Toyota na terceira fila em Xangai

Apenas para cumprir tabela. (Foto: Toyota Motorsports)

A Toyota bem que tentou. Como em todas as provas do Mundial de Endurance este ano não fez um bom treino classificatório e vai largar com seus dois carros na terceira fila.

Pela quarta vez consecutiva, o TS040 #1 de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima vai largar na quinta posição, com o # 2 de Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway em sexto. Apesar do carro ser 1.626secs mais rápido do que a qualificação do ano passado, ambos os carros estavam atrás do Porsche # 17 que ficou com o primeiro lugar.

Sébastien Buemi, que comemorou seu aniversário de 27 anos hoje, começou a qualificação no #1, enquanto Alex, que venceu esta corrida em 2012 e terminou em segundo nas duas temporadas anteriores, estava na # 2. A qualificação requer  que dois pilotos de cada façam voltas. A média define o tempo final do carro.

Em um dia com a temperatura na casa dos 18 ºC, Sébastien cronometrou apenas uma única volta rápida antes de entregar o carro a Anthony. Alex ficou fora de uma volta adicional para melhorar o seu tempo. Mike assumiu o #2 em sexto.

A ordem foi invertida brevemente quando Anthony lutou para ter uma melhor aderência dos pneus em sua primeira volta, mas quando a bandeira quadriculada foi dada, o # 1 conseguiu o quinto lugar por 0.186secs em cima do #2. A diferença para a pole foi de 3.057secs

Anthony Davidson: “Na qualificação estamos onde esperávamos estar, mas os caras fizeram um ótimo trabalho para estarmos caminho certo no lugar certo. Vamos ver aonde vamos estar amanhã. Espero que possamos lutar por um pódio; que é sempre o nosso objetivo e não vamos parar de lutar.”


Alex Wurz: “Decidimos fazer um teste de pneus na qualificação de hoje. Estamos muito longe de desafiar Audi e Porsche, por isso decidimos obter alguns dados que podem nos ajudar amanhã e na próxima corrida. Ganhamos uma experiência útil.”

Audi espera boa prova em Xangai

Asfalto abrasivo será um desafio para a marca. (Foto: FIAWEC)

A Audi bem que tentou, mas não conseguiu superar a Porsche na luta pela pole para a penúltima etapa do Mundial de Endurance que ocorre na madrugada de sábado para domingo (01), no circuito de Xangai na China.

Com o terceiro (#8) e quarto (#7) lugares, o time alemão espera poder superar a rival Porsche, mesmo sabendo que será uma tarefa difícil.

“Nossas simulações pré-corrida nos mostraram que a diferença para a Porsche seria um pouco maior de que em Fuji”, disse o chefe da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich. “Nesta pista com suas longas retas e frenagens difíceis. Isso pode favorecer nossos adversários”.

Lucas Di Grassi sentiu um progresso na qualificação em comparação com os treinos livres. “O carro estava mais equilibrado e tração foi melhor do que na parte da manhã”, disse o brasileiro. Seu companheiro de equipe Loïc Duval acrescentou: “A qualificação correu bem. Mas como um piloto de corrida você nunca está feliz, se você tem alguma chance de estabelecer o melhor tempo e acaba não conseguindo.”

Benoît Treluyer sublinha os progressos que foram feitos nas sessões de treinos livres e de qualificação em relação à corrida de domingo: “Nosso carro está bem equilibrado para a corrida. Que nos faz ficar confiantes. Meu tempo foi bom, mas estava um pouco cauteloso na minha volta mais rápida.”

Seu companheiro de equipe Marcel Fässler, por outro lado, estava descontente com a sua qualificação: “No tráfego, eu não encontrei uma volta limpa. É por isso que os meus tempos simplesmente não foram competitivos. Agora precisamos fazer um bom plano de corrida.”

Chris Reinke, Chefe do programa LMP da Audi Sport: “Não houve surpresas hoje. Nossos motoristas não tiveram a chance de tomar melhores posições na classificação. Agora é sobre a corrida. Podemos usar oito jogos de pneus para o asfalto abrasivo de Xangai para a qualificação e corrida. Nós estamos esperando seis horas exigentes”.


Montoya não corre pela Porsche em 2016

Só em 2017. (Foto: Porsche AG)

A estreia de Juan Pablo Montoya em 2016 em Le Mans pela Porsche foi descartada pelo chede da equipe Andreas Seidl neste sábado (31) em Xangai .

O colombiano está confirmado para testar o 919 Hybrid no Bahrain no próximo mês. Com o teste a imprensa especulou que ele iria ocupar a vaga de Nico Hulkenberg, mas não será este o motivo.

