Alexander Wurz volta a pilotar durante testes para Le Mans

(Foto: Toyota)

Atualmente exercendo a função de embaixador da Toyota, Alexander Wurz estará novamente ao volante dos protótipos da marca em um evento oficial como preparação para as 24 horas de Le Mans.

O retorno será durante os testes oficiais para a corrida que acontecem no próximo final de semana. Aos 42 anos, o austríaco está com o nome confirmado nos dois TS050 que irão participar dos trabalhos.

Além de ser representante da marca em eventos publicitários, Wurz também é piloto de testes e vem ajudando a equipe no desenvolvimento do LMP.

Tanto Audi quanto Porsche estarão emprestando seus pilotos para outras equipes durante o final de semana, Rene Rast estará a bordo do Oreca #26 da equipe G-Drive Racing. Os pilotos da Porsche Nick Tandy e Earl Bamber estarão na pista com Porsche 911 da equipe Manthey.

Simon Gachet vai estar com o Ligier #23 da equipe Panis Barthez, enquanto Dean Koutsoumidis estará testando pela equipe Race Parformance no Oreca 03R #34.

 

Wineurasia Motorsport vence a segunda em Sepang pela Asian Le Mans Sprint Cup

(Foto: Asian Le Mans Sprint Cup)

A segunda corrida da Asian Sprint Cup, foi disputada neste domingo (29) no circuito de Sepang na Malásia. Assim como a primeira corrida que aconteceu no sábado, a vitória ficou com o Ligier JS P3 #94 dos pilotos Aidan Read e Matthew Solomon.

Chegando em segundo o também Ligier #1 da DC Racing de Dean Koutsoumidis e James Winslow. Em terceiro o Adess 03 #27 da Nexus Infinity dos pilotos Adrian D’Silva e Garnet Patterson

Ausente na primeira prova, a DC Racing conseguiu alinhar depois de enfrentar problemas mecânicos nos treinos livres. A sorte reversa ficou com o Team que AAI que não fez a corrida por problemas na caixa de marchas.

Matthew Solomon: “Fim de semana fantástico para a equipe. Eles fizeram um trabalho incrível desde o início. Tudo acabou dando certo desde que chegamos aqui. Estávamos muito confortáveis com o nosso primeiro final de semana com o LMP3”.

A próxima etapa acontece entre os dia 05 e 07 de agosto também em Sepang.

Resultado da segunda corrida.

Wineurasia Motorsport vence pela Asian Le Mans Sprint Cup em Sepang

Nove carros estiveram na disputa. (Foto: Asian LMS)

A equipe Wineurasia Motorsports venceu a primeira etapa da Asin Le Mans Sprint Cup que foi disputada neste sábado (28) em Sepang na Malásia. O Ligier JS P3 #94 dos pilotos Aidan Read e Matthew Solomon completou as 2 horas de prova com uma diferença de incríveis 1:27.421 em cima do Adess 03 #91 da equipe AAI doi pilotos Ollie Millroy.

Em terceiro o Ginetta LMP3 #67 da equipe PRT Racing de Ate de Jong e Charlie Robertson. Ao todo foram 9 carros inscritos, quatro LM3, um protótipo CN e quatro na classe GTCup. O piloto Aidan Leia comenta:Começamos em quarto depois de uma sessão de qualificação complicada, com chuva e a pista bem difícil. Eu tive uma boa largada pulando para segundo, em seguida, depois de algumas voltas assumi a primeira posição. O carro esteve perfeito durante todo o final de semana. Fizemos bons progressos nos treinos livres. Fomos felizes; tem sido um grande dia.”

Matthew Solomon: “Um tributo a equipe, eles fizeram um trabalho fantástico durante todo fim de semana. Nós começamos com o carro bastante difícil na quinta-feira e a equipe realmente trabalhou nele. Aiden fez um trabalho fantástico. Quando foi minha vez de guiar me limitei a levar o carro até o final da corrida.”

