Christina Nielsen substituiu Jackie Heinricher para Daytona

(Foto: Divulgação)

Bicampeão da IMSA, Christina Nielsen, vai disputar as 24 Horas de Daytona no Acura #57 da equipe Meyer Shank Racing. Ela substitui Jackie Heinricher, que sofreu uma lesão nas costas, não se recuperando a tempo da prova.

Ela será companheira de Katherine Legge, Bia Figueiredo e Simona De Silvestro. Em nota, a equipe confirmou a decisão de Jackie, que vai estar nos boxes liderando o time.

“É ótimo ter outro piloto talentoso e experiente para se juntar ao esforço da Heinricher Racing / MSR Caterpillar, por isso temos a sorte de poder trazer Christina a bordo”, disse Heinricher.

“Ela é muito talentosa e conquistou enorme sucesso em sua carreira jovem e será uma ótima opção para a equipe. Foi uma decisão difícil, mas é o melhor para mim, os pilotos e a equipe. Eu estarei lá com todo mundo e pronta para voltar ao carro pelo resto da temporada.”

Christina estava sem equipe para 2019, depois que a Wright Motorsports não conseguiu dinheiro, para competir com seu Porsche na classe GTD. Ela conquistou quatro vitórias na classe e 19 pódios nas últimas três temporadas da IMSA.

“Todo o programa que Jackie montou é uma ótima iniciativa e algo que eu estou muito animada em fazer parte”, disse Nielsen. “É incrível o que ela fez com a Caterpillar e as outras meninas. Mike Shank é uma lenda no paddock e eu tive o prazer de correr contra ele por muitos anos.”

“Ele dirige um programa muito profissional e mostrou sua força em 2018. A MSR é uma equipe com a qual você quer estar e sou grata pela oportunidade. ”

IMSA divulga lista de inscritos para o Roar

(Foto: Divulgação)

A IMSA divulgou nesta sexta-feira, 21, a lista de inscritos para os testes oficiais para as 24 Horas de Daytona, o Roar, que acontece entre os dias quatro e seis de janeiro, em Daytona.

Serão 47 inscritos, sendo 37 confirmados para a temporada 2019 do IMSA, WeatherTech Sportscar Championship. A lista com o nome dos pilotos será divulgada no dia dois de janeiro.

A lista contempla 11 protótipos DPi e quatro LMP2 que terão uma classe própria, na próxima temporada. A classe GTLM terá nove carros, Corvette, BMW, Ford, Porsche e Ferrari. Já na classe GTD, serão 23 carros de oito fabricantes.

Não são esperadas equipes adicionais nas 24 Horas de Daytona, que serão realizadas entre os dias 26 e 27 de janeiro.

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Protótipos DPi começam a temporada 2019 da IMSA mais rápidos

LMP2 ficaram 10 quilos mais pesados. (Foto: Divulgação IMSA)

A IMSA divulgou nesta sexta-feira, 21, o primeiro BoP para a temporada 2019 da IMSA, que será posto em prática nos testes oficiais o “Roar” em Daytona, no próximo mês. Todas as classes tiveram alterações. O destaque é para o aumento de potência dos protótipos DPi e aumento de peso para os LMP2.

Em comparação com a temporada 2018, os DPi serão mais rápidos, as alterações são válidas para os quatro fabricantes que estão participando da série. Ajustes de turbo e um restritor maior de no Cadillac DPi-VR. O Cadillac RT24-P terá sua faixa e RPM aumentada.

O protótipo japonês também vai competir no próximo ano com um motor atualizado, e novidades aerodinâmicas. Já os protótipos LMP2 ficaram mais lentos, ficando 10 quilos mais pesados e com um redução na faixa de RPM.

Na classe GTLM e GTD, apenas o Corvette C7.R e o Mercedes-AMG GT3, terão a mesma configuração do início da temporada deste ano. O BoP é válido apenas para o Roar. As 24 Horas de Daytona acontecem entre os dias 26 e 27 de janeiro.

