Marcos Gomes quebra recorde na pista de Ace Speedway em teste na Nascar

(Foto: Divulgação)

Um dos principais nomes da Stock Car, Marcos Gomes irá representar o Brasil na divisão de acesso da Nascar, a K&N Series East, em 2018. Logo em seu primeiro teste com o novo carro nos Estados Unidos, o brasileiro quebrou o recorde da pista de testes de Ace Speedway, na região de Charlotte, com a equipe NextGen Motorsports.

“Foi um dia bem positivo para nós. Existem algumas diferenças desse carro com o da Stock, o volante fica praticamente colado na cintura. Tive um pouco de dores no pescoço, mas a adaptação aqui na Nascar foi bem rápida e estou feliz com isso”, diz Gomes, campeão da Stock Car em 2015.

A K&N Series East é a categoria regional da Nascar que abrange o lado leste dos EUA, onde Gomes também representa a seleção de pilotos que compõe o novo time Cimed Racing, criado em 2018 como parte da maior plataforma de investimento e apoio ao automobilismo brasileiro com 15 pilotos em 6 categorias.

“Nesses primeiros testes eu fui dois décimos mais rápido que o David Levine, um piloto bastante experiente que também pilotou no meu carro. Esse circuito de Ace Speedway não costuma ter corridas, mas é onde algumas equipes da K&N utilizam para testes, então foi uma experiência bem importante antes dos primeiros treinos oficiais”, diz Marquinhos, citando a pista de meia milha localizada no estado norte-americano de Carolina do Norte, onde ficam a sede de praticamente todos os times da Stock Car americana.

A estreia de Marquinhos na Nascar será em Bristol no dia 14 de abril, no mesmo fim de semana que em que as principais categorias (Cup e Xfinity Series) correrão também no oval de meia milha do Tennessee.

Lukas Moraes disputa temporada 2018 do Blancpain GT Series

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Lukas Moraes tem provado nos últimos anos ser um piloto versátil e muito competitivo, com participações de destaque em todas as categorias que passou. O paulista de 21 anos foi vice-campeão da Formula 3 Brasil em 2014, e conquistou vitórias e pódios em provas do Campeonato Brasileiro de Turismo – atual Stock Light. Em 2018, Lukas terá um novo e importante desafio, disputando a temporada do Blancpain GT Series Sprint Cup, o mais importante campeonato de Gran Turismo da Europa e um dos principais do mundo, a bordo de uma BMW M6 GT3 da equipe francesa 3Y Technology, comandada por Guillaume Maillard.

Organizado pela SRO Motorsports, o campeonato conta com cinco etapas na Europa, e passa pela Bélgica (Zolder), Inglaterra (Branca Hatch), Itália (Misano), Hungria (Budapeste) e Alemanha (Nürburgring). Na divisão Sprint Cup, cada etapa tem duas corridas, com duração de 60 minutos cada, e são sempre disputadas em duplas. Cada piloto faz a classificação para uma das provas do fim de semana e a largada respectiva. No pit-stop, o outro piloto assume o volante do carro para terminar a corrida. O companheiro de Moraes será o inglês Andrew Watson, que já disputou o Blancpain GT Series, na divisão Endurance em 2017.

Essa, porém, não será a primeira vez de Lukas Moraes na Europa. Em 2013, ele fez sua primeira temporada nos carros, disputando a Formula Abarth Italiana, onde ficou com a 4º colocação geral e foi o melhor entre os novatos. 

“É a realização de um sonho voltar a correr na Europa, depois de quatro temporadas no Brasil, principalmente no Blancpain Series Sprint, que é um dos principais campeonatos de carros de Gran Turismo do mundo. Vou competir contra pilotos de altíssimo escalão, então é uma chance única na minha vida, e acredito que vou crescer muito como piloto, profissional, e pessoalmente também. Vou agarrar essa oportunidade com muita determinação, visando a sequência da minha carreira”, explicou Lukas.  