A segunda bateria acontece na manhã desde domingo (29).

Resultado da primeira bateria. 

 

 

37 Porsches nas 24 horas de Nurburgring

(Foto: Porsche AG)

A Porsche terá 37 carros representando a marca para a edição 2016 das 24 horas de Nurburgring que acontecem entre os dias 26 e 29 de maio na Alemanha. Os pilotos oficiais da marca estão em 2 911 GT3 R.

O Porsche #911 terá Nick Tandy, Kevin Estre, Earl Bamber e Patrick Pile. Já o #912 vai contar com Richard Lietz, Jörg Bergmeister, Michael Christensen e Fred Makowiecki. Mesmo com a qualidade dos pilotos e do carro quem marcou o melhor tempo nos primeiros treinos livres foi o Mercedes #9 da equipe Black Falcon dos pilotos Huber Haupt, Yelmer Buurman, Maro Engel e Dirk Muller.

Maro conseguiu o tempo de 8:20,018. O Mercedes completou somente 2 voltas no circuito. O melhor Porsche conseguiu apenas o oitavo tempo com Michael Christensen marcando 8:23.572 com o #912.

Abaixo a relação de todos os carros Porsche presentes na prova.

#911: 911 GT3 R, Manthey Racing: Nick Tandy, Kevin Estre, Earl Bamber, Patrick Pilet

#912: 911 GT3 R, Manthey Racing: Richard Lietz, Jörg Bergmeister, Michael Christensen, Fred Makowiecki

#3: 911 GT3 R, Frikadelli Racing Team: Klaus Abbelen, Sabine Schmitz, Patrick Huisman, Norbert Siedler

#12: 911 GT3 R, Manthey Racing: Otto Klohs, „Dieter Schmidtmann“, Jens Richter, Robert Renauer

#21: 911 GT3 R, Wochenspiegel Team Manthey: Georg Weiss, Oliver Kainz, Jochen Krumbach, Mike Stursberg

#44: 911 GT3 R, Falken Motorsports: Peter Dumbreck, Wolf Henzler, Martin Ragginger, Alexandre Imperatori

#54: 911 GT3 Cup, raceunion Teichmann Racing: „Airgee“, „Alex Autumn“, Milan Kodidek, Andrea Perlini

#55: 911 GT3 Cup: William Moore, Bill Cameron, Peter Bonk

#56: 911 GT3 Cup, Frikadelli Racing Team: John Shoffner, Janine Hill, Arno Klaasen

#57: 911 KR, Kremer Racing: Eberhard Baunach, Wolfgang Kaufmann, Philippe Haezebrouck, Edgar

Salewsky

#58: 911 GT3 Cup, 9und11 Racing: Georg Goder, Martin Schlüter, Tim Scheerbarth, Dirk Leßmeister

#59: 911 GT3 Cup MR, Manthey Racing: Steve Smith, Reinhold Renger, Nils Reimer, Hari Proczyk

#62: 911 GT3 Cup, GetSpeed Performance: Adam Osieka, Kiki Sak Nana, „Andy Sammers“

#63: 911 GT3 Cup, GetSpeed Performance: Ulrich Berg, Patrick Kaiser

#64: 911 GT3 Cup, Black Falcon Team TMD Friction: Arturo Devigus, Andreas Weishaupt, Alexander Josef Boquoi Toril, Hannes Plesse

#67: 911 GT3 MR: Guido Wirtz, Oleg Kvitka

#68: 911 GT3 Cup, HRT Performance: Michael Czyborra, Stefan Kenntemich

#69: 911 GT3 Cup, Clickvers.de Team: Robin Chrzanowski, Kersten Jodexnis, Marco Schelp, Peter Scharmach

#70: 911 GT3 Cup, Huber Motorsport: Reinhard Huber, Philipp Neuffer, Chris Rendlen, Michael Hagen