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Sigma P1 busca protagonismo em 2019

(Foto: Divulgação)

O protótipo Sigma P1, pilotado pelo paulista Jindra Kraucher e pelo gaúcho Felipe Bertuol, irá passar por novas mudanças visando a temporada 2019. Peso, novo conjunto de asas e simulações de fluidodinâmica serão modificados e estudados para trazer mais desenvolvimento para o carro. 

O projeto, dos engenheiros Evandro Flesch e Pedro Fetter foi fabricado em Araricá, no Rio Grande do Sul, conta com motor Audi 8 cilindros turbo de 600 HP preparado por José Staudt.  “Não participamos das últimas duas etapas, pois decidimos modificar o carro visando o campeonato 2019. O objetivo é acompanhar o ritmo dos ponteiros sem apelar para maior pressão de turbo no motor”, explicou o engenheiro Pedro Fetter.

O protótipo que começou a ser desenhado em 2014, com conceito da LMP1, teve a proposta inicial sem utilizar câmbio, mas foi repensado para estrear na etapa da Endurance Brasil em Santa Cruz do Sul, onde fecharam a prova com a sexta posição na categoria P1 e na décima oitava colocação na geral.

A prova trouxe informações importantes para a equipe. “Estamos fazendo um novo conjunto de asas dianteira e traseira e aliviando peso do carro para melhorar a durabilidade dos pneus e reduzir o consumo de combustível em regime de prova e só voltaremos aos testes no início do ano que vem”, ressaltou ainda Fetter.

Para o desenvolvimento do carro, a Sigma ainda conta com um servidor próprio de altíssimo desempenho para simulações de fluidodinâmica computacional, onde a equipe conta com grande experiência no uso desta ferramenta de projeto.

O campeonato ainda não tem calendário definido. A Equipe Sigma tem apoio da Fueltech – Empresa de alta tecnologia em sistema de injeções eletrônicas programáveis.

Asian LMS terá duas gerações de protótipos na próxima temporada

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A Asian LMS contará com duas gerações de protótipos LMP2 para a temporada 2019/20. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 17. Utilizando Ligier JS P2, Oreca 05, e BR Engineering BR01, equipes podem inscrever estes modelos na classe LMP2 Am.

Na atual temporada a média de protótipos é de sete a oito carros, demonstrando que existe “mercado” para os modelos antigos. “Dois anos atrás, foi anunciado que, como parte da evolução natural da categoria LMP2, os carros LMP2 de última geração serão elegíveis para a corrida na Asian Le Mans Series 2019/20”, disse o comunicado da categoria.

“Isso não significará o fim dos carros da geração mais antiga da Série. Os carros da geração mais antiga continuarão a ser elegíveis dentro da Série, no entanto, a partir da temporada 2019/20, eles estarão limitados apenas à classe LMP2 Am Trophy.”

“A decisão foi tomada depois de uma estreita consulta com as equipes, que provou que havia demanda para os carros LMP2 antigos e de nova geração a serem executados na Série. As equipes apoiam unanimemente a decisão como o caminho certo para a série.”

Como é atualmente o caso, ambas as inscrições vencedoras em LMP2 e LMP2 Am no final da temporada receberão convites automáticos para as 24 Horas de Le Mans em 2020.

Neel Jani é o primeiro piloto da Porsche na Fórmula E

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A Porsche anunciou nesta sexta-feira, 14, que Neel Jani será um dos pilotos da marca na Fórmula E. O suíço é piloto da marca desde 2013, quando iniciou ao volante do Porsche 919 hybrid, vencendo em Le Mans e conquistando o título de pilotos no WEC.  Entre 2014 e o final de 2017, venceu quatro corridas na classe e conquistou nove pole positions e quatro voltas mais rápidas. Em 2018 ele quebrou o recorde da pista em Spa-Francorchamps (BE com o 919 Evo Hybrid. Jani começou sua carreira em monopostos, subindo para a Fórmula 1 como piloto de testes.

Os testes em pista irão começar no início de 2019. “Sem dúvida, Neel é o homem certo para o nosso programa”, diz Fritz Enzinger, Vice-Presidente da Porsche Motorsport. “Ele tem velocidade e uma enorme experiência em monopostos. Ele já em Weissach como um piloto de desenvolvimento.”

