BMW Team Brasil começa maratona no Blancpain Series em Nogaro

O BMW Team Brasil inicia neste fim de semana sua campanha no Blancpain GT Series, em Nogaro, na França. Neste ano a equipe brasileira vai competir no Blancpain GT Series, com a participação nas provas do Sprint Series e também no Endurance Series.

Para a etapa inaugural da Sprint Series, devido à coincidência de datas com a Stock Car no Brasil, a equipe contará com a presença de quatro pilotos convidados, que vão substituir os titulares Cacá Bueno, Sérgio JimenezValdeno Brito, Átila Abreu. No BMW Z4 #0 estarão Ricardo e Rodrigo Sperafico, que já correram pela equipe em 2014.

Já no BMW Z4 #77, o alemão Dirk Müller e o belga Maxime Martim, ambos pilotos oficias da BMW Motorsport. A Corrida Classificatória será no domingo (5) e a Corrida Principal na segunda-feira (6).

Os gêmeos Sperafico estão confiantes por uma boa prova. “Estamos muito contentes em voltar a representar a equipe. Tivemos uma ótima experiência e bons resultados em Baku, no ano passado, e nos adaptamos bem ao carro”, disse Rodrigo.

Apesar de não conhecer o traçado francês, ele demonstra otimismo para a disputa. “Nunca corremos lá, mas já estudamos vários vídeos de corridas. Acredito que não será difícil, e teremos mais tempos de treinos”, completou.

Ricardo acredita que as melhorias técnicas introduzidas este ano no BMW Z4 podem contribuir para um bom desempenho de toda a equipe. “Vai ser uma etapa muito disputada. Há vários carros novos no campeonato. E o nosso equipamento terá com um pouco mais potência do que no ano passado. Acredito que isso ajudará para um bom desempenho”, comentou Ricardo Sperafico, que também estará no grid do Endurance Series. Ele será o companheiro de Átila Abreu e Valdeno Brito no BMW Z4 #77, na corrida de Monza (Ita).

Para Maxime Martim, a GT Series é um território familiar. O belga passou vários anos competindo no Blancpain Endurance Series, antes de se tornar piloto regular na DTM . “Estou ansioso para passar um fim de semana com o BMW Z4 no Sprint Series. Eu conheço bem o circuito de Nogaro. Ele realmente é desafiador. No entanto, eu acho que estamos bem posicionados para fazer um bom papel com o BMW Sports Trophy Team Brasil”, disse.

Müller é um dos pilotos mais experientes no cenário de GT internacional, e tem sido bem sucedido neste campo, com a BMW por muitos anos. “O Blancpain Sprint Series é um campeonato muito forte. Acredito que vai ser um fim de semana emocionante. Estamos bem preparados. E sei que a equipe brasileira tem muita experiência nessa série. Estou ansioso para alinhar com Maxime e com o BMW Team Brasil”, finalizou.

A programação da etapa começa no sábado (4) com a realização dos treinos livres. No domingo acontece o treino para definir o grid e também a Corrida Classificatória, a primeira da etapa. No feriado de segunda feira, quando é comemorada a Páscoa na França, será disputada a Corrida Principal.

Programação da 1ª etapa do Blancpain Sprint Series – Nogaro (horário de Brasília – quatro horas atrás do horário local):

Sábado (dia 4):

1º treino livre: das 6h às 7h20

2º treino livre: Das 10h50 às 12h10

Domingo (dia 5):

Classificação: 5h30

Corrida Classificatória: 10h15

Segunda-feira (dia 6)

Warm-up: 4h45

Corrida Principal: 9h10

 

Para Hugues de Chaunac, diversidade da classe LMP2 é necessária

Uma das maiores polêmicas do Endurance atualmente é a nova regulamentação da classe LMP2 que segundo proposta da ACO deve limitar a quantidade de construtores para 4 com apenas um fornecedor de motores.

