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Endurance tratado a sério!
Acura conquista terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Daytona

O Acura #60 da Meyer Shank Racing conquistou na tarde deste domingo (29), a vitória na edição 2023 das 24 Horas de Daytona. O protótipo GTP completou 783 voltas, e alcançou a terceira vitória consecutiva da marca na prova. 

Tom Blomqvist fechou a prova tendo que segurar o Acura #10 da Wayne Taylor Racing #10, pilotado por Filipe Albuquerque. A diferença de ambos após 24 horas de corrida foi de 4,1 segundos. Ambos os Acuras tiveram problemas na prova, com percalços na parte elétrica e contaminação de óleo no motor a combustão.

Wayne Taylor ficou com a segunda posição. (Foto: Divulgação)
Wayne Taylor ficou com a segunda posição. (Foto: Divulgação)

Blomqvist dividiu o carro com Colin Braun, Helio Castroneves e Simon Pagenaud, marcando a segunda vitória consecutiva para o time de Ohio com três de seus quatro pilotos. Além disso, o Acura #10 de Albuquerque superou desvantagem de três voltas após uma parada nos boxes uma para consertar e colocar óleo na 13ª hora, e subsequente penalidade por trabalhar em um box fechado. 

Resultado final

Assim, Albuquerque, optou por uma estratégia ousada contra o Cadillac #02 da  Chip Ganassi Racing, pilotado por Earl Bamber para garantir o segundo lugar no reinício, faltando 1 hora e 24 minutos antes da rodada final de pit stops, cerca de 30 minutos depois. O piloto do Acura #10 terminou 4,190 segundos atrás de Blomqvist no carro que dividia com Ricky Taylor, Louis Deletraz e Brendon Hartley.

Demais participantes da classe GTP

Contudo, o piloto da Cadillac #01 da Ganassi, Renger van der Zande, terminou em terceiro, após uma batalha com o outro carro da equipe. O #01 superou um incidente na quinta hora depois de ser atingido na traseira por um carro LMP3 quando Scott Dixon estava ao volante. Eles também tiveram problemas elétricos que foram solucionados com a troca do volante.

Bamber e os pilotos Alex Lynn e Richard Westbrook chegaram em quarto lugar, também na primeira volta. Além disso, uma colisão entre Pipo Derani e um carro da classe GTD não identificado com nove horas para o final, forçou o Cadillac #31 da Action Express Racing a uma parada nos boxes para consertar a  suspensão traseira esquerda, custando ao carro 25 minutos. Derani e os Alexander Sims e Jack Aitken terminaram a prova em quinto.

Problemas com estreantes ajudaram a Acura 

Assim como a Porsche, a BMW enfrentou problemas. (Foto: Divulgação BMW)
Assim como a Porsche, a BMW enfrentou problemas. (Foto: Divulgação BMW)

BMW e Porsche pagaram pela estreia. O BMW #24 da equipe RLL de Philipp Eng, Augusto Farfus, Marco Wittmann e Colton Herta  terminou na sexta posição depois de lutar contra problemas elétricos no início antes de uma troca de freio no final da corrida.

Surpreendentemente, oito dos nove participantes do GTP terminaram a corrida, com apenas dois tendo problemas significativos relacionados a sistemas híbridos. Uma falha no MGU forçou o BMW #25 de Nick Yelloly a parar na nova área de segurança de veículos híbridos da IMSA no final da primeira hora, O carro voltou à corrida após três horas depois de trocar com o motor elétrico. O Porsche 963 #7 da Penske, por sua vez,  teve problemas na sexta hora, inicialmente resultando em um atraso de 35 minutos, antes de uma parada adicional ficando no 14º lugar geral.

Todavia, o Porsche #6 perdeu três voltas na hora 16, quando Nick Tandy girou para evitar um carro LMP3, levando a um lento pit stop para substituir o divisor dianteiro e o difusor traseiro do carro. Ajudado por uma advertência e um aceno, Tandy ultrapassou Pagenaud para dar uma volta e colocar o Porsche apenas uma volta atrás, até que o inglês foi forçado a parar na pista por duas voltas consecutivas para reciclagem de energia. Seguiu-se uma falha na caixa de câmbio na volta seguinte, que viu Tandy voltar para os boxes com potência máxima de EV e o abandono.

Aston Martin e Mercedes conquistam vitórias nas classes GTD

Aston Martin supera todos os carros da classe GTD-Pro. (Foto: AMR)
Aston Martin supera todos os carros da classe GTD-Pro. (Foto: AMR)

A equipe The Heart of Racing, conquistou a vitória na classe GTD e  no Rolex 24 em Daytona e venceu o vencedor da classe GTD-Pro, a Mercedes da WeatherTech Racing. Assim, o #27 pilotado por Marco Sorensen, Roman De Angelis, Darren Turner e Ian James foi superior a todos os carros da classe GTD-Pro.

Sorensen cruzou a linha 2,3 segundos à frente de Maro Engel, que dividiu a Mercedes com Jules Gounon, Daniel Juncadella e Cooper MacNeil. Nesse ínterim, uma sucessão de bandeiras amarelas agrupou os carros. Sorensen primeiro ultrapassou o líder do GTD-Pro antes de se manter firme em cada um dos reinícios, mantendo o Mercedes-AMG de Engel entre seu Aston Martin #27 e o #44 Vantage GT3 de Nicki Thiim.

Thiim recuperou várias posições no reinício final para ficar em segundo lugar na GTD. Ao lado dos pilotos da Magnus Racing Andy Lally, Spencer Pumpelly e John Potter. Então, o pódio da classe GTD-Pro foi completado por Antonio Garcia, Jordan Taylor e Tommy Milner, da Corvette Racing. E os piloto a do terceiro colocado Vasser Sullivan Lexus, composta por Jack Hawksworth, Ben Barnicoat e Mike Conway.

O Chevrolet Corvette C8.R GTD #3 se recuperou de um problema na 11ª hora, quando Taylor saiu da liderança com danos no pneu traseiro direito. Isso levou o #23 Heart of Racing ao primeiro lugar.  No entanto, suas chances de vitória foram encerradas por uma falha no cubo da roda.

Corvette na recuperação

Faltando seis horas, a Corvette Racing estava de volta à disputa e enfrentando o Mercedes da WeatherTech. Pouco antes do início da hora final, Gounon freou Milner na Chicane Le Mans Chicane para definir a posição na classe GTD-Pro.

O McLaren 720S #70 da Inception Racing de Marvin Kirchhoefer, Ollie Millroy, Frederik Schandorff e Brendan Iribe, que completou o pódio do GTD. Ele terminou atrás do Corvette e do Lexus na ordem de corrida. Kirchhoefer segurou o piloto do Acura da Gradient Racing, Mario Farnbacher, e Aaron Telitz, da Vasser Sullivan, para garantir o terceiro lugar para a equipe Inception, administrada pela Optimum Motorsport.

Os carros mais antigos com especificações do GT3 se destacaram em ambas as classes. Superando os carros novos da Ferrari e da Porsche, além do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 atualizado. Por fim, o melhor novo carro foi o Lamborghini  #63 Iron Lynx, que terminou em quarto lugar no GTD-Pro e em nono na ordem geral do GT.