“Estou muito ansioso para a nova tarefa”, comemora Jani. “Ser parte de um novo programa da Porsche Motorsport, pela segunda vez, desde o início, significa muito para mim. Os desafios técnicos e de condução são enormes e nossos adversários tem uma vantagem significativa. Há muito trabalho pela frente e eu não posso esperar para iniciar”, disse.  

Graças ao lançamento do novo carro Gen2 e baterias de maior capacidade, não será mais necessário a troca de carros entre uma bateria e outra. Enquanto o veículo e unidade de bateria são padronizados para todas as equipes, todos os componentes de powertrain são desenvolvidos individualmente pela Porsche. Estes elementos incluem o motor eléctrico, o inversor, caixa de velocidades, diferencial, veios de transmissão, os componentes da estrutura e de suspensão ligados ao eixo traseiro, bem como o sistema de arrefecimento e ECU.

Lucas Kohl disputa as 12 Horas de Tarumã pela MCR Tubarão

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As 12 Horas de Tarumã serão disputadas neste final de semana no Rio Grande do Sul e uma das principais concorrentes ao título da prova é a equipe MCR Tubarão, que terá três pilotos no grid: Lucas Kohl, Hardy Kohl e Marcelo Vianna. Terceiro colocado nesta temporada da USF2000, categoria de entrada do Mazda Road to Indy, Lucas pretende disputar a Indy Lights em 2019 e vê a prova deste final de semana como uma boa maneira de se manter em forma para o seu próximo desafio no automobilismo norte-americano.

“Estou muito feliz de voltar a correr em Tarumã, a pista em que guiei pela primeira vez um carro de corrida. Vou dividir o protótipo com o meu pai e a última vez em que corremos juntos foi em 2016. A expectativa é muito boa e pretendo me adaptar rapidamente com o carro e com a pista. Nosso objetivo é brigar pela vitória na nossa categoria e quem sabe ficar dentro do top-10 ou até no top-5 da classificação geral”, diz Lucas, que conquistou quatro pódios em 2018 na USF2000.

A equipe MCR Tubarão é a atual campeã das 12 Horas de Tarumã e já conquistou outros três títulos (1992, 2010 e 2011) dessa que é uma das mais tradicionais provas de endurance do automobilismo gaúcho. A edição de 2018 será a 38ª da história.

“É uma corrida muito importante para o Rio Grande do Sul e a equipe MCR Tubarão tem bastante história nesse campeonato. Eu cresci vendo essa equipe vencendo, então será bem especial fazer essa corrida. Nosso objetivo é conseguir ser regular durante a prova inteira, isso é até mais importante que a posição de largada”, diz Lucas, que foi o terceiro colocado na temporada do Endurance Brasil em 2015.

O treino classificatório para as 12 Horas de Tarumã será às 18h30 desta sexta-feira (14). A largada da prova de longa duração será meia-noite, na madrugada de sábado (15) para domingo (16).

Programação completa das 12 Horas de Tarumã:

14/12 – SEXTA-FEIRA 
16h às 18h – Treino Livre 1
18h30 às 20h20 – Classificatório – Dividido em grupos definidos pelos comissários
21h30 às 1h – Treino Livre 2

*Horários sujeito a alterações após verificação da posição solar na semana da corrida

Algarve Pro Racing vence em Fuji pelo Asian LMS

(Foto: Divulgação)

Os pilotos Andrea Pizzitola e Harrison Newey venceram na madrugada deste domingo,09, a segunda etapa do Asian Le Mans Series, no circuito de Fuji, no Japão. Pizzitola com o Ligier #24 da Algarve Pro Racing, segurou Paul di Resta com o Ligier da United Autosport na segunda posição, após a intervenção de um safety car na última hora da prova.

A chuva apareceu durante a prova, obrigando pilotos e equipes guiarem com cuidado. No final a diferença dos dois primeiros colocados foi de 16.422 segundos. Newey ultrapassou Hanson que largou na pole, liderando o grupo até a primeira rodada de pits, por conta da chuva, obrigando todos a irem para os boxes.

Com a parada, o Ligier #22 da United recuperou a liderança da prova, perdendo na terceira hora. A estratégia de substituir os pneus de chuva por slicks antes dos rivais foi crucial. Mesmo após a saída do SC, por conta de um acidente envolvendo o protótipo LMP3 da equipe Eurasia Motorsports, Di Resta não conseguiu recuperar o Ligier #22.