Mesmo o calendário da Indy não ter conflitos com datas com Le Mans o objetivo da Porsche com Montoya é para 2017.  “Para o próximo ano, Juan não está disponível por causa do seu compromisso com a IndyCar,” disse Seidl Sportscar365. “Então é só um começo para trabalhar com a gente e vamos ver o que o futuro nos reserva.”

Em vez disso, a Porsche poderia ocupar o lugar de Hulkenberg com um dos três pilotos que estarão sendo avaliados próximo mês, em Barcelona. Kevin Magnussen, Oliver Turvey e Mitch Evans.

“Nosso programa de teste permite que nós testamos alguns novos pilotos apenas conhecer melhor seus estilos de pilotagem”, explicou Seidl.

“No momento, como todo mundo sabe, Nico não está disponível para o terceiro carro. Mas independente disso, vamos dar a esses pilotos uma chance de testar, para que possamos ter uma ideia de como eles se comportam com o carro.”

A expectativa para os Magnussen e Turvey é a melhor possível para o dirigente. “No final, eu olhei para todos os tipos de categorias”, disse ele. “Oliver Turvey é interessante e o que fiz nos últimos dois anos em Le Mans, especialmente em 2014, quando ele substituiu Marc Gene.”

“Eu acho que ele teve uma grande exibição, assim como este ano. Além disso, ele fez o Super GT deste ano, o que também é uma boa prática para este tipo de corrida.”

“É a mesma coisa com Kevin Magnussen. Ele é um piloto interessante. Vimos a possibilidade, liguei para ele  e marcamos uma sessão.”

O dirigente ainda espera que Hulkenberg esteja ao lado de Earl Bamber e Nick Tandy em Le Mans ano que vem. “No momento, estamos felizes com todos os pilotos que temos”, disse Seidl. “Vamos esperar a temporada terminar e ver o que acontece com Nico e o calendário da F1 e, em seguida, vamos colocá-lo todos juntos.”

Porsche é pole em Xangai

(Foto: Porsche AG)

Porsche dominou o treino classificatório para as 6 horas de Xangai na madrugada desta Sábado (31) na China.

Mark Webber e Brendon Hartley levaram o 919 #17 a pole com o tempo de 1:42.719, superando os companheiros Marc Lieb e Romain Dumas por pouco mais de 0,769 segundos.

Resultados do treino classificatório.

Esta foi a quarta pole para o #17. Com o feito a dupla conquista um ponto adicional na luta pelo título com o Audi #7. O Porsche #18 ainda teve que trocar de motor durante o FP3. Em terceiro o Audi #8 de Lucas di Grassi e Loic Duval com a média de 1:44.200.

O Audi #7 de Marcel Fassler e Benoit Treluyer ficaram penas na quarta posição a quase 2 segundos do líder Porsche. A equipe Toyota alinhou seus dois carros em quinto e sexto. O melhor LMP1 privado foi o Rebellion #13 de Dominik Kraihamer e Alexandre Imperatori em sétimo. 

Na classe LMP2 a G-Drive marcou sua terceira pole com o Ligier #26. Sam Bird e Julien Canal fizeram a média de 1:52.753, superando o principal rival, o Oreca da equipe KCMG por 0,582 segundos.

A G-Drive com o #26 tem uma vantagem de 13 pontos para Richard Brandley e Matt Howson da KCMG que ficou com a segunda posição. O segundo carro da G-Drive com Pipo Derani e Ricardo Gonzalez acabou ficando na terceira posição.

NA classe GTE-PRO a AF Corse fez dobradinha na primeira fila. Toni Vilander e Gianmaria Bruni ficaram com a primeira posição com a Ferrari #51 com a média de 2:02.243. Em segundo James Calado e Davide Rigon com uma diferença de 0,265 segundos. Esta foi a terceira dobradinha na classe para a equipe.

A pole quase fica com o Aston Martin #99 de Fernando Rees e Alex MacDowall. A dupla chegou a liderar o treino mas acabou na terceira posição com uma diferença de 0,032 segundos para o pole. A Porsche acabou com a quarta e quinta posições com uma diferença de 1.109 (#91) para o pole.

Pedro Lamy e Paul Dalla Lana marcaram a pole na classe GTE-AM com o Aston Martin #98. Em  segundo o Aston #96, seguidos pelo Corvette da equipe Larbre Competition.