#79: Cayman, Prosport-Performance: Nicolaj Moller Madsen, Michael Rebhan, Jörg Viebahn

#82: Cayman, Prosport-Performance: Fidel Leib, Jonas Carlsson, Klaus Bauer, Thomas Bolz

#83: 911 GT3 Cup, rent2Drive-racing: David Ackermann, Carsten Welschar, Jörg Wiskirchen, Csaba Walter

#112: Cayman, Care For Climate: “Smudo”, Tom von Löwis of Menar, Daniel Schellhaas, Axel Duffner

#137: Cayman, Team Mathol Racing: Ivan Jacoma, Wolfgang Weber

#138: Cayman, Team Mathol Racing: Christian Eichner, Rüdiger Schicht

#139: Cayman, Team Securtal Sorg Rennsport: Peter Haener, Paul Follett, Ugo Vincenzi, Alberto Carobbio

#140: 911 Carrera, Black Falcon Team TMD Friction: Aurel Schoeller, Andre Kuhn, “Philip”, Miquel Boquoi Toril

#145, 911 Carrera, Speedworxx Racing: Jose Visir, Jorge Cersosimo, Ruben Salemo, Alessandro Salerno

#146: Cayman S, Speedworxx Racing: Alejandro Chahwan, Alfredo Tricarichi, Marcos Vazquez

#151: Cayman, Pixum Team Adrenalin Motorsport: Christian Büllesbach, Andreas Schettler, James Briody, Carlos Arimon

#158: 911 Carrera, aesthetic racing: Dr. Dr. Stein Tveten, Oskar Sandberg, Yannick Fübrich

#170: Cayman GT4 Clubsport, Manthey Racing: Christoph Breuer, Christian Gebhardt, Lars Kern

#350: Cayman GT4 Clubsport, Prosport-Performance: Charles Putman, Charles Espenlaub, Nico Verdonck, Xavier Maassen

#351: Cayman GT4 Clubsport, Black Falcon Team TMD Friction: Christian Björn-Hansen, Runar Vatne, „Sugar Mountain“, Stefan Karg

#353: Cayman GT4 Clubsport, Team Mathol Racing: Marc Keilwerth, Volker Wawer

#354: Cayman GT4 Clubsport, raceunion Teichmann Racing: Hans Holmlund, Tommy Graberg, Scott Marshall

#355: Cayman GT4 Clubsport, Mühlner Motorsport: Daniel Bohr, Frank Schmickler

 

Crise de combustível na França pode afetar as 24 horas de Le Mans?

(Foto: Getty Imagens)

A França enfrenta  uma grave crise de abastecimento de combustível. De acordo com a imprensa local, greves no setor petrolífero por parte dos sindicatos do setor vem comprometendo o fornecimento no país, o que pode prejudicar o dia de testes para as 24 horas de Le Mans, bem como a própria corrida.

Grevistas bloquearam refinarias em todo o país,  cobrando reformas trabalhistas. Segundo o jornal Independent, um quarto dos postos franceses estão fechados por falta de combustível.

Outros setores da economia também planejam protestos. Trabalhadores do setor nuclear, ferroviários já confirmaram manifestações para esta semana. O medo de algumas equipes é que falte combustível para a prova.

Em resposta a crise o governo francês já mobilizou suas reversas estratégicas, algo que não ocorria desde 2010, ano dos últimas manifestações no setor. Não se sabe o valor destas reservas, nem por quanto tempo durariam informou a agência Reuters.

Primeira imagem do Oreca 07 é revelada

(Foto: Oreca)

A Oreca mostrou nesta quarta (25) a primeira imagem do seu novo LMP2, o Oreca 07. O novo modelo é elegível nos campeonatos organizados pela ACO (ELMS, WEC, Le Mans), além da IMSA nos Estados Unidos.