No mundo do Gran Turismo, ele participou do Porsche Carrera Cup Junior no início de março. Já com a BMW M6 GT3, teve o primeiro contato na semana passada, em um teste privado no circuito de Zolder – que sedia a etapa de abertura do campeonato, entre os dias 6 e 8 de abril -, e aprovou a experiência. 

“A expectativa para a temporada é boa, tive um primeiro contato muito positivo com o carro em Zolder, me adaptei bem à BMW M6 GT3 e tive um bom entrosamento com meu companheiro de equipe. Vamos disputar a categoria Pro-Am, então o objetivo é brigar pelo título da categoria e buscar bons resultados na classificação geral também. A equipe 3Y Technology é nova, mas todos já mostraram estar muito comprometidos com o projeto. Sabemos que o início não será fácil, mas tenho certeza que ao longo do ano vamos nos desenvolver bastante, equipe, carro, pilotos, para brigarmos pelas primeiras posições”, completou Moraes.

CALENDÁRIO – Blancpain GT Series Sprint Cup 2018:

1ª etapa – 6 a 8 de abril: Zolder (Bélgica)

2ª etapa – 5 e 6 de maio: Brands Hatch (Inglaterra)

3ª etapa – 22 a 24 de junho: Misano (Itália) 

4ª etapa – 31 de agosto a 2 de setembro: Budapeste (Hungria)

5ª etapa – 14 a 16 de setembro: Nürburgring (Alemanha)

Juan Pablo Montoya disputa as 24 Horas de Le Mans pela United Autosports

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A equipe United Autosports confirmou nesta quarta-feira, 28, a contratação de Juan Pablo Montoya ao lado de Hugo de Sadeller e Will Owen, na edição 2018 das 24 Horas de Le Mans.

Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis duas vezes, e piloto também competiu na Fórmula 1 entre os anos de 2001 e 2006. Montoya irá disputar a grande clássica francesa na classe LMP2 com um protótipo Gibson.

Caso vença na classe, o piloto de igual a Graham Hill na tríplice coroa do automobilismo que inclui vitórias em Le Mans, Mônaco e Indianápolis. “Juan Pablo já corre há muito tempo e sabe o que é preciso para vencer”, disse o presidente da United Autosports, Zak Brown.

“Tenho certeza que ele trará experiência e velocidade para a equipe, que é exatamente o que precisamos para uma corrida tão exigente como Le Mans.”

Competindo atualmente na IMSA pela equipe Penske. Montoya já venceu em três oportunidades as 24 Horas de Daytona e tem participações em Sebring. A equipe foi a escolhida por Fernando Alonso na abertura da IMSA em Daytona.

“Estou muito animado com a oportunidade de competir em Le Mans e estou ansioso para ingressar na United Autosports depois que eles tiveram um final tão forte em Le Mans no ano passado”, disse Montoya.

“Eu sempre assisti a corrida, então estou muito feliz por finalmente fazer parte disso. Espero que possamos ter uma chance de vencer. ”

 

Seis brasileiros estão confirmados na abertura do WEC em SPA-Francorchamps

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A direção do Mundial de Endurance divulgou nesta segunda-feira, 26, a lista de inscritos para a abertura do WEC em SPA-Francorchamps, entre os dias 3 a 5 de maio na Bélgica.

Serão 37 carros (10 LMP1, 8 LMP2, 10 GTE-PRO e 9 GTE-AM). A última adição foi o Oreca 07 da equipe G-Drive Racing para Roman Rusinov, Jean-Eric Vergne. O terceiro piloto será anunciado posteriormente.

Lista de inscritos

Programação 6 Horas de SPA

Até o momento são cinco brasileiros confirmados. Bruno Senna no Rebellion #1, Pietro Fittipaldi estreia no BR Engineering BR1 #10 da equipe Dragon Speed. Na classe LMP2 André Negrão está confirmado no Alpine #36. Fernando Rees no Ligier JS P217 #50 da equipe Larbre Competition.