 

Audi e Porsche na frente em Xangai

Mas a Porsche acabou na frente. (Foto: FIAWEC)

A Audi bem que tentou, mas o melhor tempo nos primeiros treinos livres para as 6 horas de Xangai acabaram ficando com a Porsche. O tempo de 1:45.111  foi obtido pelo #17 de Mark Webber

O Australiano superou o #18 do companheiro Neel Jani por 0,240 segundos. Em terceiro o Audi #8 com 1:45.930. A Toyota que para esta etapa corre com novos componentes aerodinâmicos ficou com a quarta e quinta posições.

Tempos da primeira seção de treinos.

Tempos da segunda seção de treinos.

Na classe LMP2 a KCMG foi a melhor equipe. Mesmo com o melhor tempo a equipe foi punida por conta do acidente na última etapa em Fuji aonde bateu no Ligier #28 pilotado por Gustavo Yacaman.

De acordo com os dados de telemetria, se provou que o Oreca 05 da KCMG foi o culpado.

* Gustavo Yacaman tinha uma velocidade máxima superior na saída da última curva antes do acidente com Richard Bradley, não deixando espaço para ultrapassagens.

* Yacaman travou as rodas para evitar o contato na reta.

* Nas 10 voltas anteriores, Brandley estava em sexta marcha, evitando um contato com Yacaman.

* Bradley começou sua frenagem  40 metros antes da volta anterior, estendendo a zona de frenagem de 150 para 190 metros.

Como punição o Oreca receberá uma punição (drive-though), caso repita o incidente nas próximas provas.

“Os fiscais consideraram que todos esses elementos mostram a defesa da sua posição, por parte do carro #47 era feita de forma perigosa, botando em risco sua vida e a dos demais carros”. Revela o comunicado.

Na classe GTE-Pro o melhor tempo ficou com a Ferrari #71 da equipe AF Corse pilotada por James Calado com o tempo de 2:03.028 obtido no FP2. Foi seguido pela outra Ferrari da equipe a #51 de Gianmaria Bruni e Toni Vilander.

O Aston Martin #99 pilotado por Fernando Rees foi o terceiro mais rápido do dia, mostrando forma melhorada. A SMP Racing, liderou na classe GTE-AM com o tempo de 2:04.527, obtido por Victor Shaytar om a Ferrari #72.

Darren Cox fora da Nissan

Reflexo do mal desempenho do programa LMP1 da marca. (Foto: NISMO)

Um dos responsáveis pelo sucesso (ou não) do programa oficial da Nissan no Mundial de Endurance, Darren Cox, não faz mas parte do quadro de funcionários do fabricante Japonês.

Após 18 anos dentro da Nissan, Cox desempenhou vários cargos culminando como chefe Global  de vendas e Marketing da marca e do departamento de competições NISMO. Além do programa LMP1, foi responsável pelo desenvolvimento de projetos nas classes LMP2, LMP3, GT3, V8 Supercars na Austrália e o famoso GT Academy.

“A decisão de deixar Nissan não foi fácil”, disse Cox em um comunicado. “Tenho desfrutado de muitos anos trabalho em alguns projetos incríveis com ótimas pessoas. Conseguimos sucessos e fracassos até mesmo, em igual medida.”

“Eu tenho visto o GT Academy crescer a partir de uma pequena iniciativa europeia e agora alcança vários”

“Eu sou igualmente orgulhosos de sucessos que participei como o lançamento do Juke, gestão de marketing para a Qashqai na Europa e fazer parte da equipe que trabalha para expandir a marca Nismo.”

“Estou animado para tomar um novo rumo na minha carreira, e eu desejo a todos o melhor para a Nissan no futuro.”

A partida de Cox vem na sequência do cancelamento do programa LMP1 da marca em 2015. Com a chegada de Michael Carcamo como  novo chefe de equipe, substituindo papéis anteriormente detidas por Ben Bowlby e Motohiro Matsumura.

Um anúncio sobre uma nova reestruturação na NISMO, será feito nas próximas semanas.

17 carros em Sepagang pelo Asian Le Mans Series

Grid aumentando. (Foto: Asian LMS)

A próxima etapa do Asian LMS ocorre entre os dias 06 e 08 de novembro em Sepang na Malásia. Ao contrário da primeira etapa em Fuji que contou com 13 carros, para a segunda 17 são esperados.

A Algarve Pro chega a ásia com o Ligier JS P2 pelas mãos de Michael Munemann, Dean e James Winslow Koutsoumidis. O time se junta os dois Oreca das equipes Eurasia Motorsports e Race Performance.

Lista de inscritos.

Na classe CN retorna a competição com a chegada de dois modelos Wolf GB08 pelas equipes Avelon Formula e Atlantic Racing Team.

