Acidentes marcam etapa de Paul Ricard do Michelin Le Mans Cup
O Team Virage, pilotado por Julien Gerbi e Gillian Henrion, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, ampliando sua liderança no campeonato do Michelin Le Mans Cup, no sábado, 15, no circuito de Paul Ricard.
O Ligier #87 da COOL Racing garantiu a segunda posição, chegando 4,9 segundos atrás dos líderes. Além disso, na categoria GT3, o Lamborghini #19 da Leipert Motorsport conquistou a vitória após o Racing Spirit de Leman, enfrentar problemas e cair para o segundo lugar a 15 minutos do final da corrida.
Punição para o #26 da 360 Racing
Patrick Kujala levou o Lamborghini à vitória, terminando 3,2 segundos à frente de Valentin Hasse Clot, que cruzou a linha de chegada sem mais incidentes.
A corrida
Inicialmente, a corrida começou, com dois incidentes separados na curva 1, envolvendo o #68 da M Racing e o Inter Europol #15. A Ferrar #83 da AF Corse e o Porsche da Team Parker Racing, também colidiram devido a essas ocorrências.
Assim, um período de Safety Car foi necessário para limpar os destroços e permitir que a corrida continuasse. Após apenas 5 minutos, a pista foi liberada e a corrida recomeçou. Mais tarde, o carro #83 da Ferrari e o Ligier #68 da Ligier receberam penalidades de drive-through por causarem as colisões.
No início da prova, o Ligier #87 da COOL Racing, pilotado por Adrien Chila, liderava a corrida, seguido pelo MV2S Racing em segundo lugar, e pelo CD Sport #11, em terceiro lugar. No entanto, Arnold Robin, do Racing Spirit de Leman assumiu a liderança, enquanto Gabriel Rindone, da Leipert Motorsport com o Lamborghini #19, e Hiroshi Hamaguchi, da Iron Lynx #63, lutavam pelo segundo e terceiro lugares, respectivamente, à frente do líder do campeonato, Tim Creswick, com o Porsche #86 da HCR.
Calmaria em Paul Ricard
Além disso, após as primeiras movimentações, a corrida se acalmou, com batalhas acontecendo no meio do pelotão, mas as posições na frente permaneceram as mesmas. Durante um período de Full Course Yellow, causado por uma falha de pneu no Inter Europol, a corrida foi temporariamente interrompida para a remoção de detritos na pista.
Após o reinício, o Team Virage #16, pilotado por Julien Gerbi, conseguiu ultrapassar os Ligiers números #11 e #29, subindo para a segunda posição. O #29 saiu da pista brevemente, mas conseguiu retornar, porém, perdendo posições no processo.
Porém, perto da janela de pit stops, o Team Virage Ligier, enfrentou um furo e os destroços do carro causaram mais uma interrupção na corrida. Os competidores aproveitaram a oportunidade para realizar suas trocas de pilotos nos boxes.
A corrida foi reiniciada novamente após apenas 8 minutos, com o COOL Racing ainda na liderança, com Cedric Oltramare ao volante. No entanto, o Team Virage Ligier por Gillian Henrion, estava se aproximando rapidamente.
Gillian Henrion assumiu a liderança e começou a abrir vantagem em relação aos perseguidores. Enquanto isso, Colin Noble, do Team Thor Ligier, avançava rapidamente pelo pelotão, ganhando várias posições atrás do quinto colocado, Kirill Smal, do CD Sport. No entanto, Smal reagiu e colidiu com o carro de Noble, fazendo com que ambos saíssem da pista. Noble conseguiu voltar rapidamente, mas perdeu algumas posições. Smal foi penalizado com um drive-through por causar a colisão.
O Aston Martin #10, agora pilotado por Valentin Hasse Clot, liderava com uma vantagem de mais de cinco segundos sobre o Lamborghini da Iron Lynx pilotado por Vincent Abril, e o Lamborghini da Leipert Motorsport pilotado por Patrick Kujala.
Disputa em todas as posições
Já o Lamborghini #63 recebeu uma penalidade de 1 segundo por não cumprir o tempo mínimo de parada nos boxes, o que permitiu que Kujala assumisse a segunda posição, com Ander Fjordbach, do HCR, em terceiro.
A corrida viu uma intensa disputa entre o DKR Engineering #3, pilotado por James Winslow, e o Nielsen Racing, #7, pilotado por Josh Skelton. No entanto, Skelton teve que fazer uma parada devido a um problema, encerrando a batalha entre os dois. Colin Noble, em uma recuperação impressionante, ultrapassou o Duqueine #3 e conquistou o quarto lugar.
Faltando 15 minutos para o final, ocorreu mais um período de Full Course Yellow devido ao carro número #27 da 24-7 Motorsport, de Louis Hamilton-Smith, ter parado na curva 5. Enquanto os carros diminuíam a velocidade, o Aston Martin #10 também teve problemas de potência. O carro de Hasse Clot parou, ele reiniciou o veículo e voltou à pista, mas o Lamborghini #19 assumiu a liderança da categoria GT3.
Faltando 10 minutos para o fim, a corrida recomeçou. Colin Noble perdeu uma posição para James Winslow no reinício, mas rapidamente recuperou o quarto lugar. O HCR recebeu uma penalidade de drive-through por exceder os limites da pista, enquanto o Lamborghini da Iron Lynx #63 de Vincent Abril, já havia conquistado a posição de Anders Fjordbach.