Estreando na classe GTE-PRO Augusto Farfus, pilota o novo BMW M8 GTE #82. Tony Kanaan é outro estreante no certame. Ele vai estar ao lado de Andy Priaulx, e Harry Tinckell no Ford GT #67.  

 

Mundial de Endurance confirma etapa em Interlagos

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Foi confirmada na manhã desta quinta-feira, 22, em São Paulo o retorno do Mundial de Endurance ao país. Sem uma data confirmada a prova fará parte da temporada 2019/20 da série.

A coletiva de imprensa teve a participação do CEO da nova promotora da prova, N Duduch Motorsports, de Nicholas Duduch, além do CEO do WEC Gérard Neveu. Bruno Senna também esteve presente no evento, sendo anunciado embaixador da corrida no país. José Maria López da Toyota e Augusto Farfus da BMW também estarão promovendo a prova que contará com seis horas de duração.

Pierre Fillon, Presidente do Automóvel Clube de l’Ouest: “A confirmação do retorno do WEC para São Paulo é uma notícia muito bem-vinda. Fãs brasileiros sempre demonstraram uma verdadeira paixão pelas 24 Horas de Le Mans e endurance em geral. Quem pode esquecer a corrida maravilhosa que tivemos no Brasil em 2014? Nós estamos muito felizes em voltar para Interlagos a partir da temporada 2019-2020 para compartilhar nossa paixão pelo automobilismo.”

Nicholas Duduch de N Duduch Motorsports: “Estamos honrados em fazer parte deste grande projeto em parceria com a FIA WEC, queremos oferecer uma experiência completa para os fãs. A cultura das corridas de endurance vai além da corrida em si, e nosso desejo é fazer com que o público se acostume com isso, para compreendê-lo melhor e desfrutar o melhor do que o FIA WEC tem para oferecer.”

 

Pastor Maldonado disputa o Mundial de Endurance pela DragonSpeed

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O ex-piloto de Fórmula 1 Pastor Maldonado confirmou nesta quarta-feira, 21, sua estreia no Mundial de Endurance pela equipe DragonSpeed, inscrita na classe LMP2. Aos 33 anos Maldonado será companheiro de Roberto Gonzales no Oreca 07.

O venezuelano disputou  cinco temporadas na F1. Seu meio feito na categoria, foi a vitória no GP da Espanha de 2012 pela Williams. Foram  95 corridas disputadas.

A DragonSpeed também estará presente na classe LMP1 com um BR Engineering BR1 Gibson para os pilotos Henrik Hedman, Ben Hanley e Renger van der Zande. O brasileiro Pietro Fittipaldi estará competindo na etapas de SPA e Fuji, no lugar de van der Zande por conta do seu compromisso na IMSA.

 

Altos custos da classe GTD obrigam IMSA a realizar alterações para 2019

(Foto: IMSA)

Destaque no automobilismo mundial, a classe GT3 conquistou fãs pilotos e fabricantes pelos custos reduzidos em comparação com as classes GTE e de protótipos. Com tamanho sucesso, pilotos profissionais acabaram ocupando vagas dos Gentleman Drives.

A consequência pode ser vista no grid da classe GTD da IMSA. Baseada nas especificações da FIA, a classe perdeu cinco carros em comparação com a temporada 2017, resultando em 10 GTs que irão disputar a temporada regular.

Pensando na temporada 2019, o diretor da IMSA Scott Atherton, vai realizar mudanças na classe. Uma das questões levantadas entre equipes é a separação do WeatherTech Sportscar, ou das 24 Horas de Daytona.

“Estamos considerando muitas opções no momento e essa é uma delas”, disse Atherton ao Sportscar365. “Depende com quem você fala. É incrível a diversidade de opiniões.”

Outro ponto discutido é a redução de corridas, de 12 para 11 etapas por ano. Também está em debate a proibição de pilotos com classificação platina, adição de um piloto bronze ou a revisão de todo o sistema que determina o nível do piloto por equipe.

