Derani e Nasr mais perto da liderança no IMSA

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Pipo Derani e Felipe Nasr conquistaram mais um pódio na temporada 2020 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship. Neste domingo (27), a dupla conquistou o segundo lugar na sexta etapa do campeonato, em Mid-Ohio (EUA).

Foi o quarto pódio seguido de Derani e o do companheiro Felipe Nasr, a bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express Racing. Além de uma vitória em Sebring e do segundo lugar neste domingo, eles também subiram ao pódio em terceiro lugar em Elkhart Lake e Road Atlanta.

Resultado final

Com o resultado, Pipo subiu para a vice-liderança da temporada, a apenas três pontos dos líderes Renger van der Zande e Ryan Briscoe (180 a 177), que ficaram em terceiro em Mid-Ohio. A prova teve a vitória da dupla Helio Castroneves e Ricky Taylor.

Largando da quarta posição, Derani fez uma bela manobra para logo na largada assegurar a segunda posição, onde permaneceu por 45 voltas. O piloto se manteve bem próximo da liderança e assumiu a ponta na volta 46, após o Acura #6 sair da pista na curva 5.

Na frente do pelotão, o brasileiro conseguiu abrir uma boa vantagem, até parar na volta 61 para reabastecimento e trocas de pneus e piloto, quando Nasr assumiu o Cadillac. Os rivais, no entanto, acabaram levando a melhor no pit stop.

“Todos no #31 Whelen Engineering Cadillac fizeram um grande trabalho hoje”, comentou Derani. “Larguei em quarto e, com uma manobra muito boa, imediatamente pulei para segundo. Um pouco mais tarde, assumi a ponta, quando o (Juan Pablo) Montoya cometeu em erro. Infelizmente, acabamos perdendo a liderança no pit stop”, lembrou.

“Mas a equipe fez um trabalho fantástico. Conseguimos tirar alguns pontos dos líderes do campeonato e agora estou só três pontos atrás”, enfatizou o brasileiro, de 26 anos.

“Foi o quarto pódio seguido para a Whelen Engineering Cadillac, o que é muito positivo. Acredito que fizemos o melhor que poderíamos hoje. O Felipe também fez um trabalho fantástico no final, pressionando o carro #7 ao máximo. Chegamos bem perto da vitória. Agora é focar na próxima”, completou Derani, que no ano passado foi vice-campeão geral e conquistou o título do Campeonato Norte-americano de Endurance (que inclui as quatro provas longas do IMSA).

A próxima etapa da temporada acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro, com a disputa das 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta.

Bruno Senna: “A corrida será outro esquema”

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 Com Bruno Senna no cockpit do protótipo Oreca-Gibson da divisão LMP1, a Rebellion Racing vai largar num pouco provável segundo lugar das 24 Horas de Le Mans, a tradicional prova de resistência válida pela 7ª e penúltima etapa da temporada 2019/2020 do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. A largada está marcada para as 9h30 (Brasília) deste sábado e as quatro primeiras horas terão transmissão ao vivo pelo Fox Sports.

O norte-americano Gustavo Menezes foi o piloto escalado pelo time suíço para o novo formato de definição do grid – Hiperpole – e brilhou ao se colocar entre os dois carros da casa japonesa, perdendo para Kamui Kobayashi por somente cinco décimos de segundo. “Foi muito bom hoje. Estamos surpresos de bater uma Toyota, que em termos de ritmo máximo ainda tem vantagem. Gustavo fez uma supervolta no qualifying e provavelmente também estamos com um pouquinho mais de tempo no carro. Para nós, estar ali já é mais do que bom”, comentou Bruno.

Superpole

As posições de largada podem ser pouco relevantes numa maratona de 24 horas, normalmente marcada por mudanças nas condições climáticas, acidentes e quebras mecânicas, mas no caso da Rebellion qualquer vantagem poderá ajudar na árdua missão de superar a Toyota. “A corrida será outro esquema. A Toyota tem uma grande superioridade no tráfego. Ganhar é difícil, sabemos, mas vamos fazer o possível. Eu largo e quero tentar passar a Toyota na primeira volta e pelo menos tentar atrasá-los um pouco”, adiantou. A possibilidade de chuva preocupa. “Aí as coisas complicariam bastante para nós, já que nossa performance no molhado não tem sido boa.”