Na LMP3 teremos três protótipos. Dois Adess 03 e 1 Ligier JSP3. Nos GTs da classe GT 7 carros estão confirmados, e mais dois na classe GT-AM .

A classe GTD para o Weathertech SportsCar em 2016

Muitas novidades para 2016. (Foto: IMSA)

Os atuais GT Daytona (GTD), também passarão por mudanças em 2016. A IMSA vai seguir as especificações “FIAGT3” e assim qualquer carro que competir no certame americano poderá correr no Pirelli Word Challenge ou qualquer campeonato GT3 do mundo.

Entradas confirmadas:

Alex Job Racing –  Foi a primeira a confirmar seu programa com 2 novos Porsche 911. Cooper MacNeil e Leh Keen são confirmadas no #22 e Mario Farnbacher e Ian James no #23. (2 carros)

Paul Miller Racing –  A equipe que compete com Porsche e Audi vai alinhar o novo Lamborghini Huracán GT3 no próximo ano. Motoristas serão anunciados nos próximos dias. (1 carro)

Black Swan Racing –  Tim Pappas volta a IMSA com o novo Porsche 911 GT3-R, em dupla com Nick Catsburg. (1 carro)

Change Racing –  Estreia com o novo Huracán. Pode ter um segundo carro que deve ser pilotado pelos campeões do Lamborghini Super Trofeo. (1-2 carros)

O’Gara Motorsport –  Outra estreante. Bill Sweedler e Townsend Bell estarão pilotando um Lamborghini. (1 carro)

Turner Motorsport –  esquadrão de Will Turner vai estrear o novo BMW M6 GT3. Michael Marsal é um dos pilotos. Um segundo carro é provável para Daytona, e corridas esporádicas. (1-2 carros)

Magnus Racing –  A equipe de John Potter volta mas não se sabe com qual carro. (1 carro)

Entradas prováveis:

Park Place Motorsports – Deve voltar com o novo Porsche 911 GT3-R pilotado por Patrick Lindsey. (1 carro)

TRG – Planeja o retorno para o próximo ano. Rumores apontam que pode não ser com um Aston Martin Vantage, por conta da falta de uma parceria oficial da AMR com a IMSA. (1-2 carros?)

Lexus  -.Fabricante deve alinhar com um programa de fábrica o novo Lexus RC F GT3 que deve ser apresentado oficialmente no próximo mês no SEMA. Paul Gentilozzi que parece ser o principal candidato para conseguir o acordo de vários anos com o fabricante. Se realmente entrar será durante o ano e não em Daytona. (2 carros)

Possíveis / parcial entradas na temporada:

Scuderia Corsa –  O esquadrão de Giacomo Mattiol pode ir para a classe GTLM ano que vem vem, embora pelo menos um programa parcial na GTD é quase uma certeza. Deve começar o ano com a Ferrari F458 enqunato a nova 488 GT3 não fica pronta. (1-2 carros)

Riley Motorsports –  A decisão sobre o programa de Ben Keating  ainda está pendente, com o texano pensando em um programa GTE no WEC com os antivos Viper. De qualquer forma, as versões GT3 podem estar sendo alinhadas em Daytona para uma temporada completa. (1-2 carros)

Lone Star Racing – Após a sua estreia série em COTA este ano, a equipe de Dan Knox está planejando um esforço parcial com seu Dodge Viper GT3-R para 2016. (1 carro – temporada parcial)

Konrad Motorsport – Franz Konrad vai pilotar um Lamborghini GT3 Huracán para Daytona, Sebring e muito provavelmente as demais etapas do Tequila Patron North American Endurance Cup. (1 carro – NAEC)

AIM Autosport –  Até dois GT3s Nissan GT-R NISMO poderiam estar no grid. Ian Willis, que já confirmou um retorno ao World Challenge. (1-2 carros – temporada parcial)

GB Autosport –  A equipe de Michael Avenatti está atualmente avaliando opções GT3 para o próximo ano, o que poderia resultar em um programa completo ou parcial de temporada, ao lado de uma potencial entrada no WEC na classe GTE-AM. (1 carro?)

Flying Lizard Motorsports –  Devem voltar no próximo ano, porém não existe definição ainda com qual carro. Audi, Porsche e McLaren estão sendo consideradas. (1-2 carros?)

DragonSpeed ​​- O esquadrão liderado pelo Julian Elton pode participar de corridas selecionadas no próximo ano. Testa em novembro o Mercedes-Benz SLS AMG. No entanto, o carro não pode correr por conta da Mercedes não ser um parceiro da IMSA. (1 carro?)