“Nós fomos abordados por alguns para dizer: Neste exemplo particular, você não deve seguir o protocolo de classificação de piloto da FIA. Em vez disso, você deve estabelecer seu próprio sistema e simplesmente identificar o piloto que recebe para pilotar, gentleman e o que financia a equipe”, disse Atherton.

“Estamos recebendo comentários muito criativos de todas as equipes. Não é um desafio fácil encontrar soluções eficazes para todos”.

A introdução da classe LMP3

Competindo no IMSA Prototype Challenge, os protótipos LMP3 estarão no Weathertech em 2019, nos mesmos moldes da Le Mans Cup na Europa. Muitas equipes cogitaram trocar os modelos GT3 pelos pequenos protótipos.  

“Se você olhar para o crescimento que está ocorrendo no LMP3, no IMSA Prototype Challenge, não seria a nossa primeira escolha”, disse Atherton. “Eu acho que isso se torna uma alternativa senão pudéssemos cultivar essa classe de carro, essa plataforma. Conversando com os donos das equipes que estão adquirindo esses carros, parece haver um crescimento constante”, disse ele.

Pipo Derani diz que briga pelo título da IMSA começa agora

(BigTom O’Connor)

O brasileiro Pipo Derani conquistou no último sábado (dia 17) sua segunda vitória na famosa 12 Horas de Sebring, na Flórida (EUA), depois de uma das melhores exibições de sua carreira nas pistas até aqui.

O jovem piloto, que dividiu o #22 Nissan Onroak DPi da equipe Tequila Patrón ESM com os companheiros Nicolas Lapierre (Fra) e Johannes van Overbeek (EUA), repetiu a vitória de 2016 no tradicional circuito.

Colocando seu nome no livro dos recordes com duas conquistas em Sebring, Derani reforçou sua reputação no endurance mundial, pilotando de forma impecável em seus stints. Depois de cair para sétimo na largada, ele foi pra cima e alcançou a segunda posição antes de entregar o carro para van Overbeek.

O brasileiro executou outros excelentes stints para abrir uma boa vantagem. Apesar de um pneu furado, o #22 Nissan Onroak DPi conseguiu voltar à liderança quando Lapierre estava na direção.

Nas duas horas finais, Derani voltou ao cockpit, lidando de forma soberba com o tráfego e as bandeiras amarelas para chegar mais de 12 segundos à frente do segundo colocado. “Que corrida e que conquista para a equipe, que foi fantástica como sempre!”, comemorou o brasileiro de 24 anos.

“Fizemos uma grande corrida e agradeço muito à equipe que trabalhou tanto para isso, porque o carro foi bem até o final”, continuou.

“É especial vencer duas vezes as 12 Horas de Sebring em três anos. É gratificante e mostra nossa real força nesta temporada e o nosso desafio na briga pelo campeonato começa agora”, destacou o brasileiro.

Derani também dedicou a vitória a seu pai, Walter, que se recupera de um problema de saúde. “Esta vitória vai para o meu pai, que estava me assistindo no Brasil. Estou feliz em saber que ele pode assistir à corrida”, completou.

O brasileiro foi novamente muito elogiado pela mídia internacional por sua performance durante a prova e por mais uma conquista significativa em sua carreira, que também inclui as 24 Horas de Daytona, vitórias no IMSA, além do sucesso na GTE Pro no FIA WEC.

Derani volta às pistas no dia 14 de abril para a disputa da etapa de Long Beach, na Califórnia (EUA), a terceira da temporada 2018 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship.