Bruno ocupa a terceira colocação na classificação de pilotos, com 109 pontos – 28 atrás dos líderes Kobayashi, Jose Marias Lopez e Mike Conway. Como a pontuação em Le Mans é dobrada – o ganhador levará 50 pontos -, Bruno tem chances de ao menos reduzir a diferença com uma terceira vitória no calendário e levar a definição para novembro no Bahrein. Campeão da LMP2 em 2017, Bruno é o único piloto na história do Mundial de Endurance de ter saído na pole, vencido e estabelecido a melhor volta nas quatro divisões do campeonato.

Chuva e mais corrida a noite animam Bruno Senna sobre as 24 Horas de Le Mans

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Uma corrida “estranha”, sem público, fora de sua época tradicional e com uma noite mais longa. Todas as particularidades da edição-2020 das 24 Horas de Le Mans estão postas para Bruno Senna, que tem na pontuação dobrada da prova em relação às etapas anteriores uma chance de subir na classificação e se manter na luta pelo título da classe LMP1 do Mundial de Endurance – Fia WEC. A prova, afetada pela pandemia do novo coronavírus e transferida de sua data original do meio de junho, será realizada neste sábado e valerá como penúltima do calendário.

Bruno ocupa a terceira posição na classificação de pilotos, com 109 pontos contra 137 dos líderes Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Mike Conway. O vencedor, no entanto, somará 50 pontos contra os 25 das provas de seis e oito horas, o que abre a possibilidade de o brasileiro adiar a definição para o Bahrein em dezembro. “Será uma experiência completamente diferente correr sem público em Le Mans. Não será a mesma coisa sem todo aquele pessoal torcendo”, admite. Mas uma dificuldade já é bem conhecida. “A Toyota estará muito forte e um será outra vez adversário muito complicado para nós da Rebellion”, observou.

Vencedor de duas etapas até agora, Bruno disse que o adiamento da corrida para o final do verão trouxe novas preocupações para as equipes. “Le Mans é sempre imprevisível, mas setembro traz sempre a chance de chuva e mudanças na temperatura, provavelmente mais fria. Além disso, a parte noturna aumentará bastante. Antes, era até bem curtinha, entre cinco e seis horas, mas agora esse número poderá subir para nove”, projetou o brasileiro, que tem o francês Norman Nato e o norte-americanoi Gustavo Menezes como companheiros de equipe.

A expectativa da Rebellion é que o carro da equipe consiga manter-se na pista em turnos de 11 voltas antes das paradas para reabastecimento.  “Assim, vai dar para nos aproximar e travar uma briga boa com a Toyota. O problema é se chover. Nosso carro está sofrendo muito na chuva, embora tenhamos aprendido muito em Spa, onde nossa perda de performance no molhado foi evidente. De qualquer forma, vamos ter de trabalhar muito mais se quisermos elevar nosso rendimento nessas condições”, avisou Bruno.

Depois dos habituais compromissos promocionais de um dos eventos mais conhecidos do automobilismo mundial, as atividades de pista serão abertas na quinta-feira com três treinos livres e uma tomada classificatória. A sexta-feira está reservada para novo ensaio e a definição do grid na hyperpole. A largada será autorizada às 9h30 (Brasília) de sábado.

Toyota mais pesada para Le Mans

 

 

Alpine competirá na classe LMP1 do WEC

Marca também estará na F1. (Foto: Divulgação)

A Alpine confirmou nesta segunda-feira, 14, que estará competindo na classe LMP1 do Mundial de Endurance na temporada 2021. O anúncio foi feito através das redes sociais da marca, que é de propriedade da Renault.

A equipe passe a se chamar Alpine Endurance Team. Atualmente compete na classe LMP2 do WEC. Competindo em provas de Endurance desde 2013, a equipe francesa Signatech Alpine conquistou dois títulos europeus, dois títulos mundiais e obteve três vitórias na classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans.

A Alpine Endurance Team irá revelar seu protótipo LMP1, cores e linha de pilotos nos próximos meses, antes de iniciar seu programa de testes.

