ACO estende a homologação dos Hypercars até 2029 e adia classe de hidrogênio

A ACO confirmou que o ciclo de homologação dos carros da classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) será estendido por mais dois anos, até o final da temporada de 2029. Introduzida em 2021. Assim categoria Hypercar começou com máquinas LMH e, a partir de 2023, integrou também os veículos LMDh, desenvolvidos em parceria com a IMSA.

Expansão da Categoria Hypercar

Atualmente, nove fabricantes competem na classe Hypercar, e esse número deverá aumentar para dez com a entrada da Aston Martin e seu Valkyrie LMH no próximo ano. A extensão dos regulamentos visa garantir a “estabilidade” técnica da categoria, proporcionando um ambiente mais atraente para novos fabricantes.

Para facilitar o desenvolvimento contínuo, cada fabricante receberá dois jokers EVO para uso nas temporadas de 2028 e 2029, além dos cinco jokers permitidos no ciclo atual. Contuido, espera-se que a IMSA também ratifique essa extensão para o WeatherTech SportsCar Championship.

Reação Positiva dos Fabricantes

Além disso, o diretor da BMW M Motorsport, Andreas Roos, elogiou a decisão como “o caminho certo” para o futuro. “Embora não seja barato, é uma maneira econômica de fazer corridas de resistência de alto nível,” afirmou Roos ao site Sportscar365. Ele destacou a importância de manter os custos sob controle para garantir a saúde financeira do campeonato.

Em outras palavras, Roos também mencionou que a fórmula atual é eficaz, com um número crescente de fabricantes participando. “Ver oito, nove fabricantes aqui e talvez mais no futuro mostra que essa fórmula claramente funciona,” disse ele, apoiando a manutenção das regras atuais a curto prazo.

Adiamento da Classe de Hidrogênio

Carros a hidrogênio só em 2029. (Foto: ACO)

Aliás, além da extensão dos Hypercars, a ACO confirmou o adiamento da introdução da classe de hidrogênio nas corridas de resistência para 2028. Esta é a quarta vez que a introdução da categoria é adiada, com o presidente da ACO, Pierre Fillon, já tendo indicado um possível adiamento para 2027.

“A ACO, a FIA e a IMSA continuam a explorar a tecnologia do hidrogênio para alcançar o automobilismo com zero carbono,” declarou a ACO em comunicado. Um grupo de trabalho conjunto está desenvolvendo os regulamentos necessários para essa nova tecnologia.

Portanto, a competitividade desportiva ideal será garantida com o armazenamento de hidrogênio na forma líquida. Assim, o programa MissionH24 continuará seu trabalho no desenvolvimento do H24EVO.

Interesse na Tecnologia de Hidrogênio

Por fim, pelo menos quatro fabricantes atualmente ativos na classe Hypercar (Toyota, Alpine, Peugeot e BMW) manifestaram interesse em competir com carros movidos a hidrogênio. Toyota e Alpine já apresentaram carros-conceito, e outras empresas como Ligier Automotive, Solution F e Saleen Automotive também sinalizaram planos de entrar na fórmula.