Muitos apontem as fabricantes Oreca e OnRoak como responsáveis por esse “lobby” forçando a ACO a mudar as regras de forma tão radical. Já a ACO se defende alegando que tal medida é para preservar as pequenas equipes que investem muitas vezes em modelos que passam meses esperando o carro ficar pronto. Exemplos como a Strakka Racing com o Dome e mais recentemente a extinta equipe Lotus com seu LMP1.

Em entrevista ao site endurance-info, o presidente da ORECA, Hugues de Chaunac se mostra confiante para as novas regulamentações, bem como o sucesso do seu mais novo LMP o Oreca 05.

O que podemos aprender com o Oreca 05?

“Antes de chegar para os testes, o 05 tinham frequentado apenas pequenas voltas com Stéphane Sarrazin. É sempre importante ter as primeiras impressões de um grande piloto quando um novo carro dá suas primeiras voltas. A TDS Racing andou muito bem nos dois dias de testes em Paul Ricard, bem como a KCMG Racing. Os pilotos enfatizaram que o modelo é fácil de guiar e acredito que temos um bom produto para lutar por vitórias.”

Existe um interesse por outras equipes pelo modelo?

“Há um interesse real no Oreca 05, mas temos de ter cuidado. A qualidade é importante para nós. Para o próximo ano existem várias discussões em ambos os lados do Atlântico.”

Os regulamentos para 2017, que sugerem apenas um motor na classe LMP2.

“Deve-se notar que um único motor não é esperado nos Estados Unidos. Sempre vai existir quem é contra ou a favor. É tudo uma questão de custo. Ter apenas um motor é uma característica de uma classe aonde se deve cortar custo,e há aqueles que querem manter alguma diversidade. Eu respeito ambas as opiniões. A FIA e ACO sugeriu a questão de como reduzir os custos. Esta reflexão é boa e muito louvável. É necessário um plano de negócios o que é economicamente viável para os fabricantes. Um motor poderia rodar 12 mil km sem problema. Se não há concorrência, nós podemos desenvolver. Não podemos fazer um LMP2 sem controle de custos.Se amanhã Oreca decide alinhar diretamente na classe, podemos vir a ganhar tudo deixando a categoria sem graça. Poderíamos até encontrar um parceiro para este projeto, mas devemos evitar uma equipe de fábrica na classe.”

Qual o futuro do Oreca FLM09?

“Os carros de hoje são elegíveis até o final de 2016. A categoria tem operado nos EUA em provas como as 24 Horas de Daytona , 12 Horas de Sebring e Petit Le Mans. Na Europa, não existem planos de voltar a competir. Se tivéssemos um incentivo teríamos aproximadamente 10 carros prontos.”

Rebellion Racing e a mudança de motores.

“O tempo está correndo. O R -One ficará pronto antes de Le Mans. A decisão da mudança de motor ocorreu muito tarde . Um motor turbo exige uma série de mudanças por causa problemas de refrigeração.”

É possível ver um LMP1 privado híbrido?

“Um LMP1 híbrido exige muits recursos para uma equipe privada. Era possível ná época em que a Peugeot competia, mas eu não acho que isso ainda é possível hoje. Se tiver alguém disposto a bancar a idéia com certeza seria possível, caso contrário é inviável.”

KCMG quer expensão, enquanto Strakka cautela

A KCMG Racing anunciou na manhã desta Terça-feira (31), a compra de mais um Oreca 05 para competir na classe LMP2. O seu segundo carro deve estrear nas 24 horas de Le Mans, caso alguma equipe desista da vaga.

“Se recebermos a confirmação, nós vamos”, disse Paul Ip chefe da equipe ao site Endurance-Info. “A idéia é executar um segundo Oreca 05 em Le Mans, substituindo o 03R que foi registrado. O carro ainda está sendo construído. Você pode definitivamente vê-lo n após as 24 Horas de Le Mans.”

