Cadillac vence em Petit Le Mans; Felipe Nasr conquista o tricampeonato
A Chip Ganassi Racing superou uma penalidade mecânica no início da prova para vencer de forma dramática a Motul Petit Le Mans, encerrando a temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship no sábado, 12. Ao mesmo tempo, Felipe Nasr e Dane Cameron, da Porsche Penske Motorsport, garantiram o título de pilotos da classe GTP ao terminarem em terceiro lugar.
Renger van der Zande, da Ganassi, fez uma ultrapassagem ousada sobre o Porsche #6 de Nick Tandy na Curva 1, faltando apenas 15 minutos para o fim da corrida. O Cadillac #01 da equipe, que havia perdido uma volta no começo devido a uma penalidade relacionada a um sensor, voltou à disputa após um acidente envolvendo Ricky Taylor, que então estava em segundo lugar.
Com o incidente, a corrida se tornou uma disputa acirrada, com seis carros da classe GTP reiniciando na volta do líder. Van der Zande, que enfrentou uma penalidade de drive-through e uma rodada a duas horas do final, dividiu a vitória com Sébastien Bourdais e Scott Dixon, na última corrida da equipe com o Cadillac na categoria.
Além disso, Nick Tandy conseguiu recuperar a segunda posição, mesmo após ter sido atingido por Philipp Eng, da Team RLL, que sofreu um furo de pneu e uma penalidade de drive-through. Com isso, o Porsche #7 de Nasr e Cameron herdou o terceiro lugar, suficiente para garantir o título de pilotos. Cameron conquistou seu quarto campeonato na IMSA, enquanto Nasr alcançou seu terceiro título, todos na classe de protótipos.
Aliás, a Porsche também levou o título de fabricantes da GTP, com seus quatro 963 completando a prova. O Porsche Penske Motorsport, por sua vez, sagrou-se campeão de equipes.
Outros destaques em Petit Le Mans
O Cadillac da Action Express Racing, que largou da pole, terminou em quinto após enfrentar duas penalidades no início. O Porsche da Proton Competition fechou em sexto, aproveitando os problemas da Wayne Taylor Racing, cujo carro, pilotado por Ricky Taylor, abandonou após uma colisão.
Na classe LMP2, a vitória foi do Oreca #11 da TDS Racing, pilotado por Mikkel Jensen, Steven Thomas e Hunter McElrea. A equipe conquistou sua segunda vitória consecutiva após o triunfo em Indianápolis. Apesar de terminarem em quarto, Tom Dillmann e Nick Boulle garantiram o título da categoria pela Inter Europol by PR1.
A corrida da United Autosports foi marcada por dificuldades, com ambos os carros da equipe abandonando após incidentes.
Por fim, a edição deste ano do Petit Le Mans foi marcada por uma disputa intensa e várias reviravoltas. Coroando a Chip Ganassi Racing na última corrida da temporada e celebrando a conquista histórica da Porsche na GTP.