A diversidade da classe LMP2 do Mundial de Endurance
A classe LMP2 vem mudando de identidade nos últimos anos. Antes um reduto de equipes e pilotos e equipes que não conseguiam chegar a LMP1, se tornou o destino certo de pilotos que estão descobrindo as provas de longa duração, bem como equipes que querem algo mais do que competir nas classes GTE.
Com a classe sendo a principal em 3 campeonatos (IMSA, ELMS e Asian LMS), é evidente que o nível de profissionalismo venha aumentando ano a ano. Ao todo serão 10 as equipes que estarão presentes no WEC este ano. Serão cinco fabricantes de chassis, pilotos das mais diversas nacionalidades.
O atual campeão da classe, Roman Rusinov volta para defender seu título, desta vez a bordo de um Oreca 05 pela sua equipe, a G-Drive Racing. O Ligier passou para a equipe britânica JOTA Sport. Ao lado de Rusinov estará o francês Nathanael Berthon. O terceirio piloto será anunciado em breve.
A SMP Racing volta para o WEC com seus dois BR01. Nicolas Minassian se mantem no #27, enquanto Vitaly Petrov estará no comando do #37. Petrov já competiu na ELMS em 2007 além das 24 horas de Le Mans do mesmo ano. Os demais pilotos da equipe devem ser anunciados em breve.
Após a vitória incontestável em Daytona a Extreme Speed Motorsports vai para sua segunda temporada no WEC como parceira oficial da Onroak Automotive, empresa que desenvolveu e construiu o Ligier JS P2. Com o apoio “oficial” da montadora e com um plantel de pilotos renovado as chances do título são grandes. No #30 estarão Scott Sharp, Ed Brown e Johannes van Overbeek. Já Ryan Dalziel, Pipo Derani estarão ao lado de Christopher Cumming.
A Signatech Alpine começa o ano ainda comemorando a vitória que teve em Xangai em 2015. O Alpine A460 #36 vai estar nas mãos de Nicolas Lapierre e Gustavo Menezes. O segundo carro da equipe, o #35 estará inscrito como Baxi DC Racing Alpine Team, que tem como dono o ator Jackie Chan além de David Cheng. A equipe que que tem vitórias no Asian LMS terá Cheng e Ho-Ping Tung como pilotos.Representando a Grã Bretanha, a Strakk Racing volta com seu Gibson 015s #42. Até o momento Nick Leventis não confirmou os pilotos para a temporada.
Finalizando as equipes da classes, duas estreantes. A RGR Sport by Morand vem com o Ligier #43 para Ricardo Gonzales, Filipe Albuquerque e Bruno Senna. O trio é considerado um dos mais experientes da classe sendo Senna piloto do programa GT da Mclaren e Albuquerque piloto oficial da Audi.
Já a Manor diversificou suas operações, além do seu programa da F1. O Oreca #44 será pilotado por Tor Graves, com uma vasta experiencia em provas de longa duração. Os demais pilotos serão confirmados nas próximas semanas. O time liderado por John Booth esperara um primeiro ano de aprendizado.