A equipe que vai competir no WEC, também pode alinhar um dos carros no Asian LMS, que para a edição 2015, passa a ser administrada pela ACO. “Estou confiante em relação ao futuro do campeonato”, disse ele. “Corridas de endurance são muito populares na Ásia. Você apenas tem que deixar o tempo seguir seu curso. As equipes querem ir. Nós vamos sempre considerar a presença no campeonato “.

Durante os testes oficiais em Paul Ricard a equipe liderou na classe LMP2 com os pilotos Richard Brandley, Matt Howson, Nick Tandy e Nicolas Lapierre. “Estamos satisfeitos com o desempenho do carro”, disse Ip. “Os pilotos completaram cerca de 100 voltas sem grandes falhas. O carro é novo, por isso ainda há algumas pontas soltas, mas os dois dias foram produtivos. A chegada de Nick agregou valor a equipe. Estamos confiantes para Silverstone.”

Strakka Racing confiante com desenvolvimento do Dome S103

Depois de um 2015 com atrasos no desenvolvimento do Dome S103, a Strakka Racing finalmente lançou o novo modelo durante os testes oficiais do WEC, no último final de semana em Paul Ricard.

“Estamos muito felizes de estar aqui, finalmente e é uma pena que levamos mais tempo do que o previsto”, disse  Dan Walmsley chefe da equipe, ao site Sportscar365. “Eu acho que sempre foi um projeto ambicioso. Mas estamos realmente ansiosos para se certificar de que o carro está correto antes de estrea-lo e nós fizemos isso. Honestamente, nós poderíamos ter feito isso no Brasil, mas o problema  no encosto de cabeça acabou prejudicando todo o processo.”

Ao todo o carro rodou pouco mais de 10 mil quilômetros, desde que foi lançado ano passado. Outro fator que pode influenciar no bom sucesso da equipe é a falta de prática dos pilotos Danny Wattsm Jonny Kane e Nick Leventis que competiram pela última vez em 2013 durante as 24 horas de Le Mans.

“Queremos ganhar corridas”, disse  Walmsley. “Os procedimentos de pit stop e coisas operacionais, tudo será feito a partir do zero. Tenho conciência que nas primeiras provas seremos deficitários, mas não vamos desistir.”

 

Pipo Derani conclui testes em Paul Ricard visando o WEC

O brasileiro Pipo Derani participou nos último final de semana Sexta (2)7 e Sábado (28), dos testes coletivos em Paul Ricard na França, como preparação para o Mundial de Endurance. Derani de 21 anos,  faz sua estreia na categoria, esteve ao lado dos companheiros Ricardo Gonzalez e Gustavo Yacaman trabalhando nos últimos ajustes do Ligier JS P2 #28 para as 6 Horas de Silverstone, prova inaugural do calendário 2015 e que será disputada dia 12 de abril.

“O teste foi bom, mas tínhamos um limite de voltas em virtude do motor. Optamos por uma estratégia mais conservadora para usar um motor mais novo em Le Mans e, por isso, não fizemos muitas voltas. Mesmo assim, conseguimos atingir nosso objetivo e testamos os pontos que queríamos no carro”, comentou Derani.

“Nosso objetivo neste teste não era ser o mais rápido, mas sim testar o máximo possível para termos um bom pacote para a estreia em Silverstone, mesmo dando poucas voltas. Completei cerca de 18 voltas, o que é pouco, mas foi suficiente para me adaptar melhor ao carro. Agora estamos em Le Mans analisando os dados para decidir como iremos para a primeira corrida”, completou o brasileiro.

No primeiro dia de testes, o forte vento no circuito fez com que a equipe optasse por andar apenas no treino da noite, quando Derani esteve a bordo do carro. O brasileiro ficou em oitavo no geral da sessão e segundo na categoria LMP2 (1min48s607). No segundo dia de treinos, à tarde, o Ligier JS P2 #28 foi novamente o oitavo no geral e liderou a sua categoria, com o tempo de 1min48s588. Trinta carros no total participaram dos treinos coletivos.

