o melhor carro em termos de degradação dos pneus porque, se você observar o traçado, fomos capazes de nos comportar adequadamente com tempos de volta muito, muito consistentes, desde a primeira volta até a última volta do stint, até mesmo o segundo stint”, disse ele.

“Se tivéssemos uma configuração diferente, o resultado seria outro. Trabalhámos muito porque sabíamos que esta corrida seria muito, muito difícil para nós”, salienta. 

A briga interna na última hora de corrida

Como a Ferrari possui um histórico de trapalhadas, elas não estavam longe da equipe no Bahrein. Alessandro Pier Guidi e Fuoco lutavam por posição após seus respectivos pit stops, com este último saindo na frente na briga. Isso aconteceu na última hora de prova. Os dois carros quase colidiram

O #51 de Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi acabou caindo para sexto, atrás do Porsche de Jota, bem como do #6 Porsche Penske 963.

Além disso, descobriu-se que um problema de suspensão foi a causa da misteriosa queda de ritmo de Pier Guidi na parte final da corrida.

“Tivemos uma espécie de problema nos amortecedores traseiros do carro #51”, revelou Cannizzo. “Ainda temos que entender, mas em algum momento os amortecedores estavam perdendo as características”. 

“Temos que analisar mas acho que foi no eixo traseiro, então não sabemos ainda porque não abrimos o carro, mas foi algum problema relacionado ao amortecedor que aconteceu ali”. 

“Talvez tenhamos perdido o gás, não sei. Mas ele não foi capaz de obter a aderência correta especificamente na traseira. Ele estava lutando”, finaliza o dirigente