Abertura da temporada 2023/24 do Asian Le Mans Series terá 36 inscritos
A direção do Asian Le Mans Series divulgou nesta sexta-feira, 15, a lista de inscritos para a temporada 2023/2024 da série asiática. Como de costume, as corridas serão disputadas nos circuitos de Dubai e Sepang e Yas Marina.
Inicialmente, 36 carros alinharam para a etapa de abertura do campeonato, o maior grid da história do campeonato, em Sepang. Por conta do número de inscrições, a organização teve de limitar o número de participantes.
Sendo assim, a capacidade é maior no Circuito do Autódromo de Dubai e no Circuito de Yas Marina, como ficou evidente com o grid recorde de 48 carros na temporada passada. As equipes ainda podem participar corrida a corrida nas rodadas dos Emirados Árabes Unidos e espera-se que o grid cresça nessas rodadas.
A lista completa de inscritos, incluindo os pilotos, será divulgada na próxima corrida de abertura da temporada, no início de dezembro.
Campeões que retornam ao Asian Le Mans Series:
Sete campeões anteriores se alinharão no grid da Asian Le Mans Series 2023/2024.
- Os campeões de classe LMP2 de 2023, DKR Engineering, estão de volta para defender seu título;
- Campeã na classe LMP2 de 2022 e da LMP3 de 2019/2020, a Nielsen Racing está de volta com uma participação na temporada completa da LMP2;
- O Algarve Pro Racing também regressará com uma participação na temporada completa. A equipe foi campeã em 2016/2017 e apoiou a G-Drive Racing em seus títulos consecutivos em 2019/2020 e 2021;
- A ARC Bratislava (campeões da classe LMP2 Am 2018/2019) retornará com uma única entrada na LMP2;
- Campeã da classe LMP3 de 2022, a CD Sport retornará para sua quarta temporada na Asian Le Mans Series;
- A primeira equipe não asiática a vencer a Classe GT da Asian Le Mans Series, a Herberth Motorsport, retornará com seu Porsche 911 GT3 R e apoiará a entrada da Pure Racing;
- A Optimum, que apoiou os campeões de 2022 da Inception Racing, retorna com dois McLaren 720S GT3.
Inscreveram-se mais equipes da região
Além disso, a temporada 2023/2024 do Asian Le Mans Series verá a série retornar às corridas no Sudeste Asiático pela primeira vez desde 2020. Esta temporada terá sete inscrições da região Ásia-Pacífico, com uma entrada (Al Manar Racing by GetSpeed) do Médio Leste.
Entretanto, a equipe japonesa D’Station Racing, que recentemente também competiu no FIA WEC, estará novamente no grid com seu Aston Martin Vantage AMR GT3. Ainda mais, participante de longa data, a equipe malaia Viper Niza Racing retorna para sua 5ª temporada, também com um Aston Martin.
Depois de um longo período longe da Série, a equipe Craft Bamboo Racing, com sede em Hong Kong, colocará em campo um Mercedes AMG GT3 EVO.
Novas equipes, EBM (Earl Bamber Motorsport) da Nova Zelândia e Triple Eight da Austrália também participarão da Série. A EBM pode ser uma nova equipe no grid, mas o proprietário da equipe, Earl Bamber, certamente não é um estranho nas corridas ACO, vencendo as 24 Horas de Le Mans de 2015 na estreia. A equipe inscreveu dois Porsche 911 GT3 Rs.
Pelo menos oito fabricantes diferentes de GT no grid
Entretanto, a classe GT continua a atrair uma forte gama de fabricantes, com pelo menos oito fabricantes diferentes na primeira corrida da temporada. Assim, com maior capacidade nos paddocks dos Emirados Árabes Unidos, poderá haver ainda mais fabricantes no grid quando as corridas da Asian Le Mans Series retornarem a Dubai e Abu Dhabi.
- 2 x Audi R8 LMS GT3 EVO 2
- 3 x Aston Martin Vantage AMR GT3
- 2 x BMW M4 GT3
- 4 x Ferrari 296 GT3 *estreia na Asian Le Mans Series
- 1 x Lamborghini Huracán GT3 EVO 2
- 2 McLaren 720S GT3
- 5x Mercedes AMG GT3 EVO
- 4 x Porsche 911 GT3R
Novas equipes:
Aliás, o Asian Le Mans Series continua atraindo novas equipes. Esta temporada verá oito equipes fazendo sua estreia na Série. Proton Competition, Duqueine Team, EBM, Sainteoc Racing, Project 1, Team Motopark, Triple Eight e GR Racing competirão na Série pela primeira vez.
Convites para correr nas 24 Horas de Le Mans
Por fim, indiscutivelmente o convite mais popular no automobilismo, um convite para participar das 24 Horas de Le Mans será oferecido aos vencedores das classes LMP2 e GT. Além disso, o vencedor da classe LMP3 terá prioridade ao entrar no Road To Le Mans de 2024.
“A Asian Le Mans Series está cada vez mais forte. O grid da próxima temporada é a ilustração perfeita, com nada menos que 10 LMP2 no grid de largada. Na classe GT o conjunto de construtores não tem limites: oito no total! Um campo tão saudável prepara o cenário para mais uma temporada espetacular, que começa em Sepang, no dia 2 de dezembro. Estamos ansiosos para retornar ao Sudeste Asiático”, explicou Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest.
3 comentários sobre “Abertura da temporada 2023/24 do Asian Le Mans Series terá 36 inscritos”
Comentários estão encerrado.