O modelo compartilha a base do modelo 05, mas terá uma carenagem totalmente nova.Estou feliz com todo o trabalho feito pela equipe técnica”, disse o Presidente da Oreca Hugues de Chaunac ao site Endurance-Info. “Vamos ter um carro bonito. O 07 não é uma evolução do 05, mas um carro novo. Ele leva em conta a experiência de 03 e 05.”

“O chassi é idêntico, mas com a evolução. A base mecânica é conhecida e é com base nesta experiência. Haverá também desenvolvimentos mecânicos para aumentar ainda mais a confiabilidade e melhorar o desempenho “.

A Oreca foi o primeiro construtor a revelar imagens do novo LMP2 para a temporada 2017. Segundo o fabricante a maioria das equipes que possuem o modelo 05 estarão comprando kits de atualização para seus LMP.

O mercado americano é a grande oportunidade para 2017 disse Chaunac.”Os Estados Unidos continuam a ser uma prioridade para Oreca em 2017″, disse.“Faremos o que for preciso para brilhar lá e estaremos presentes.”

“Nós estamos falando com as equipes presentes na IMSA em várias categorias: P2, DP, PC, GT e até mesmo de fora da série. Há também interesse no Oreca 07 na configuração WEC.Pelo menos um chassis deve estar presente na IMSA na configuração WEC. “

Os primeiros testes com o novo carro serão realizados no final de setembro.

Road to Le Mans com 39 carros em Sarthe

Após a primeira rodada do Michelin GT3 Le Mans Cup com poucos carros em Imola, a segunda etapa do campeonato terá uma pista um tanto quanto especial. Le Mans. A série será uma das preliminares das 24 horas de Le Mans e vai contar com 39 carros

Além dos modelos GT3, teremos também protótipos LMP3. Serão 22 LMP3 com um predomínio de modelos Ligier JS P3. Teremos apena um Ginetta e um Adess-03. Todos os LMP serão equipados com motores Nissan.

Já os GT3 estarão representados por 17 carros. Audi, Ferrari, Porsche, Aston Martin, McLaren e Lamborghinhi estarão competindo no traçado das 24 horas de Le Mans. A prova acontece no dia 18 de Junho.

Lista de inscritos.

 

ESM revela novo patrocinador para as 24 horas de Le Mans

(Foto: Divulgação)

A Extreme Speed Motorsprots que compete a vários anos com as cores da Tequila Patron, anunciou nesta segunda (16) as cores e o novo patrocinador que irá utilizar durante as 24 horas de Le Mans.

Sai o tradicional verde e preto e entram as cores metálicas da Paul Mitchell System, o principal patrocinador da equipe para Sarthe. “Estamos tão animados que a Paul Mitchell chegou finalmente às corridas”, disse Paul Mitchell CEO da empresa. “Nossos distribuidores estão muito ansiosos para a corrida. ATequila Patrón ESM ganhou Sebring e Daytona, estamos otimistas.”

A Paul Mitchell Systems foi fundada em 1980 por John Paul DeJoria e Paul Mitchell, e desde então se tornou uma empresa líder em produtos para beleza. DeJoria também é co-proprietário da Patrón Spirits que tem como sócio Ed Brown. “Estamos muito animados para voltar a Le Mans”, disse Brown. “A única desvantagem é a lei francesa que proibe publicidade de bebidas alcoólicas. Mas estamos tão contentes de ter a  Paul Mitchell como nosso principal patrocinador para esta corrida! É bem capaz de mantermos ele na família ESM no futuro.” Disse.

Lembrando que serão dois Ligier JS P2 em Sarthe. O #30 para Ed Brown, Scotto Sharp e Johanees van Overbekk. No #31 teremos Chris Cumming, Ryan Dalziel e Pipo Derani.

 

TDS Racing vence as 4 horas de Imola

Prova teve momentos de forte chuva. (Foto: ELMS)

A TDS Racing com seu Oreca 05 #46 venceu as 4 horas de Imola, segunda etapa do European Le Mans Series que foi disputada na Itália na manhã deste domingo (15). Com quatro horas de duração teve seu fim sob forte chuva. A vitória dos pilotos Pierre Thiriet, Mathias Beche e Ryo Hirakawa se encerrou sob o controle do carro de segurança.