Wright Motorsports – A equipe de John Wright trocou a IMSA pelo Lamborghini Blancpain Super Trofeo. Podem competir com um novo carro. (1 carro?)

Stevenson Motorsports – Campeões da Rolex podem voltar a IMSA depois de uma parceria com a GM. O Cadillac ATS-VR pode ser o carro escolhido. Johnson Mike espera voltar de forma parcial neste primeiro momento. Participar da Continental Tire SportsCar ainda é o foco. (1 carro?)

Compass360 Racing – equipe de Karl Thomson comprou os primeiros Audi R8LMS da equipe Flying Lizard Motorsports após a sua última partida no TUSC em Austin. Um novo Audi R8 LMS faria mais sentido, mas não parece provável, dado o foco atual da equipe em programas Audi, tanto na classe Continental Tire SportsCar Desafio ST (Audi S3) e no Desafio Mundial (Audi TT-RS) Possível, mas improvável que isso aconteça nesta fase. (1 carro?)

Muehlner Motorsports América – Não houve nenhuma palavra sobre as perspectivas desta equipe desde um teste com o  Porsche 911 GT América em Lime Rock em maio. (1 carro?)

Kevin Magnussen testa Porsche em Novembro

Jovem piloto foi demitido da McLaren. (Foto: Getty Imagens)

Além de Juan Pablo Montoya, Kevin Magnussen vai testar o Porsche 919 no circuito da Catalunha em Novembro (dias 10 e 11). Kevin que foi demitido da McLaren por e-mail no início do mês vai estar acompanhado de Olivier Turvey e Mitch Evans, que competem na Fórmula E e GP2 respectivamente.

O piloto já tinha dito que iria correr em 2016, mas não em qual categoria. Caso seja com a Porsche o piloto de 23 anos vai seguir os passos do pai, Jan Magnussen que compete pela Corvette na IMSA.

Olivier Turvey, atualmente com 28 anos já esteve ligado a McLaren e hoje é companheiro de Nelsinho Piquet na Nextev China Racina na Fórmula E. Também compete na Super GT no Japão.

Mitch Evans com 21 anos foi campeão da GP3 em 2012 e atualmente corre na GP2 pela equipe Russian Time.

“Decidimos dar a estes jovens pilotos uma chance de testar o Porsche 919 Hybrid. O molde dos assentos e a preparação no simulador já foram feitos. Estamos ansiosos por este teste e para ver o que o futuro nos trará”, disse Andreas Seidl, chefe da equipe alemã.

Neste ano, Evans e Turvey disputaram as 24 Horas de Le Mans pela Jota Sport, ao lado de Simon Dolan com um Gibson 015S, o trio terminou a prova em segundo na classe LMP2.

BoP desfavorável tira Aston Martin #95 de Xangai

Um Aston Martin a menos. (Foto: FIAWEC)

As vésperas da penúltima etapa do WEC neste final de semana em Xangai, a Aston Martin por meio de nota confirma que o #95 não vai participar da prova.

O carro que é administrado pela AMR, mas leva o nome de Young Driver não vai correr por conta dos ajustes de BoP desfavoráveis segundo o chefe da equipe John Gaw.

Assim os pilotos Marco Sorensen, Christoffer Nyhaard e Nicki Thiim só devem aparecer na última etapa no Bahrain. “Prestamos serviços para eles, e eles fazem tem a decisão de competir ou não. sobre se ele compete ou não”, disse Gaw.

O esquadrão inglês vem sofrendo com os ajustes de desempenho nas últimas provas. O último pódio foi na etapa de SPA. Em Le Mans a equipe teve um aumento no restritor de ar para o motor em 29,1 mm. Após a grane clássica uma nova redução para 28,6 mm em Nurburgring. Para Fuji um aumento de 0,2 mm. Tantas mudanças tiraram entre 10 e 20hp segundo a Aston.

A decisão da Young Driver deixa dois Astons na classe  GTE Pro: o # 97 conduzido por Darren Turner e Jonny Adam; e o #99 deFernando Rees, Richie Stanaway e Alex MacDowall. O Porsche teve uma redução de 5kg no peso mínimo para Fuji.

“Só graças à uma estratégia inteligente e uma condução fantástica fomos capazes de chegar perto de ganhar GTE Am. Xangai parece que vai ser uma história semelhante e, ao mesmo tempo vamos claramente com a intenção de fazer o melhor que pudermos, com o déficit de desempenho, temos um grande desafio pela frente.”