bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
ACO inicia campeonato LMP3 na Austrália

O Automobile Club de I’Ouest e a LMP3 Cup Australia Pty confirmaram nesta terça-feira, 28, o Le Mans Cup Australia, campeonato com protótipos LMP3. Com o início para 2019, o novo campeonato contará com seis etapas, todas em rodada dupla de 1 hora cada.

Seguindos os regulamentos estipulado pela ACO, cada carro terá dois pilotos com classificação prata ou bronze. Pilotos com classificação platina poderão participar com pilotos amadores. O calendário não foi divulgado mas pistas como The Bend, Phillip Island e Sydney, estão nos planos dos organizadores. O calendário não será nas mesmas datas do Asian LMS, dando oportunidade para pilotos e equipes, disputarem os dois campeonatos.

Protótipos da Adess AG, Ginetta, Ligier e Norma são elegíveis para participar. O motor é comum para todos: Nissan de 420  V8 de 5 litros e 420 cv. Atualmente os protótipos podem competir na Le Mans Cup, Road to Le Mans, LMP3 Cup Britânica, VdeV na França, IMSA Prototype Challenge nos Estados Unidos, 12 Horas da Gulf e LMP3 FRD.

Os vencedores ganharam entradas gratuitas para disputar o Asian LMS no ano seguinte. Segundo a pirâmide do endurance estabelecida pela ACO, equipes que vencem campeonatos regionais, ganham entradas automáticas para Le Mans.

Pierre Fillon, Presidente do Automóvel Clube de l’Ouest: “A classe LMP3 é a categoria de protótipos de maior crescimento em todo o mundo. A Austrália é conhecida por criar eventos mundiais de automobilismo. Os carros, estilo de corrida, e a organização, combinadas com algumas das pistas de corrida mais emblemáticos darão uma perspectiva excitante para ambos os profissionais e gentleman drives.”

“A Austrália tem uma longa e bem sucedida história do automobilismo, com pilotos sendo reconhecidos globalmente.Mark Webber ganhou o Campeonato Mundial de Endurance FIA com a gente em 2016. Através da introdução da Copa LMP3 na Austrália esperamos ver mais pilotos australianos competindo com a gente e, potencialmente, poderíamos ver uma equipe australiana ao mais alto nível.”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.