Largando na segunda posição atrás do também Oreca 05 da equipe DragonSpeed dos pilotos Henrik Hedman, Ben Hanley e Nicolas Lapierre, o #46 viu as chances de vitória naquele momento da corrida irem por terra após uma excelente largada e manutenção da primeira posição feita por Lapierre.

O francês que competiu pela Peugeot em seus tempos de Endurance poderia ter vencido a prova de ponta a ponta se não fosse seus companheiros de equipe que não souberam aproveitar a vantagem imposta em seu stint inicial.

Resultado final da prova.

Ao todo foram 4 equipes que se alternaram na primeira posição da prova. Além da DragonSpeed e da vencedora TDS, tivemos o Oreca 05 #33 da Eurasia Motorsports e o Ligier #23 da Panis Barthez Competition. Com um desempenho melhor o Oreca 05 #46 superou com certa facilidade o Ligier #23. Com a chegada da forte chuva e o inicio de um FCY bem como o carro de segurança segurando o pelotão, nada mais se podia fazer para tirar a vitória das mãos da TDS Racing.

Vitória de ponta a ponta do Ligier JS P3 da equipe United Autosports. (Foto: ELMS)

O primeiro lugar foi um alento depois da péssima apresentação na primeira etapa da ELMS em Silverstone, quando o #46 marcou a pole e perdeu a liderança ainda na primeira curva. Talvez se a chuva não tivesse assolado o circuito italiano as coisas poderiam ter sido diferentes, com uma possível vitória da Panis Barthez, mas isso é apenas suposição.

Em segundo lugar o sempre favorito Gibson #38 da equipe G-Drive dos pilotos Simon Dolan, Harry Tncknell e Giedo Van der Garde. Mesmo não tendo feito uma boa prova a equipe conseguiu escapar dos problemas e se manter na prova. Poderia ter vencido com pista seca. Fechando o pódio, o Oreca da equipe DragonSpeed. O terceiro lugar nunca teve um gosto de derrota tão grande como este de Ímola.

Na classe LMP3 vitória de ponta a ponta do Ligier JS P3 #2 da equipe United Autosports dos pilotos Alex Brundle, Michael Guasch e Christian England. Em uma classe campeã de rodadas e acidentes a vitória sem qualquer incidente para a equipe é algo fantástico.

Porsche vence na classe GTE. (Foto: ELMS)

Em segundo o também Ligier #11 da equipe Eurointernational dos pilotos Giorgio Mondini, Andrea Roda e Marco Jacoboni. Em terceiro o Ligier #16 da Panis Barthez Competition de Eric Debard, Valentin Moineault e Simon Gachet.

A Porsche também fez uma corrida fantástica em Imola. Vencendo de ponta a ponta o 911 RSR #77 da equipe Proton Competition dos pilotos Michael Hedlund, Wolf Henzler e Robert Renauer. Com uma pilotagem precisa de Henzler no inicio da prova, o 911 não registrou nenhum contratempo. Em segundo e ainda atordoados com a punição que tirou a vitória da equipe em Silverstone, chega a Ferrari #66 da equipe JMW Motorspots de Robert Smith, Rory Butchger e Andre Bertolini. Completa o pódio a Ferrari #56 da AT Racing dos pilotos Alexander Talkanitsa, Alexander Talkanitsa Jr. e Davide Rigon. A próxima etapa será com as 4 horas de Red Bull Ring no dia 17 de Julho.

 

 

Matteo Cairoli vence abertura do Porsche Supercup em Barcelona

Os três primeiros colocados fazem parte do programa de jovens talentos da Porsche. (Foto: Porsche AG)

O Italiano Matteo Cairoli da equipe Fach Auto Teck, venceu a primeira prova da temporada 2016 do Porsche Mobil 1 Supercup no circuito de Barcelona na Espanha. Os três primeiros colocados fazem parte do programa de jovens talentos da Porsche.