Os 10 primeiros colocados na categoria Protótipos em Sebring:
1 22 J. van Overbeek / P. Derani / N. Lapierre Tequila Patron ESM Nissan DPi 344 voltas em 12:00:34.369
2 10 J. Taylor / R. Van Der Zande / R. Hunter-Reay Konica Minolta Cadillac DPi-V.R +12.427
3 31 F. Nasr / E. Curran / M. Conway Whelen Engineering Racing Cadillac DPi +53.075
4 54 J. Bennett / C. Braun / R. Dumas CORE autosport ORECA LMP2 +1’16.328
5 32 P. Hanson / P. Di Resta / A. Brundle United Autosports Ligier LMP2 +1’30.732
6 55 J. Bomarito / H. Tincknell / S. Pigot Mazda Team Joest Mazda DPi +1 volta
7 99 C. Miller / S. Simpson / M. Goikhberg JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +6 voltas
8 77 O. Jarvis / T. Nunez / R. Rast Mazda Team Joest Mazda DPi +10 voltas
9 85 S. Trummer / R. Alon / N. Panciatici JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +13 voltas
10 5 F. Albuquerque / J. Barbosa / C. Fittipaldi Mustang Sampling Racing Cadillac DPi + 20 voltas

“Os carros da classe LMP2 estão em outra categoria”, critica Zak Brown após corrida em Sebring

Ligier não teve condições de lutar pela vitória. (Foto: Divulgação)

A vitória do Nissan DPi nas 12 Horas de Sebring disputada neste sábado, 17, não acalmou os ânimos das equipes que competiram com protótipos LMP2. O melhor protótipo “europeu” chegou apenas na quinta posição, sem qualquer chance de lutar pela vitória. O resultado só não foi pior pois vários protótipos DPi enfrentaram problemas mecânicos e ficaram pelo caminho.

Zak Brown diretor da United Autosports que competiu com o Ligier JS P217, criticou o BoP imposto pela IMSA. A discrepância de desempenho ficou evidente nos melhores tempos entre LMP2 e DPi. Oliver Jarvis pilotando o Mazda #77 marcou 1:49.002. Já o melhor tempo de um LMP2 foi do Oreca 07 #38 da equipe Performance Tech Motorsports, que marcou 1:50.049.

Os nove melhores tempos da prova foram obtidos por protótipos DPi. “Atualmente não podemos competir. Estou extremamente orgulhoso do desempenho da nossa equipe, mas é bastante claro que os carros da classe LMP2 estão em outra categoria”, disse Brown.

“Estamos correndo com a esperança de que os DPi não sejam confiáveis. Nós não tivemos velocidade para disputar posições “.

A equipe enfrentou problemas. precisando substituir o motor na sexta-feira. “Para terminar em quinto na estreia de Sebring da equipe é incrível, especialmente considerando a desvantagem que estamos enfrentando com os DPi”, disse Richard Dean, co-proprietário da equipe. “Todos os três pilotos foram fantasticamente bem.”

“Phil Hanson foi magnífico em sua primeira corrida Sebring, que era apenas sua oitava corrida em um LMP2, Paul também fez sua primeira corrida em Sebring, apenas sua segunda corrida de carros esportivos, mas parece um piloto de endurance experiente, enquanto Alex foi impecável.”

“Aequipe não cometeu erros nos poços, todas as paradas eram perfeitas.”

“Estou orgulhoso de todos no time, mas muito, muito desapontado com as discrepâncias DPi-LMP2 em termos de desempenho”.

Paul di Resta classificou o Bop como, “uma perda de tempo embaraçosa. A IMSA deve rever isso caso queiram equipes europeias aqui”, disse ele.

 

Felipe Nasr e Christian Fittipaldi vivem extremos em Sebring

Felipe Nasr comemora com os companheiros no pódio. (José Mário Dias)

Uma das pistas mais exigentes do calendário do endurance mundial, Sebring recebeu neste sábado (17) a segunda etapa do IMSA WeatherTech Sportscar Championship 2018 e mais uma vez não faltou emoção na disputa da 66ª edição de sua tradicional 12 Horas.

Apesar de não repetir a vitória e a dobradinha das 24 Horas de Daytona, realizadas no final de janeiro, a equipe Action Express Racing lutou do começou ao fim com seus trios e chegou a mais um pódio. Felipe Nasr, Eric Curran e Mike Conway terminaram em terceiro lugar com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R e assumiram a liderança da competição, com 62 pontos.