BR01 da SMP Racing faz shakedown em Paul Ricard

O novo LMP2 da SMP Racing, batizado de BR01 fez suas primeiras voltas no circuito de Paul Ricard no Domingo (29).

Presente nos testes oficiais da ELMS semana passada, o LMP sequer chegou a sair para a pista por falta de peças e problemas mecânicos. Os pilotos Nicolas Minassian, Maurizio Mediani e Mikhail Aleshin.

Projetado por Paolo Catone, o mesmo que desenhou o Peugeot 908, vai competir tanto no ELMS, quanto nas 24 horas de Le Mans. Não se sabe se o carro vai estar presente na abertura do ELMS em Silverstone daqui a duas semanas. Sergey Zlobin, chefe da equipe, a probabilidade do carro se apresentar somente em Imola, segunda etapa do ELMS é grande.

 

Audi satisfeita com testes em Paul Ricard

A Audi que também usou os testes oficiais em Paul Ricard  Sexta (27) e Sábado (28),como preparação para as 24 horas de Le Mans e o Mundial de Endurance, considerou os dois dias de trabalhos intensos produtivos.

Em nota divulgada neste Domingo (29), Chris Reinke diretor esportivo da marca comenta como foram os testes e a expectativa para as 6 horas de Silverstone que acontecem daqui a duas semanas.

Como foram os testes em Paul Ricard?

“Durante os testes, nosso programa foi executado como planejado. Os dois carros os dois R18 e-tron completaram mais de 2.500 quilômetros e reuniram elementos valiosos para a preparação final de pré-temporada.. Todos os seis pilotos estiveram na pista e testamos troca de pneus e pilotos. Resolvemos alguns problemas e estamos prontos para Silverstone.”

Qual a diferença entre os testes em Sebring e Paul Ricard?

“No Prologue, nos reunimos com os nossos concorrentes, pela primeira vez este ano. É claro que não é possível avaliar a forma como eles irão trabalhar, se baseando apenas em um teste. No entanto, os dois dias em Le Castellet foram muito valiosos para nós. Devido à participação de tantas equipes na pista se assemelha as condições em uma corrida, com tráfego pesado, inúmeras manobras de ultrapassagem e, por exemplo.”

Qual é o próximo passo até Silverstone?

No Domingo (29), os carros voltaram para a nossa base em Nurburgring. Na Segunda-feira (30), vamos começar a trabalhar sobre os dois carros de corrida os deixando prontos para Silverstone. Eles vão ser desmontados, reparados e remontados. Queremos terminar este trabalho dentro de quatro dias, para deixar nossa equipe livre na semana da Páscoa. Na próxima semana, a Audi Sport Team Joest vai começar a viajar para Silverstone.”

Comparação entre o “Prologue” de 2014 e 2015

A Porsche começou bem a preparação para a temporada 2015 do Mundial de Endurance. Com os melhores tempos em todas a seções o fabricante Alemão espera um melhor 2015 em comparação com 2014 quando sofreu com quebras e falta de rendimento.

A vitória em Interlagos, na última etapa do WEC anunciava que 2015 teria uma forte concorrência. O Porsche sempre anunciou que seu primeiro ano seria de aprendizado e que muitos problemas iriam ocorrer. Ao todo foram mais de 20 mil quilômetros de testes, além de terem a capacidade de recuperação e energia aumentada para 8MJ.

Com o regulamento em seu segundo ano de vida como foi a evolução comparando os tempos das duas edições do “Prologue”?

Em sua primeira edição a Porsche também marcou o melhor tempo nos dois dias de testes em Paul Ricard. O #20 do trios Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley fez 1:41.289. Na edição deste ano o #18 do trio Romain Dumas. Neel Jani e Marc Lieb fez 1:37.220.