Em segundo chegou o alemão, Sven Muller da Lechner MSG Racing Team. Fechando o pódio Mathieu Jaminet da Martinet by Almeras. Para Cairoli a prova foi espetacular. “Foi um começo perfeito! Eu sabia que o carro tinha um bom  set-up, mas ainda assim, não esperava vencer. “

Largando na Pole, Cairoli não perdeu a primeira posição na largada e conseguiu abrir uma boa vantagem para o resto do pelotão. Seu desempenho era superior. Com uma volta de prova já tinha mais de 1.7 segundos de vantagem para Sven Muller que largou em terceiro e conseguiu a segunda posição.

Mathieu Jaminet ficou em terceiro atrás de Muller. Após a intervenção do carro de segurança o pelotão se reagrupou, porém Cairoli não perdeu a primeira posição. “Eu tentei ficar perto de Matteo, mas ele era simplesmente mais rápido que eu e ele fez uma corrida imaculada. Estou emocionado de subir ao pódio pela primeira vez em Barcelona e era importante para mim começar bem na temporada “, declarou Müller, que compete pela terceira vez no circuito espanhol.

Seu companheiro no programa Porsche Júnior, Mathieu Jaminet acrescentou: “Mas, na verdade tive um desempenho melhor do que você (Muller): Esta foi a minha primeira corrida no Supercup e consegui um lugar no pódio.”

Próxima etapa será como preliminar do GP de Mônaco de F1 em Maio. (Foto: Porsche AG)

Lutando pelo quarto lugar Michael Ammermüller, que venceu a prova em 2015, perdeu várias posições na largada chegando a ficar na oitava posição. Com uma boa recuperação conseguiu chegar entre os primeiros.  Uma colisão na terceira volta entre Christian Engelhart (MRS GT-Racing) e Jeffrey Schmidt (Lechner Racing Middle East) viu Engelhart acabar fora da disputa.

Na quarta posição Ben Barker, seguido por Ammermuller. Cairoli lidera o campeonato com 20 pontos. “Este ano eu estou competindo para Fach Auto Tech,  a mesma equipe Earl Bamber que venceu Le Mans. Gostaria de ganhar a Supertaça deste ano, assim como ele fez há dois anos”,  comenta Cairoli

Além da Porsche Mobil 1 Supercup, o italiano já competiu em várias séries europeias com o Porsche 911 GT3 Cup. Depois de conquistar dois segundos lugares em Monza no ano passado, esta vitória Barcelona marca o seu maior sucesso até agora na série  Porsche.

A próxima corrida da Porsche Mobil 1 Supercup será nas ruas de Mônaco entre os dias 26 e 29 de Maio.

Resultado da corrida 1, Barcelona

  1. Matteo Cairoli (I / Fach Auto Tech)
  2. Sven Müller (D / Lechner MSG Racing Team)
  3. Mathieu Jaminet (F / Martinet por Almeras)
  4. Ben Barker (GB / Momo-Megatron Equipe Partrax)
  5. Michael Ammermüller (D / Lechner MSG Racing Team)
  6. Jeffrey Schmidt (CH / Lechner Corrida Médio Oriente)
  7. Robert Lukas (PL / Förch Corrida por Lukas Motorsport)
  8. Zaid Ashkanani (KWT / Lechner Corrida Médio Oriente)
  9. Philipp Frommenwiler (CH / Fach Auto Tech)
  10. Paul Rees (GB / Momo-Megatron Equipe Partrax)

classificação Rookie

Mathieu Jaminet (F / Martinet por Almeras)
Zaid Ashkanani (KWT / Lechner Corrida Médio Oriente)
Dylan Pereira (LUX / Momo-Megatron Equipe Partrax)