“O retorno à resistência em 2013 marcou o início de uma aventura de longo prazo. Após oito anos de sucesso contra algumas das melhores equipes do mundo, é hora de dar um novo passo, desafiando os construtores na categoria principal, como também faremos na F1”, disse Patrick Marinoff, Diretor Executivo da Alpine

Gérard Neveu, CEO do WEC também se mostrou entusiasmado com mais uma equipe na classe LMP1: “O anúncio da Alpine hoje é uma ótima notícia para o WEC e para as 24 Horas de Le Mans. Gostaria de dar as boas-vindas à Alpine à categoria principal de corridas de endurance, onde podem lutar por vitórias no geral”, concluiu.  

Road to Le Mans: Trinta e quatro carros confirmados

Prova terá duas baterias. (Foto: Divulgação)

A ACO divulgou nesta quinta-feira, 10, a lista de inscritos para o Road to Le Mans, principal prova do Le Mans Cup e preliminar das 24 Horas, que acontece entre os dias 19 e 20 de setembro.

Serão 11 carros inscritos na classe GT3 e 23 protótipos LMP3. A maioria dos carros inscritos na classe são modelos Ferrari 488 GT3. Porsche 911 GT3-R e Lamborghini Huracan GT3, estarão presentes.

Lista de inscritos

Na classe LMP3 os protótipos Ligier JS P320 são maioria no grid com 15 inscritos, contra oito Duqueine M30. O Brasil será representado pelo piloto Daniel Schneider que fará dupla com o britânico Andrew Meyrick, no Ligier #24 da United Motorsports. 

O Road to Le Mans será na quinta-feira, 17,com duas sessões de treinos livres. A qualificação e a primeira corrida de 55 minutos serão na sexta-feira 18, com a corrida dois no sábado, 19 de setembro, às 11h15 ( horário local), pouco mais de três horas antes do início da 88ª edição das 24 Horas de Le Mans.

Toyota mais pesada para Le Mans

(Foto: Divulgação Toyota)

A FIA divulgou nesta quarta-feira, 09, o EoT da classe LMP1 do Mundial de Endurance. Como era esperado, os carros da equipe Toyota, terão um aumento em seu peso mínimo.

O TS050  será sete quilos mais pesado do que no ano passado, quando Sebastien Buemi, Fernando Alonso e Kazuki Nakajima venceram a corrida pela segunda vez consecutiva.

O novo peso mínimo ficou em 895 kg. O número é 37 kg mais leve atualmente em vigor no WEC. O handicaps, regulamente que serve de base para o EoT da classe, não será aplicado em Sarthe. Os demais protótipos da classe LMP1 não sofreram ajustes de peso; apenas em níveis de combustível e no restritor de ar.

A Rebellion Racing e a ByKolles Racing utilizam motores Gibson V8 aspirados enquanto a o Ginetta doTeam LNT usa um motor AER turbo.A quantidade de gasolina para os não híbridos por restrição passou de 50,8 kg para 55,4 kg, marcando um aumento de 4,4 kg desde 2019.O Ginetta, que é o único LMP1 com turbocompressor inscrito neste ano, recebeu 52,8 kg de combustível por temporada.

EoT LMP1

BoP GTE

Procedimentos para abastecimento

O diâmetro dos restritores de ar nos carros Rebellion e ByKolles aumentou 1,8 mm, de 22,3 mm  para 24,1 mm desta vez, enquanto o equivalente do Ginetta operará a 23,5 mm.

Nenhuma alteração foi feita para o fluxo máximo de gasolina durante o reabastecimento, que é fixado em 115 kg / hora para os não híbridos e 80 kg / hora para os Toyotas.

A quantidade máxima de energia de gasolina que pode ser gasta em uma volta, que é ilimitada para não híbridos e definida em 124,9 MJ. 

BoP para as classes GTE

A FIA também alterou o BoP das classes GT.  Aston Martin Vantage GTE e Ferrari 488 GTE Evo permanecendo mantiveram  os mesmos pesos mínimos de 1246 kg e 1279 kg, respectivamente da edição 2019 da prova.

No entanto, o Aston recebeu um pequeno aumento no turbo em todos os níveis de RPM em comparação com sua configuração na corrida de 2019, juntamente com um aumento de 1 litro na capacidade de combustível.

