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Endurance tratado a sério!
Ajuste de desempenho entre as classes GT para Red Bull Ring

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 No próximo final de semana teremos a primeira etapa do ELMS depois das 24 horas de Le Mans no ótimo circuito de Red Bull Ring na Áustria. Para a prova a ACO mexeu na equivalência tantos dos carros da classe GTE, quanto GTC.

Para a GTE a Ferrari, que enche o grid com seus modelos F458 terá uma redução de 1,3mm em seus restritores de ar. Os demais carros da classe permanecem inalterados.

Na GTC  a mudança abrange mais carros. Audi R8 LMS aumento de 3mm em seu restritor, BMW Z4, redução de 40kg no peso mínimo, Porsche 911 GT3R, também ganha uma redução de 30kg em seu peso mínimo. Para a Ferrari F458 GT3 os restritores do motor foram fechados em 2mm, enquanto o McLaren teve um ajuste na pressão do turbo.

O diretor técnico do ELMS Vicente Beaumesnil explica como são baseados os ajustes.

P. Como são coletados os dados que determinam  as alterações nos carros?

R. “Nós olhamos para os tempos de volta, levamos em conta o nível dos pilotos, as condições meteorológicas, a consistência do carro.Este processo já provou no passado que é eficiente. O processo feito no WEC é muito mais complexo, mais caro e exige mais recursos e equipamentos humanos. Estamos em um campeonato com carros de clientes em que as equipes e pilotos devem fazer a diferença, o nosso objetivo é dar uma chance a todos sobre o potencial de seu carro, então cabe aos pilotos e equipe  fazer o trabalho!”

P. O BoP da classe GTC é baseado nas especificações FIA GT3. Como a ACO se adapta para implementar estas mudanças no ELMS?

R. “Geralmente nós adicionamos 40 kg em todos os carros GT3 para manter a diferença com os GTE (carros GT3 são muito menos técnico, mas mais rápidos do que um carro GTE), exceto uns poucos que não precisam do peso adicional. Em seguida, tomamos decisões com base nas informações que coletamos de cada fim de semana de corrida, o que é novo. Antes de Imola o princípio foi aplicar rigorosamente o FIA BoP e adicionar 40 kg para cada carro. Mas não teve mais etapas GT3 com os padrões da FIA. Então decidimos fazer algumas mudanças nós mesmos. Nós usamos dados da corrida, mas também olhamos para o que foi feito nos outros campeonatos de GT3, porque nos dá uma boa ideia do nível de cada carro.”

BoP detalhado.

Lista atualizada de inscritos.

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