Toyota arrisca ao alinhar três carros em Le Mans
Uma das novidades este ano em Le Mans, é a adição de um terceiro Toyota. O TS050, também vai estar nas 6 horas de SPA, prova que antecede a principal prova de endurance do mundo.
Nos bastidores, existe uma preocupação, por parte da equipe. Os custos de manufatura deste terceiro LMP, preocupa. O diretor da equipe, Pascal Vasselon trata o assunto com cautela.
“Se tivermos um par de acidentes, por exemplo, estaremos com grandes problemas financeiros e teríamos que fazer uma economia drástica em algum momento”, disse em entrevista ao site Motorsport.com.
O orçamento da equipe não mudou para 2017. O dinheiro “extra” para a construção e desenvolvimento do terceiro carro, veio da economia do programa como um todo. “Tivemos de lidar com a nossa estrutura orçamental – não conseguimos mais orçamento”, explicou.
“Reduzimos alguns itens de desenvolvimento sem prejudicar nossa meta de desempenho e, ao mesmo tempo, assumir alguns riscos financeiros”.
O retrospecto da equipe em 2014, e 2016 foi um dos motivos para alinhar o terceiro LMP. “Se você olhar para os últimos três anos, duas vezes nós estávamos em uma posição de vencer Le Mans e duas vezes nós tivemos exatamente o mesmo cenário com um carro tendo um acidente e uma única questão de confiabilidade”, ele explicou.
“O mesmo cenário duas vezes em três anos empurra você fortemente para ter o terceiro carro.”
A troca do capacitor do sistema híbrido, por baterias, acabou dando estabilidade ao projeto, mostrando ser a opção mais acertada.