O Porsche 911 RSR-19, que fará sua estreia em Le Mans, tem peso mínimo de 1.286 kg com restritor de ar de 30,0 mm.É um aumento de 20 kg e uma redução de 0,3 mm na potência em comparação com o Porsche da geração anterior, mas é semelhante em peso e potência utilizados no WEC.

A classe GTE-Am vê um aumento de 10 kg no peso mínimo para Porsche, Ferrari e o Aston Martin.O lastro, introduzido no início da temporada 2019-20, não se aplica em Le Mans.

Novo método de reabastecimento

Para este ano, novos procedimentos de reabastecimento serão entrarão em vigor. O tempo mínimo de reabastecimento para menos de 14 voltas com combustível total para a GTE-Pro será de 35 segundos e 42 segundos. para a GTE-Am.

Penske vence as 6 horas de Road Atlanta

Dobradinha da Penske durou até os momentos finais. (Foto: Divulgação)

A equipe Penske venceu na tarde deste sábado, 5, as 6 Horas de Road Atlanta, válidas pela  IMSA.  Helio Castroneves e Ricky Taylor conquistaram a vitória para o Acura #6; a segunda consecutiva para a equipe Penske. A dobradinha era certa, já que a prova era liderada pelo Acura #7, pilotado por Juan Pablo Montoya, mas o colombiano foi atingido por Toni Vilander, que perdeu o controle da Ferrari  #63 da Scuderia Corsa, quando foi tocado por Ryan Briscoe no Cadillac #10 da Wayne Taylor Racing.

Na segunda posição o  Mazda #55 RT24-P pilotado por de Harry Tincknell, Jonathan Bomarito e Ryan Hunter-Reay. O acidente deixou o terceiro lugar ao Cadillac #5 da JDC-Miller Motorsports de Tristan Vautier, que perdeu a posição do pódio para  Felipe Nasr, na última volta. 

Resultado final da prova

O brasileiro recebeu um drive-through depois que Nasr, tocou o Lamborghini #44 da GRT Magnus Racing com menos de duas horas para o fim. A penalidade dada para Briscoe, levou o #10  para um quinto lugar, enquanto o Mazda #77 teve problemas no freio.  

Na classe GTLM, a vitória ficou com a  BMW #25 de Connor De Phillippi e Bruno Spengler. Foi a segunda vitória do fabricante na temporada. De Philippi assumiu a liderança da classe após a rodada final de pit stops após uma corrida em que o Porsche #911 pilotado por Nick Tandy, que ficando com o quarto lugar.

O Corvette C8.R #4 de Tommy Milner e Oliver Gavin terminou em segundo na classe, à frente do BMW #24 de Jesse Krohn e John Edwards, que completou o pódio em terceiro.

Os atuais campeões da classe Earl Bamber e Laurens Vanthoor tiveram uma corrida apática, com problemas no freio do #912.

O Porsche #911 de Nick Tandy e Fred Makowiecki chegaram em quarto. O Corvette #3 ficou com o quinto lugar da classe.  A Meyer Shank Racing venceu na classe GTD com o #86 Mario Farnbacher. Em segundo o Lamborghini #48 da Paul Miller Racing de Bryan Seller. Sellers perdeu a liderança na penúltima rodada de paradas.

O Porsche #16 da Wright Motorsports de Patrick Long, Ryan Hardwick e Jan Heylen, entretanto, completou o pódio da classe em terceiro. Na classe LMP2 a vitória #52 da PR1/Mathiasen Motorsports de Simon Trummer, Patrick Kelly.

 

Sigma com dois protótipos para Curitiba

(Foto: Willian Inacio)

Uma das expoentes da nova geração de carros nacionais produzidos especialmente para competições, a equipe Sigma P1 chega a Curitiba para a segunda etapa do Império Endurance Brasil, neste fim de semana, focada em repetir o sucesso obtido no circuito em 2019. Na temporada passada, o autódromo na capital paranaense sediou o encerramento do campeonato, com uma prova de seis horas, duas horas a mais do que a duração da corrida deste sábado (5). E a escuderia do carro de mesmo nome foi o melhor protótipo da prova, atrás apenas dos poderosos GTs vindos da Europa e à frente de todos os fortíssimos modelos AJR, mesmo tendo competido por uma categoria inferior.