Para muitos que temiam que os regulamentos iriam deixar os protótipos mais lentos acabou indo por terra. Na edição de 2014 o Porsche #14 cravou 339,6 km/h, neste ano 338.6 km/h.

A classe LMP2 também mostrou uma evolução. Na edição de 2014 o Oreca 03 #23 da Millennium Racing pilotado por Shinji Nakano marcou 1:48.970. Neste ano o Oreca 05 da KCMG Racing de Matthew Howson, Richard Brandlei, Nick Tandy e Nicolas Lapierre fez 1:47.456.

Em termos de velocidade também houveram mudanças. Em 2014 o Oreca #37 da SMP Racing fez 281,2 km/h contra, 288 km/h do #36 Oreca da Signatech Alpine.

Na classe GT a Aston Martin superou a Porsche e ficou com o melhor tempo. O Aston #96 que corre na classe GTE-AM superou todos os carros da classe GTE-PRO marcando 1:57.116. No quesito velocidade máxima o Porsche #91 do Team Manthey marcou 281.2 km/h.

Em 2014 a Porsche com seu #92 marcou 1:58.041, enquanto a Ferrari F458 #52 da RAM Racing fez 272,7 km/h. Será que o bom desempenho da Porsche irá se manter em toda a temporada?

Porsche satisfeita com testes

Com um total de 4188 km percorridos nos testes oficiais o fabricante Alemão se diz preparado para vencer o WEC e as 24 horas de Le Mans. “Com certeza temos um carro muito rápido. Mas também estamos deixando Paul Ricard impressionados com o desempenho da competição em corridas mais longas.“Andreas Seidl chefe da equipe. “Todos os carros LMP1 fizeram um enorme progresso em relação a 2014. Tal passo de uma campanha de dois anos era de se esperar. Para nós era importante verificar novamente todos os procedimentos com dois carros e todos os pilotos antes da primeira corrida. Todos os pilotos conseguiu uma boa quilometragem e tiveram a oportunidade de se acostumar novamente com o tráfego durante o dia e à noite. Na Sexta simulamos classificação e no Sábado corridas longas.” Finalizou.

Resultado do The Prologue 2014.

Velocidades máximas 2014.

Velocidades máximas 2015.

Tempos finais The Prologue 2015.

 

 

 

Em treino noturno Porsche mantem melhor tempo

Na terceira seção de testes na noite desta Sexta (27), a Porsche continuou marcando o melhor tempo frente a seus concorrentes. Romain Dumas com o Porsche #18 fez 1:37.220. Em segundo o Porsche #17 com 1:38.635. Tanto Audi e Toyota ficaram nas posições subsequentes.

Já na classe LMP2 a KCMG voltou a ficar na frente marcando 1:47.456, seguido pelo Dome S103 da equipe Strakka Racing com 1:48.689 e o Ligier JS P2 da G-Drive Racing com 1:48.689. Os HPD da equipe Extreme Speed não fizeram um bom treino e sequer sairam para a pista. Dos 30 carros presentes no circuito, apenas 20 participaram da terceira seção.

Na classe GTE-PRO a AF Corse #71 ficou em primeiro marcando 1:59.009, seguido pelo Aston Martin #95 com 1:59.060 e o Porsche #92 com 1:59.731. Na GTE-AM, o Aston Martin #96 marcou 2:00.582.

Tempos completos.

Em segundo treino Porsche mantem a liderança em Paul Ricard

A Porsche marcou o melhor tempo no segundo treino livre do dia durante os testes oficiais do WEC em Paul Ricard.

Marc Lieb cravou 1: 37,965 com o Porsche #18, mostrando um desempenho de mais de 1,5 segundos se comparado com o tempo da primeira seção. Lieb superou o companheiro de equipe Mark Webber no Porsche  #17 por 0,587 segundo. Em terceiro e quarto os Audi #7 e 8 respectivamente.