A ARC Bratislava terminou em terceiro na classe com os pilotos, Matthieu Lahayne e François Hériau. Na quinta posição o #23 da United Autosports. O Ligier #8 da equipe Spirit of Race de Alexander West, Côme Ledogar e Pipo Derani, terminou em sexto. 

United Autosports vence na classe LMP3. (Foto: Divulgação)

Na classe LMP3, a United Autosports venceu a batalha contra a Inter Europol Competition. Jakub Smiechowski no #13, liderou até a segunda hora, antes de passar o volante do protótipo para

Hippe não conseguiu segurar Kay van Berlo com o #3 da United. Esta foi a primeira vitória na classe do carro inglês. Berlo teve a companhia de Matt Bell e Christian England.

A Car Guy Racing ampliou sua liderança no campeonato GT com uma segunda vitória consecutiva para James Calado, Kei Cozzolino e Takeshi Kimura.O piloto de fábrica da Ferrari, Calado, foi o responsável por encerrar a corrida, com uma vantagem de uma volta sobre a Ferrari da Spirit of Race .

Alessandro Pier Guidi, Francesco Piovanetti e Oswaldo Negri Jr. chegaram à frente dos dois Audi R8 LMS GT3s da Tianshi Racing Team, que lideraram no início da prova, mas se perderam pelo caminho.

A terceira etapa acontece em Buriram, na Tailândia, entre os dias 10 a 12 de janeiro de 2019.

 

[pdf-embedder url=”https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Resultado-4-Horas-de-Fuji-Asian-LMS.pdf” title=”Resultado 4 Horas de Fuji Asian LMS”]

 

United Autosports marca pole em Fuji no Asian Le Mans Series

(Foto: Divulgação)

O Ligier #2 da United Autosports vai largar na frente, na segunda etapa do Asian Le Mans Series que será disputada neste domingo, 09, no circuito de Fuji, no Japão. Phil Hanson foi o responsável por marcar 1:31.685. Ele ficou 0,335 segundos a frente de Andrea Pizzitola, que pilotou o Ligier #22 da equipe Algarve Pro Racing.

Hanson vai dividir o #2 com Paul Di Resta. O segundo carro da equipe terá os pilotos Guy Cosmo, Salih Yoluc e Patrick Byrne. O trio larga em quarto. O brasileiro Pipo Derani terminou o treino classificatório na quarta posição com o Ligier da equipe Spirit of Race. O protótipo foi vencedor da etapa de Xangai.

Na classe LMP3, Nigel Moore marcou o melhor tempo para equipe Viper Niza Racing, com 1:35.467. Ele irá compartilhar o protótipo com Douglas Khoo. Em segundo o Ligier da equipe United Autosports. A Ecurie Ecosse / Nielsen Racing, completou os três primeiros.

James Calado fez a pole na classe GT com a Ferrari da equipe Car Guy, marcando 1:37.852. Calado irá dividir o GT com Takeshi Kimura  e Kei Cozzolino. A Ferrari da Spirit of Race que tem o brasileiro Oswaldo Negri larga em segundo, enquanto o Audi R8 LMS da Tianshi Racing Team alinha em terceiro.

[pdf-embedder url=”https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Classificação-para-Fuji-Asian-LMS.pdf” title=”Classificação para Fuji – Asian LMS”]

Porsche confirma quatro 911 RSR para Le Mans 2019

Equipes estão definidas em diversos campeonatos

A Porsche divulgou neste sábado, 09, seu programa oficial de GTs para o próximo ano.  24 Horas de Le Mans, WEC, IMSA e 24 Horas de Nurburgring estão nos planos da montadora alemã. Para Le Mans serão quatro 911 RSR na classe GTE-Pro. Como aconteceu neste ano, os dois carros que competem na IMSA estarão cruzando o atlântico.

O 911 #91 ficará com os pilotos Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Makowiecki. Para o #92 foram escalados Kévin Estre, Michael Christensen e Laurens Vanthoor, que venceram na classe este ano. Patrick Pilet, Nick Tandy e Earl Bamber estarão no #93. O #94 será dos pilotos Sven Muller, Mathieu Jaminet e Dennis Olsen.