Para repetir o desempenho, a Sigma P1 vai encarar a rodada curitibana em duas frentes: além do mesmo carro que venceu entre os carros específicos de competição em 2019, com motor Audi V8 turbo, da categoria P2, o time de origem gaúcha terá um novo bólido, desenvolvido para a P1, principal classe entre os protótipos. Um projeto ousado: o motor, de quatro cilindros e com cabeçote das motocicletas Hayabusa, foi construído pela própria Sigma em sua sede, em Araricá (RS), bem como o câmbio do veículo. A estreia do novo e avançado modelo estava prevista para a abertura do campeonato, em Interlagos, no início de agosto, mas foi suspensa em função de atrasos no desenvolvimento do carro, ocasionados pela pandemia da covid-19.

No fim de semana, ao longo das quatro horas de prova, os pilotos Jindra Kraucher e Aldo Piedade Jr. estarão presentes na tripulação dos dois carros. No novo modelo, da categoria P1, eles terão a companhia de Fábio Fogaça, piloto que compete regularmente na Copa Truck. No carro vitorioso na prova de 2019, quem completa o time é o experiente Ney Faustini, ex-Stock Car. “Nós fizemos dois dias de treino no Velopark na semana retrasada. Deu pra fazer evoluir bastante o carro da P1. É um carro que precisa de bastante quilometragem, é uma tecnologia toda nova”, diz Kraucher, confiante na evolução do equipamento e em, desta vez, alinhar a equipe completa no grid de largada. “A gente espera ir com os dois carros e terminar bem”, completa.

Para o engenheiro Pedro Fetter, um dos projetistas do carro ao lado do também engenheiro Evandro Flesch, a prova em Curitiba será mais sólida para a equipe Sigma P1 do que a etapa paulista. “Tínhamos montado o P2 às pressas para a corrida de Interlagos, então tivemos um monte de probleminhas durante a corrida. Acho que teremos uma corrida limpa”, analisa Fetter, ainda cauteloso quanto aos resultados que podem ser colhidos por sua mais nova criação. “O P1 é bastante experimental. Por mais que a gente tenha treinado, ainda é muito cedo para dizer se a gente vai conseguir ter um desempenho legal. Mas tem que dar a cara a tapa”, compara.

As Quatro Horas de Curitiba, segunda etapa da temporada 2020 do Império Endurance Brasil, acontece neste sábado. A largada está marcada para as 11h30 e a prova será transmitida ao vivo, na íntegra, pelo canal Sportv pela televisão e no canal oficial do Império Endurance no YouTube.

Ricardo Zonta confirmado nas Quatro Horas de Curitiba

Ricardo Zonta é uma das novidades do grid. (Divulgação)

O bicampeão da Corrida do Milhão da Stock Car está confirmado no grid das Quatro Horas de Curitiba, prova que acontece neste sábado e é válida pela segunda etapa do Império Endurance Brasil. Ricardo Zonta, que no último dia 23 de agosto se sagrou vencedor da prova mais baldada da Stock Car pela segunda vez, vai competir na sua cidade natal a bordo de uma Mercedes AMG GT3 em parceria com o ex-Stock Car Xandinho Negrão.

“Fiquei muito feliz pelo convite do Xandinho para competir nesta prova e para mim será um prazer imenso participar desta disputa. A Mercedes é um carro fantástico de se guiar. Estou vivendo um grande momento na minha carreira, embalado pela liderança da Stock Car e por duas vitórias importantes na temporada, e espero trazer esta boa fase aqui para o Império Endurance Brasil, que está com um grid fantástico”, afirmou o ex-F1.

Em sua terra natal, o piloto paranaense se une a outros grandes nomes da Stock Car que estão confirmados na disputa das Quatro Horas de Curitiba. Entre eles estão Nelsinho Piquet, Átila Abreu, Ricardo Maurício, Júlio Campos, Lucas Foresti, Guilherme Salas e Rafael Suzuki. 

