bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

fiagt-2010-pr-tm-0102 
Bertonili e Bartels na frente.

A prova principal desde final de semana em Paul Ricard foi a FIAGT. Enquanto eu buscava uma imagem que desse uma idéia de como seria aprova esta ai em cima me chamou a atenção. Quando falo que a FIAGT é uma categoria que pode  ser comparada a um elefante branco não falo em vão. Ou melhor, todas as provas que tem a chancela da FIA ou são curtas ou em circuitos ridículos (F1 está ai para provar). A foto acima mostra o vencedor da prova o Maserati MC12 #1 de Andrea Bertolini e Michael Bartels na longa reta Mistral. Até ai tudo bem pois não teria como fazer a volta sem passar por ela. Mais atentem pelos cones bem no meio da reta. Antes que falem que é para ajudar nas ultrapassagens digo que foi um artifício para deixar os carros mais lentos.

Parece que a FIA tem medo que seus preciosos carros quebrem por correm demais, lembrando que no mesmo circuito os carros da ALMS e outras categorias de fórmula usam a reta inteira. Até hoje me espanto os carros que participaram das 24 Horas de LM. Um milagre a FIA ter deixado.

Voltando a corrida. O vencedor foi Maserati #1, seguido pelo Nissan de Krumm e Dumbreck. Fechando o podium outro Maserati com Heger e Margaritis. Foi uma corrida com emoção em seu primeiro momento. Peter Kox começou na frente assim como Hughes também faz uma corrida lançada e supera o #1. Infelizmente os dois pilotos recebem um drive-thru por queimarem a largada.

O brasileiros tiveram desempenhos medianos. Ricardo Zonta e Rafael Daniel com o #25 Lamborghini Murcielago matou a saudade de dirigir carros descentes e acabou em 10º. Bernoldi com problemas ficou apenas na 22º posição. Com a vitória Bartels e Bertolini lideram com 77 pontos seguidos pelo pilotos da Matech Grosjean e Mutsch com 62 pontos.  Olivier Panis também não teve uma boa participação e seu FOD FT acabou em 21º.

A próxima etapa será as 24H de SPA entre os dias 29 de Julho a 01 de Agosto. Abaixo algumas imagens da corrida.

fiagt-2010-pr-tm-0089 
Largada com Lamborghini a frente.

fiagt-2010-pr-tm-0092 
Aston liderando o pelotão

fiagt-2010-pr-tm-0094 Zonta no Lamborghini lado a lado com o Aston

fiagt-2010-pr-tm-0106 Maserati e Bartels e Bertolini sem adversários

fiagt-2010-pr-tm-0053 A prova de que um circuito pode ser reformado sem perder seu charme

fiagt-2010-pr-tm-0054 Os cones estragaram a foto

P. # Pilotos Equipamento L. Dif.
1 1 Bertolini / Bartels Maserati MC12 28 0
2 23 Krumm / Dumbreck Nissan GT – R 28 7.057
3 33 Heger / Margaritis Maserati MC12 28 24.633
4 40 Leinders / Martin Ford GT 28 26.209
5 13 Piccini / Hennerici Corvette Z06 28 29.67
6 11 Hezemans / Maassen Corvette Z06 28 35.824
7 5 Grosjean / Mutsch Ford GT Matech 28 46.178
8 22 Hughes / Campbell-Walter Nissan GT – R 28 54.364
9 9 Makowiecki / Accary Aston Martin DB9 28 56.699
10 25 Zonta / Daniel Lamborghini Murcielago 670 R-S 28 57.226
11 34 Bobbi / Longin Maserati MC12 28 1:04.943
12 38 Schwager / Pastorelli Lamborghini Murcielago 670 R-S 28 1:05.405
13 10 Hirschi / Piccione Aston Martin DB9 28 1:11.342
14 41 Kuppens / Palttala Ford GT 28 1:14.776
15 3 Wendlinger / Moser Nissan GT – R 28 1:17.780
16 7 Turner / Enge Aston Martin DB9 28 1:23.897
17 37 Bouchut / Basseng Lamborghini Murcielago 670 R-S 28 1:26.100
18 24 Kox / Haase Lamborghini Murcielago 670 R-S 28 1:47.230
19 12 Gavin / Kuismanen Corvette Z06 28 1:47.240
20 8 Nygaard / Mücke Aston Martin DB9 28 1:53.704
21 6 Panis / Gachnang Ford GT Matech 17 18:16.470
22 2 Bernoldi / Ramos Maserati MC12 10 39:13.237
23 4 Ara / Nilsson Nissan GT – R 9 40:49.095

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.