Já os campeões de Daytona, Christian Fittipaldi, João Barbosa e Filipe Albuquerque, viram suas chances de brigar por um melhor resultado irem embora, após levarem uma batida e terem muitos danos no #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R. Mesmo assim, conseguiram salvar um Top-10 e marcar pontos importantes para o campeonato.

A corrida começou com um longo período de bandeira verde nas primeiras quatro horas, mas pelas características desta prova uma séria de bandeiras amarelas, na sequência, fez as estratégias mudarem. Com ritmo forte e excelentes pit stops, Nasr, Curran e Conway conseguiram se manterem entre os primeiros, liderando a prova em alguns momentos.

“Foi difícil. Todos estavam muito preparados para as duas últimas horas durante a noite. Tivemos de economizar combustível. Era a única chance que tínhamos e acabamos terminando em terceiro. Eu queria vencer, a equipe também, mas temos de aceitar que era o melhor que podíamos fazer desta vez”, comentou Nasr, que faz sua primeira temporada completa no IMSA.

“Foi uma grande corrida. O Whelen Cadillac estava incrivelmente bom. Lideramos muitas voltas e nos mantivemos entre os três primeiros. As últimas duas horas foram as que contaram e, claro, estou um pouco desapontado, porque todos querem vencer, mas por outro lado, agora estamos liderando o campeonato. E isso é muito importante para todos nós na equipe”, completou Nasr.

No outro carro da Action Express Racing, Fittipaldi, Barbosa e Albuquerque partiram da sétima posição no grid e vinham buscando estar entre os líderes. Eles chegaram a andar entre os quatro primeiros até que, na metade da prova, Barbosa envolveu-se num acidente. O piloto saía da rápida curva 17 quando outro Protótipo rodou e parou a sua frente. O português não teve como desvair. A batida foi forte e causou danos significativos ao carro.

O time recolheu para os reparos e trabalhou rápido para voltar à pista. O trio seguiu até o final, buscando o máximo de pontos possíveis para o campeonato.

“Lutamos para chegar ao final. Precisamos de todos os pontos possíveis para o campeonato no final do ano. Já ganhamos campeonatos por poucos pontos e perdemos outros por menos ainda. Então, é importante terminar cada corrida”, destacou o tricampeão de Daytona, Christian Fittipaldi, que também já venceu em Sebring em 2015.

A próxima etapa do IMSA será realizada no dia 14 de abril nas ruas de Long Beach, na Califórnia. Fittipaldi, que este ano passa a atuar como diretor esportivo da Action Express Racing, volta ao cockpit do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi no dia 1º de julho, nas 6 Horas de Watkins Glen.

Os 10 primeiros na categoria Protótipos nas 12 Horas de Sebring:
1 22 J. van Overbeek / P. Derani / N. Lapierre Tequila Patron ESM Nissan DPi 344 voltas em 12:00:34.369 
2 10 J. Taylor / R. Van Der Zande / R. Hunter-Reay Konica Minolta Cadillac DPi-V.R +12.427 
3 31 F. Nasr / E. Curran / M. Conway Whelen Engineering Racing Cadillac DPi +53.075 
4 54 J. Bennett / C. Braun / R. Dumas CORE autosport ORECA LMP2 +1’16.328 
5 32 P. Hanson / P. Di Resta / A. Brundle United Autosports Ligier LMP2 +1’30.732 
6 55 J. Bomarito / H. Tincknell / S. Pigot Mazda Team Joest Mazda DPi +1 volta
7 99 C. Miller / S. Simpson / M. Goikhberg JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +6 voltas 
8 77 O. Jarvis / T. Nunez / R. Rast Mazda Team Joest Mazda DPi +10 voltas
9 85 S. Trummer / R. Alon / N. Panciatici JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +13 voltas
10 5 F. Albuquerque / J. Barbosa / C. Fittipaldi Mustang Sampling Racing Cadillac DPi + 20 voltas