Com Ricardo Zonta ao seu lado, Xandinho vai buscar sua primeira vitória no ano. “Estamos confiantes de que vamos brigar pela vitória neste final de semana. Em Interlagos, até pelas penalizasses que sofremos por contar com dois pilotos profissionais, não foi possível acompanhar o ritmo da Porsche, mas vamos buscar dar o troco neste final de semana aqui nas Quatro Horas de Curitiba”, disse o piloto que foi segundo colocado na abertura do campeonato correndo ao lado de André Negrão.

As Quatro Horas de Curitiba, prova válida pela  segunda etapa do Império Endurance Brasil 2020, acontece neste sábado. A largada está marcada para as 11h30 e a prova será transmitida ao vivo, na íntegra, pelo Sportv e pelo canal do Império Endurance Brasil no Youtube. 

Caio Castro competirá na Porsche Cup

Piloto tem mais de 10 anos de experiência nas pistas. (Foto: Divulgação)

O ator Caio Castro é o mais novo piloto da Porsche Cup. O anúncio foi feito por Caio Castro e Dener Pires, promotor da Porsche Cup, durante coletiva de imprensa virtual realizada na tarde desta quinta-feira. Caio vai disputar o campeonato de Sprint do próximo ano, marcando sua estreia nas competições com os carros de corrida mais produzidos no planeta. No Sprint, serão 12 corridas, cada uma com 25 minutos cada e com Caio pilotando o carro sozinho. Há ainda a possibilidade do Caio competir no Endurance, corridas de longa duração, com distância total de 300km ou 500km, com pilotos correndo em duplas ou trios que se revezam no mesmo carro, sendo três provas no ano.

Caio pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais, acumulando muita quilometragem e conquistas no esporte. Só em 2017, correu em provas como Copa São Paulo, 500 Milhas, e Chandon – onde também esteve competindo Fernando Alonso e o seu companheiro de equipe da McLaren na época. Ano passado, participou do desafio das estrelas no qual correu com pilotos de diversas categorias F1, Fórmula Indy, Stock Car. Neste ano, voltou a correr o Campeonato Paulista de Kart e estreou com vitória alcançando o primeiro lugar da primeira etapa da competição.

Seu primeiro contato com o equipamento da Porsche Cup aconteceu no mês de agosto, em teste promovido pela categoria. Na ocasião, Caio Castro teve a degustação do carro da classe GT3 Cup supervisionada pelo estafe de engenharia da categoria. A análise da telemetria indicou números surpreendentes, considerando o contato inicial do piloto com um carro de 450 HP. Isso credenciou Caio a realizar durante a temporada 2020 o programa de desenvolvimento em pilotagem oferecido pela Porsche Cup.

“Eu sou um apaixonado por automobilismo e corro há tanto tempo, já passei por tantas competições, e agora ser um piloto da Porsche Cup é incrível e uma motivação e tanto. Eu estou realmente muito feliz e animado para mais esse desafio na minha carreira de piloto’’, revela Caio Castro.

Periodicamente, normalmente em datas coincidentes com as das etapas regulares do campeonato, Caio vai participar de clínicas de pilotagem e treinos opcionais com os pilotos consultores da categoria. O objetivo é acumular quilometragem, conhecer as pistas do campeonato e aprimorar seu repertório com os carros da categoria – para que esteja 100% afiado na pilotagem e adaptado ao equipamento na data da estreia em 2021.

“Caio Castro tem muita quilometragem acumulada nos karts e compartilha conosco a paixão pelo esporte a motor. É por isso que está aqui hoje. Caio fez um teste com nossos carros e foi muito bem em seu contato inicial com o Porsche. Além de mostrar uma abordagem extremamente profissional desde a chegada ao autódromo e interação com nossos mecânicos e engenheiros, teve um belo desempenho. Os números da telemetria de seu carro mostram que tem potencial para fazer uma trajetória vitoriosa com o Porsche de competição. Em 2020 ele vai passar por nosso programa de desenvolvimento, para chegar apto a competir em sua corrida de estreia”, reforça Dener Pires, promotor da Porsche Cup.

A estreia do Caio na competição Porsche Cup está prevista para acontecer no início de 2021. Até lá, o piloto vai passar pelo programa de desenvolvimento da categoria.