Abertura da ELMS com 42 carros em Barcelona

(Foto: Divulgação)

A abertura da temporada 2021 do European Le Mans Series contará com 42 carros. A lista de inscritos foi divulgada nesta quarta-feira, 07. A lista inclui 42 carros – 16 LMP2, 16 LMP3, nove GTE e um Carro Inovador.

Classe LMP2

Serão 16 inscritos para as 4 Horas de Barcelona, ​​com 13 equipes, todas com modelos Oreca 07 e um Aurus 01. A atual campã da categoria, a United Autosports volta à pista com dois Oreca. Intitulado entre os pilotos em 2020, Phil Hanson juntou-se ao #22 com o atual campeão da classe LMP3 Tom Gamble e o sul-africano Jonathan Aberdein.

O ex-astro da Fórmula 1 e WRC Robert Kubica fará sua estréia na classe pela equipe belga Orlen Team WRT. Neto do duas vezes campeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, Pietro Fittipaldi dirigirá o Aurus 01-Gibson # 25 da G-Drive Racing.

Lista de inscritos

Primo do Pastor Maldonado, Manuel Maldonado estreia este ano na ELMS no #32 da Oreca da United Autosports.

Sete carros participarão da categoria LMP2 Pro / Am. Esta novidade para a temporada de 2021 diz respeito a inscrições cuja tripulação inclui um piloto Bronze, com os seguintes carros para as 4 Horas de Barcelona: IDEC Sport #17 / DragonSpeed ​​USA #21 / G-Drive Racing #25 / Ultimate #29 / Racing Team Turquia #43 / Cool Racing #37 e Graff #39.

Classe LMP3

Serão 16 protótipos LMP3s inscritos, com 12 equipes diferentes alinhando  modelos Ligier JS P320 ou um Duqueine M30-D08.

Campeã em 2020, a United Autosports busca o quarto título consecutivo. Os campeões da categoria Wayne Boyd e Rob Wheldon juntam-se a Edouard Cauhaupé, duas vezes vencedor da Michelin Le Mans Cup em 2020. Três equipes no platô são ou foram campeãs da classe: United Autosports, RLR MSport e Eurointernational.

Duas vezes vice-campeão, Martin Hippe dá as boas-vindas a um novo companheiro de equipe no Ligier #13 da Inter Europol, o belga Ugo de Wilde. A equipe polonesa Team Virage entrará com uma equipe 100% norte-americana, com Rod Hodes, Garett Grist e Charles Crews.

Vitorioso na Michelin Le Mans Cup, Michael Benham voltou ao paddock do ELMS após uma temporada fora. Ele estará ao lado de Alex Kapadia e Malthe Jakobsen no carro da RLR MSport.

Campeão da classe GTE em 2019, Fabien Lavergne estará nesta temporada com o LMP3 da equipe francesa MV2S Racing, ao lado de Christophe Cresp e Adrien Chila. Bicampeão LMP3 na Le Mans Cup, Laurents Hörr vai correr novamente este ano na ELMS pela equipe DKR Engineering em um dos únicos dois Duqueine M30-D08s inscritos.

Autor de uma vitória em 2020 na categoria LMP3 do ELMS, David Droux muda de equipe e pilotará o #8 Ligier de Graff, ao lado de Eric Trouillet e Sébastien Page.

Classe GTE 

Nove carros estão confirmados na classe GTE. Seis equipes com modelos Ferrari 488 GTE Evo, dois Porsche 911 RSR-19 ou um Aston Martin Vantage AMR. O atual campeão de pilotos, Christian Reid, estará mais uma vez dirigindo o Porsche da equipe Proton Competition. Ele será companheiro de Gianmaria Bruni e Jaxon Evans.

Em Barcelona, ​​o piloto de fábrica da Ferrari, Miguel Molina, vai usar as cores espanholas em casa. Ele vai se juntar no #80 da Iron Lynx com Rino Mastronardi e Matteo Cressoni, campeões da Michelin Le Mans Cup.

O ator de Hollywood Michael Fassbender está perseguindo seu sonho de correr nas 24 Horas de Le Mans este ano. Ele estará na pista para uma nova temporada do ELMS junto com Felipe Laser e Richard Lietz, seus companheiros de equipe em 2020, no Porsche da  Proton Competition #93.

A Ferrari #83 Iron Lynx terá mais uma vez uma equipe feminina. Rahel Frey e Michelle Gatting estarão ao lado da britânica Esmee Hawkey. A Aston Martin se junta ao grupo. Vitorioso na categoria GTE Am nas 24 Horas de Le Mans de 2020, o TF Sport entrará em um Vantage AMR conduzido por uma equipe 100% britânica: Ross Gunn, Ollie Hancock e John Hartshorne.

Campeão do ELMS 2017 na categoria GTE, Jody Fannin será piloto da JMW Motorsport com a Ferrari #66 com Andrea Fontana e Rodrigo Sales. Os atuais campeões da categoria GTE-Am no WEC, François Perrodo e Emmanuel Collard, estarão na Ferrari #88 da AF Corse ao lado de Alessio Rovera.

Carro Inovador

Esta é uma inscrição especial para o Oreca 07 #84 da SRT41 Association, que irá competir com três pilotos deficientes: o japonês Aoki Takuma, o belga Nigel Bailey e o francês Pierre Sancinena.

Este projeto é obra de Frédéric Sausset, que em 2016 se tornou o primeiro tetra-amputado a competir e terminar nas 24 Horas de Le Mans.

Esta equipe estava programada para competir nas 24 Horas de Le Mans de 2020 no Garagem 56, mas teve que desistir após o impacto em sua preparação por conta do Covid-19.

 

Published
8 meses ago
Categories
ELMS
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.