Todos os pilotos que estiveram presentes no programa deste ano, estarão em alguma corrida da Porsche em 2019. A estreia fica por conta de Jaxon Evans. O neozelandês de 22 anos é oriundo do programa Porsche Júnior, sendo o atual campeão da Porsche Cup Australia.

Parceria com a Core Motorsports na IMSA continua

Competindo na classe GTLM da IMSA, teremos Nick Tandy e Patrick Pilet, que terão a companhia de Frédéric Makowiecki nas provas longas (Daytona, Sebring, Glen e Road Atlanta). Para o #922, Earl Bamber e Laurens Vanthoor com Mathieu Jaminet nos percursos maiores. O contrato com a equipe Core foi estendido por mais três anos.

Equipes de clientes

Para o próximo ano, uma nova versão do 911 GT3 R estará disponível para equipes de clientes. Três times oficiais estarão defendendo a marca. Na  Intercontinental GT Challenge, Blancpain GT Series Endurance Cup: Romain Dumas, Sven Müller e Mathieu Jaminet, bem como Dirk Werner, Dennis Olsen e Matt Campbell. No Blancpain GT: Blancpain GT World Challenge America e ADAC GT Masters, serão dois carros de equipes de clientes.


Na defesa do título da 24 Horas de Nurburgring a Manthey-Racing levará dois novos 911 GT3 R para, Richard Lietz, Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet e Nick Tandy. No segundo carro teremos, Earl Bamber, Michael Christensen, Kévin Estre e Laurens Vanthoor.

Confira abaixo a lista completa de pilotos e campeonatos em que a Porsche irá participar.

Pilotos para a temporada 2019

Earl Bamber (28/New Zealand)

Jörg Bergmeister (42/Germany)

Timo Bernhard (37/Germany)

Gianmaria Bruni (37/Italy)

Michael Christensen (28/Denmark)

Romain Dumas (40/France)

Kévin Estre (30/France)

Brendon Hartley (29/New Zealand)

Neel Jani (35/Switzerland)

Richard Lietz (34/Austria)

Patrick Long (37/USA)

André Lotterer (37/Germany)

Frédéric Makowiecki (38/France)

Sven Müller (26/Germany)

Patrick Pilet (37/France)

Nick Tandy (34/Great Britain)

Laurens Vanthoor (27/Belgium)

Dirk Werner (37/Germany)

 

Jovens pilotos

Matteo Cairoli (22/Italy)

Matt Campbell (23/Australia)

Mathieu Jaminet (24/France)

Dennis Olsen (22/Norway)

 

Juniors

Julien Andlauer (19/France)

Jaxon Evans (22/New Zealand)

 

Eventos

FIA World Endurance Championship

911 RSR #91 – Gianmaria Bruni / Richard Lietz

911 RSR #92 – Michael Christensen / Kévin Estre

 

24 Horas de Le Mans

911 RSR #91 – Gianmaria Bruni / Richard Lietz / Frédéric Makowiecki

911 RSR #92 – Michael Christensen / Kévin Estre / Laurens Vanthoor

911 RSR #93 – Earl Bamber / Patrick Pilet / Nick Tandy

911 RSR #94 – Sven Müller / Mathieu Jaminet / Dennis Olsen

 

IMSA WeatherTech Championship

911 RSR #911 – Patrick Pilet / Nick Tandy / Frédéric Makowiecki*

911 RSR #912 – Earl Bamber / Laurens Vanthoor / Mathieu Jaminet*

* North American Endurance Cup

 

Nürburgring 24 Horas, Team Manthey Racing

911 GT3 R – Earl Bamber / Michael Christensen / Kévin Estre / Laurens Vanthoor

911 GT3 R – Richard Lietz / Frédéric Makowiecki / Patrick Pilet / Nick Tandy

 

Intercontinental GT Challenge e Blancpain GT Series Endurance Cup

911 GT3 R – Romain Dumas / Sven Müller / Mathieu Jaminet

911 GT3 R – Dirk Werner / Dennis Olsen / Matt Campbell