A Toyota ficou com o quarto e quinto tempo da seção. O único LMP1 privado presente nos testes o CLM P1/01 da equipe Bykolles ficou apenas na 11º posição atrás de vários carros da classe LMP2, que teve o Morgan da equipe Sard Morand conquistando o melhor tempo com 1:48.325. Em segundo na classe o Ligier da equipe G-Drive Racing e em terceiro o Oreca 05 #47 da equipe KCMG.

Na classe GTE-PRO a equipe Porsche Manthey ficou com os melhores tempos com o #91 marcando 1:54.372 e o #92 com 1:54.393. Entre os carros da classe GTE-AM O Porsche da equipe Dempsey marcou 1:58:402.

Tempos da segunda seção de treinos.

Porsche Manthey contente com os testes em Paul Ricard

A equipe Porsche Manthey testou na manha desta Sexta-feira (27) no circuito de Paul Ricard nos testes oficiais do WEC. Todos os pilotos que irão competir no certame estavam presentes. Jörg Bergmeister, Michael Christensen, Wolf Henzler, Richard Lietz, Frédéric Makowiecki e Patrick Pilet estavam na pista. Sven Müller, também participa dos testes mas começa a competir somente na segunda etapa do WEC em Spa-Francorchamps no dia 2 de Maio.

“Nossa principal prioridade nestes testes é por toda a equipe na pista após a pausa de inverno”, diz Marco Ujhasi, líder global do projeto GT. “Nosso foco é a preparação para o início da temporada em Silverstone. Para os nossos pilotos, é conhecer o carro. Estamos competindo este ano com uma aerodinâmica ligeiramente modificadas no 911 RSR. Apesar do vento forte que é típico de Le Castellet, nosso objetivo é tentar descobrir neste teste se as mudanças irão surtir efeito.”

O Porsche 911 RSR, com base na sétima geração do 911 esportes, é caracterizada por um design leve e aerodinâmica sofisticadas. Na sua primeira aparição nas 24 Horas de Le Mans em 2013, o  carro conquistou uma vitória dupla na classe GTE-PRO. Em 2014 a equipe Porsche, ganhou três, das mais prestigiadas corridas de longa duração: As 24 Horas de Daytona, as 12 Horas de Sebring e Petit Le Mans, além de vitórias no WEC em Silverstone e Xangai.

Seu motor boxer de seis cilindros na parte traseira tem uma capacidade de 3996cc e produz em torno de 470 hp com restritor. Durante os meses de inverno na base da Porsche Motorsport em Weissach, muitos detalhes foram modificados. A aerodinâmica sofreu modificações na dianteira. Graças a pequenos ajustes, a confiabilidade do sistema de transmissão foi melhorada. Único ponto de reabastecimento garante segurança adicional no pit lane: O sistema utiliza uma mangueira de reabastecimento, tanto para enchimento e ventilação.

A novidade  é a contratação do piloto oriundo do programa Porsche Junior, Sven Müller, que venceu a etapa de Monza da Porsche Super Cup em Monza no ano passado. Sven também vai disputar a maioria das rodadas do Porsche Carrera Cup Deutschland.

“Ao dar Sven Müller a chance de dirigir em Spa, nós estamos seguindo ativamente a nossa ideia de apoiar jovens pilotos”, diz Frank-Steffen Walliser, chefe do programa Junior da Porsche. “Ele se apresentou muito bem no ano passado na Porsche Mobil 1 Supercup e no Carrera Cup Deutschland e agora está fazendo um passo lógico de ganhar a sua primeira experiência com o 911 RSR.”

“É um sonho se tornado realidade”, diz Sven Müller. “Para ter esta oportunidade de testar o 911 RSR aqui em Le Castellet é uma grande experiência, especialmente porque é um teste oficial com várias equipes. Este prólogo é executado como um final de semana de corrida e isso me dá uma boa ideia de como será uma rodada do WEC.” Finalizou.

No primeiro treino do dia em Paul Ricard o #92 ficou em segundo e o #91 em terceiro.